Rotina de Estudos: como estabelecer?

Nesse artigo, a Profª Stella orienta a como criar e estabelecer uma rotina para fazer dos estudos um hábito diário.

• Espaço do Mestre

11/04/2022 por Carolina Grimiao

Que bom ter você aqui mais uma vez.

Hoje vamos conversar um pouco sobre a rotina de estudos em casa. Quando crianças, ao retornar da escola, era comum sentar-se à mesa da sala ou da cozinha para fazer o trabalho de casa com a ajuda dos pais, na adolescência muitos se isolavam em seu quarto para concluir as atividades escolares.

Você deve estar se perguntando sobre o que mudou desde que saiu da educação básica.

A principal mudança está relacionada ao processo de ensino e aprendizagem. Na educação básica, o contato com o tema da aula acontecia via professor e em seguida exercícios eram passados para que os alunos pudessem copiar, reproduzir, memorizar, repetir as mesmas respostas. Você talvez se lembre de outras atividades que possibilitavam a reflexão critica, mas essa sempre era direcionada a partir do contato com o assunto após a explanação do professor.

O ensino superior busca romper com o modelo da educação, pois coloca o aluno no centro do processo de aprendizagem, afinal é ele quem deve refletir e construir seu conhecimento. Ao final do curso, será apenas você atuando sozinho no mundo do trabalho.

Para que o pensamento reflexivo seja construído ao longo do curso é necessário que o estudante esteja em contato com teorias, conceitos à luz de diferentes autores e isso só é possível tendo acesso a diferentes materiais de leitura anteriores a explanação do professor.

O ensino superior tem utilizado com uma de suas estratégias de ensino a sala de aula invertida, o aluno lê e estuda determinado material e anota as dúvidas e inquietação para a aula com o professor.

E é sobre essa nova rotina de estudos que vamos alinhar caminhos. Sem a explicação prévia que te guiava para um determinado caminho e os exercícios para fixação, será necessário certo rigor para que o conhecimento comece a ser construído.

Primeiro, defina um lugar de estudos, a mesa que te acompanhou por toda a infância ou seu quarto? Esse espaço deve possibilitar que seu material esteja disponível e com uma organização que permita dar sequência ao último momento de estudo. Caderno, marca-texto, caneta e lápis, post-it, notebook, enfim todo material necessário que permita que seu foco esteja apenas naquele espaço.

Se você compartilha a casa com outras pessoas, é interessante dialogar com os demais sobre o espaço-tempo que você organizou na sua rotina diária para estudar. Sons como televisão, música, conversas ou mesmo o trânsito de pessoas podem atrapalhar o foco. Silencie seu telefone. Quantas vezes me perdi achando que iria apenas responder a uma mensagem? Não caia nessa tentação.

O acordo com os parentes é de extrema importante para garantir seu aprendizado e sempre que possível lembre-os que serão homenageados na formatura por tudo que abririam mão para te apoiar até a sua formação.

É recomendável mais de uma leitura de um mesmo texto. Essa leitura prévia pode ser feita no caminho do trabalho ou mesmo para UNISUAM, mas a segunda leitura, aquela te permite perguntar e marcar o texto deve ser feito neste santuário montado por você.

Lembre-se que uma rotina de estudos requer além da escolha de um lugar adequado, de um horário também. Acomode seu corpo a essa rotina. Amplie o tempo dedicado à leitura a cada dia, ate que seu relógio biológico tenha incorporado esse novo hábito.

Como última dica, sugiro que utilize a técnica do Pomodoro que permite alinhar prioridades de estudos alternando em tempos de leitura e descanso. Vale a pena conhecer essa técnica.

Profª Stella Silva é Coordenadora da Escola das Licenciaturas,

que envolve os Cursos de PedagogiaLetrasHistória, Biologia

e  Educação Profissional e Tecnológica.