fbpx

O que está procurando?

BLOG

BLOG

Voltar

Black Friday 2023: confira dicas para aproveitar as ofertas

Entenda como aproveitar o período de descontos da melhor maneira

  • De Olho nas Finanças

27/11/2023 por Fernando Moura

Tempo de Leitura: 4 minutos

Pensando em aproveitar a Black Friday para fazer aquela compra tão esperada? Então você não pode perder as imperdíveis dicas que preparamos especialmente para você! Descubra como economizar ainda mais e encontrar as melhores ofertas. Prepare-se para uma experiência de compras incrível nesta Black Friday. Vamos lá!

Alcançando novas alturas: Previsão de um incrível aumento nas vendas para 2023!

De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Black Friday em 2023 registrará a maior movimentação do varejo desde 2010, ano em que a data começou a ser divulgada como incentivo às vendas. O volume de vendas esperado para esse ano chega a R$ 4,64 bilhões. Um aumento de 4,3% comparado às vendas de 2022. Essas informações estão disponíveis no site da CNC, o link está nas referências deste texto.

Dicas imperdíveis para aproveitar ao máximo a Black Friday!

Faça uma lista do que você realmente precisa e gostaria de comprar e certifique-se do quanto tem disponível para gastar

Na ocasião da Black Friday é normal entrar em uma loja física ou virtual e visualizar descontos em vários produtos, se entusiasmar em adquirir mais produtos do que estava esperando, resultando em comprar além do planejado apenas para “aproveitar a oportunidade”.

Se você já tiver definido previamente o produto que precisa comprar, evitará cair nessa armadilha que as ofertas lhe criam.

O mesmo acontece com o valor do gasto total esperado. Traçar um limite de gastos, certamente ajudará você a tomar as melhores decisões. Nesse ponto, pense também que você pode barganhar um desconto se compra à vista e, caso a compra seja a prazo, terá que incluir o pagamento das parcelas no seu orçamento mensal.

Utilizando essas duas estratégias, caso opte por comprar algo que não estava na lista, será mais fácil tomar uma decisão e fazer a melhor escolha.

Antes de comprar, verifique se a promoção realmente é vantajosa

Muitas vezes a promoção apresentada no período de Black Friday está no mesmo valorque o produto sempre esteve, com pouca variação que pode ser um pequeno desconto na compra à vista ou no benefício do frete grátis. Por isso, acompanhar os preços do produto previamente ajuda a verificar se a propaganda não é enganosa. 

Hoje em dia alguns sites e aplicativos oferecem o serviço de acompanhamento do preço de produtos durante até 12 meses passados. Mas você pode também fazer esse acompanhamento por conta própria, pesquisando regularmente o preço de um produto que esteja na sua lista de desejos, a chamada “wishlist”.

Outra dica fundamental para não ter surpresas é verificar as políticas de troca do produto e confirmar se as condições de pagamento atendem à sua expectativa de desembolso. O uso de comparadores de preços também é muito importante para ajudar a escolher a melhor opção.

Defina o melhor momento de comprar

Não há uma regra declarada que determine a data de início das promoções da Black Friday e por isso cada loja adota uma estratégia de acordo com três fatores principais: 

  • os produtos que vende;
  • a política de recebimento que pratica; 
  • o perfil de seus clientes. 

Logo, as promoções podem começar desde o início de novembro ou desde o início da semana da Black Friday ou até mesmo após essa data referência.

Se você já faz o monitoramento dos preços com antecedência, saberá qual o melhor momento de comprar. Mas comprar antes da sexta (Friday), pode ser uma aposta e você pagará mais, caso os preços baixem dias depois da compra. Mesmo assim, a maioria dos produtos apresentam um preço mínimo razoável de venda, e se você conhece esse preço mínimo, mandará bem na “aposta”. 

Por outro lado, caso espere para comprar depois, o estoque do produto pode acabar e você não conseguirá comprar o produto tão esperado. Esse fator dá uma pitada a mais de emoção na estratégia de consumo.

O natal está logo ali

Não se esqueça que o natal já acontecerá no próximo mês. E se você gosta de comprar presentes de natal, verifique se é possível incluir esses presentes na compra da Black Friday, assim você aproveita as promoções do momento. Se não for possível antecipar a compra, não se esqueça de guardar uma reserva para as compras de natal. Se não se planejar e gastar tudo em novembro, poderá acumular mais gastos do que o previsto para o final do ano. E lembre-se que a partir de janeiro novos desembolsos serão exigidos como IPTU, IPVA, matrícula escolar, Carnaval, viagem de férias.

Cuidado com as fraudes

As compras em meio digital facilitam nossa forma de consumo em vários momentos e muitas vezes apresentam melhores preços do que nas lojas físicas, mas as fraudes são mais recorrentes no modelo digital. Então, cuidado ao comprar! Não existe mágica nos preços. Desconfie de preços muito baixos. Verifique a autenticidade e a reputação da loja virtual. Sempre que disponível, leia os comentários dos clientes e suas avaliações no site antes de realizar a compra. Além de correr risco de comprar produtos que nunca serão entregues, você também corre o risco de ter os seus dados pessoais e do seu cartão capturados.

Caso perceba que seus direitos como consumidor não foram atendidos, o Procon RJ dedica um número de telefone 151 de atendimento para denúncias e orientações e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

Gostou dessas dicas? Então compartilhe o post com seus amigos e familiares!

Compartilhar é uma ótima forma de ajudar mais pessoas a aproveitarem as estratégias na Black Friday. Não deixe de também deixar um comentário abaixo e nos contar quais são as estratégias que você utiliza para comprar nessa data especial. Juntos, vamos aproveitar ao máximo as promoções da Black Friday!

Texto escrito pelo Coordenador Anibal Ribeiro.



Aproveite a UNISUAM Week para investir em seus estudos com descontos de verdade!

Por Fernando Moura

Assistente de Comunicação das redes e Blog UNISUAM. Jornalista e Pós-Graduado em Comunicação e Marketing em Mídia Digitais.

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi, está com dúvidas?
Fale conosco!

X
X
Saída Home, Graduação, Formas de Ingresso, Vest Solidário 1
X
X
X
X
X
X