fbpx

O que está procurando?

BLOG

BLOG

Voltar

Neurociência e aprendizagem

Entenda como o processo de aprendizagem acontece no seu cérebro e como aplicar a Neurociência sendo um profissional da educação.

  • Espaço do Mestre

17/08/2021 por Leonardo Medeiros

Tempo de Leitura: 2 minutos

No corpo humano, todos os órgãos têm uma função específica. Você sabe em qual órgão acontece a aprendizagem? Acertou quem respondeu que a aprendizagem acontece no cérebro. Desde o nascimento, o desenvolvimento do ser humano está relacionado às funções desempenhadas pelo cérebro e as aprendizagens experimentadas ao longo de toda a sua vida.

A aprendizagem caracteriza-se pela alteração no comportamento de quem aprende. Competências — Conhecimentos, Habilidades e Atitudes — para compreender novas situações, realizar atividades diárias, solucionar problemas, enfim, tudo decorre de  aprendizagens.

 

Como isso se relaciona com a Neurociência?

O profissional da educação e da saúde, com conhecimentos em neurociência, vai entender com mais facilidade determinadas situações que envolvam a aprendizagem e não aprendizagem. O objetivo da educação é favorecer o desenvolvimento do sujeito, incentivando novos comportamentos que vão proporcionar ao aprendiz, competências que vão auxiliar na transformação de sua vida pessoal, acadêmica e social. 

O encéfalo —  o integrante mais complexo do Sistema Nervoso central — recebe, processa e dispara os estímulos elétricos responsáveis pelas sinapses que promoverão a aprendizagem.

 


? O Globo Aponta: UNISUAM é TOP 10 Universidades Particulares do Rio

 

 

Emoção, Memória, Percepção e Atenção. Estas são as funções mentais que, junto às funções executivas, são responsáveis, também, por este processo. 

As estratégias pedagógicas escolhidas pelos educadores, durante o processo de ensino aprendizagem, são estímulos que podem produzir a reorganização do Sistema Nervoso Central em desenvolvimento, resultando em mudanças comportamentais, ou seja, em aprendizagens.

 

Waldirene Araujo é pedagoga, psicopedagoga, mestre em Desenvolvimento Local, gestora dos cursos de Pós-Graduação na área de Educação e coordenadora do núcleo de apoio psicopedagógico na UNISUAM. Desenvolve o Projeto de Extensão Psikus, que atende na universidade alunos que precisam de atendimento personalizado no que tange a aprendizagem.

Vem ser UNISUAM e esteja pronto para o mercado!

MATRÍCULAS ABERTAS

Conheça o curso de Neurociência e Aprendizagem!

 

Por Leonardo Medeiros

Redator, Copywriter e Jornalista. Meus interesses se movem na órbita dos livros e da cultura. Dentre os amores, o café, a informação fresca e as boas conversas. "Seja a mudança que você deseja ver no mundo", Gandhi.

comentários

Bruno Alves | 16/02/2024 à05 00:55

Parabéns pelo conteúdo! att: Bruno Alves https://marketingneuroconectado.com.br/ Assunto sobre neuromarketing e marketing digital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi, está com dúvidas?
Fale conosco!

X
X
Saída Home, Graduação, Formas de Ingresso, Vest Solidário 1
X
X
X
X
X
X