UNISUAM Inclusiva: saiba como a Instituição recebe alunos e profissionais com deficiência

Sempre atenta à diversidade, a UNISUAM conta com um Núcleo de Psicopedagogia e um RH atentos à inclusão e acessibilidade.

• Diversidade para Todos

04/05/2022 por Carolina Grimiao

Pensar em inclusão e acessibilidade vai muito além de facilitar o acesso de pessoas com deficiência aos espaços. É pensar em caminhos para acolher e incluir de todas as formas com um olhar humano e empático às causas que cada um traz. A pessoa com deficiência pode – e deve – ter uma vida como qualquer outra pessoa, com direito de se desenvolver em todos os aspectos, inclusive nos estudos e na profissão.

Na UNISUAM, o Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAPp) existe desde 2006 e é composto atualmente de três psicopedagogas, três intérpretes, duas assistentes e uma professora de Língua Portuguesa para atender os alunos que precisam de algum tipo de auxílio na aprendizagem. Também realiza grupos de estudos e está em constantes reuniões com a coordenação dos cursos para casos que precisam de adequações. Bem como atendimentos individualizados, projetos, campanhas, treinamentos e oficinas.

Para a Coordenadora do Núcleo, Professora Waldirene Araujo, o trabalho realizado se faz em conjunto: “O NAPp envolve toda comunidade UNISUAM, no intuito de identificar os alunos com deficiência, transtornos ou síndromes que possam fazer parte do Programa UNISUAM Inclusiva. Por isso eles vêm até nós, muitas vezes voluntariamente, por já conhecerem o setor. Mas também vêm encaminhados pela secretaria, pelos professores e pelos colegas”, explica.

Hoje a UNISUAM possui 58 alunos de cursos diversos em atendimento nas mais variadas necessidades de aprendizado. Para a Professora, essa atuação é a verdadeira promoção de acessibilidade aos conteúdos do Ensino Superior, pois coloca os estudantes em equidade para a concretização dos seus estudos:

Estamos cumprindo nosso papel. O DNA da UNISUAM é transformar a vida de todas as pessoas promovendo a inclusão e a acessibilidade sob todos os aspectos. Oferecer a todos os alunos condições para realizar seus sonhos, oportunizando as adequações necessárias para que a aprendizagem ocorra. É muito importante o indivíduo com deficiência se sentir acolhido numa universidade que atenda às suas necessidades para que ele consiga bom êxito em seu processo de aprendizagem”.

Funcionários em igualdade de condições

Além de alunos, a UNISUAM conta com um quadro de funcionários que também é inclusivo. Atualmente, 5% dos profissionais que o compõe possui algum tipo de deficiência. E eles estão em diversos setores: Conservação e Limpeza, Manutenção, Atendimento ao Aluno, nos Núcleos e nas Áreas Administrativas.

As vagas são abertas no site da UNISUAM e divulgadas nos canais da Instituição, nos institutos parceiros e nos projetos da Prefeitura com foco na empregabilidade da pessoa com deficiência. Para a Gerente de Desenvolvimento, Juliana Rezende, os funcionários são recebidos e treinados com um olhar atento e acolhedor:

Nos preparamos para receber os profissionais respeitando cada particularidade. Por exemplo, quando há uma deficiência auditiva, o NAPp nos auxilia em todos os processos com um intérprete. Também capacitamos pessoas chaves em LIBRAS, no intuito de facilitar o dia a dia dentro da Instituição. E criamos recentemente o Comitê de Diversidade, com um pilar para pessoa com deficiência e com o grande objetivo de debatermos amplamente o assunto de inserção, capacitismo, entre outros.”

Campanha Rompendo Barreiras Atitudinais

A Campanha Rompendo Barreiras Atitudinais, criada pelo NAPp, está completando um ano. O projeto surgiu com o objetivo de conscientizar a comunidade acadêmica sobre a fala e a postura adequadas relacionadas aos sujeitos com deficiência, disseminando a cultura de inclusão na UNISUAM. Além disso, tem como propósito incentivar a manutenção de um ambiente acolhedor aos alunos e colaboradores incluídos.

Rompendo Barreiras Atitudinais

Logo da Campanha

A cada mês um tema é abordado. Alunos e funcionários da UNISUAM são convidados a falarem sobre suas experiências na Instituição. Convidados externos também são chamados a palestrar. Esse material é disponibilizado em vídeos para que todos possam compartilhar das informações e do sentimento de pertencimento.

A campanha possui depoimentos gravados e diversas palestras e oficinas oferecidas. Confira um pouco desse trabalho no vídeo abaixo:

Para Juliana Rezende, essa preocupação em atender da melhor forma é um valor que a Instituição possui: “Somos uma empresa com um público plural, discutimos em todas as salas estes pilares dentro da sociedade, então, para nós, é extremamente importante vivenciar em nosso dia a dia. Valorizar a diversidade e a inclusão faz parte do DNA da UNISUAM e cuidamos com qualidade das relações que mantemos com todas as pessoas. Por isso, respeitamos e acolhemos como fonte de riqueza, algo que torna o ninho e o mundo mais sustentável.”

Os demais vídeos e materiais podem ser conferidos no Youtube da UNISUAM.

Clique aqui e confira a playlist