fbpx

O que está procurando?

BLOG

BLOG

Voltar

Por que fazer Biomedicina?

Saúde, tecnologia e um mercado que só cresce: se você gosta dessa combinação, esse curso pode te levar a sua futura profissão.

  • Nota 10

13/04/2023 por Carolina Grimiao

Tempo de Leitura: 2 minutos

Você já ouviu falar em Biomedicina? Considerada a profissão do futuro, esta é uma carreira em grande ascensão. Os profissionais que seguem este caminho são aqueles que contribuem para as bases técnicas da Saúde. Ou seja, a partir de conhecimentos da Biologia sobre o funcionamento de células e tecidos, os biomédicos realizam testes e análises para diversos fins, entre eles, combater doenças. São eles que desenvolvem os medicamentos e as vacinas, por exemplo.

É estudando o corpo humano, seus funcionamentos e microrganismos, bem como o de plantas, animais e demais seres vivos também, que o biomédico consegue criar meios de prevenir e curar diversas patologias. Logo, faz parte da rotina deste profissional, o trabalho em laboratórios e clínicas, com um olhar sempre muito concentrado nas pesquisas e nos avanços tecnológicos da área para o bem-estar da população. 

Saiba mais: Onde trabalha o biomédico?

Logo, o curso de Biomedicina possui muitas disciplinas voltadas para as Ciências Biológicas, além de Física e Química. Também existe o estudo das relações dos indivíduos com o meio ambiente e cálculos para a elaboração e interpretação de exames, laudos e pesquisas.

O curso de Biomedicina na UNISUAM, por exemplo, capacita o futuro profissional para as mais diversas atuações em Biologia Molecular, Bioquímica, Biologia Celular, Genética, Anatomia Humana, Fisiologia, Biofísica, Parasitologia, Microbiologia, Imunologia e na área com maior demanda: Análises Clínicas.

Com isso, o futuro biomédico vai, desde o início da graduação, realizar pesquisas de soros e vacinas; efetuar exames clínicos e de imagem, laudos e pareceres; atuar em análises ambientais e em reprodução humana assistida; aplicar procedimentos na área de estética, muito valorizados no mercado da beleza e saúde. Afinal, esta é uma área em que não falta oportunidade de trabalho.



Aliás, falando em mercado da beleza, essa é mais uma grande possibilidade para o biomédico. Focado no bem-estar, na saúde e até na autoestima dos pacientes, este ramo estuda a pele e outros tecidos para oferecer os tratamentos, as terapias estéticas e os procedimentos mais adequados a cada caso.

A área está em expansão, com a intensa procura dos pacientes pelos mais variados métodos e tipos de tratamentos. Atualmente, o Brasil é o terceiro maior mercado mundial do ramo da Biomedicina Estética, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da China, e com uma vasta atuação em clínicas e unidades de estética. 

Saúde: Profissões quentes para 2025

Além disso, é importante citar outras áreas de atuação, como reprodução assistida e imagenologia. Com um mercado tão vasto e cheio de oportunidades, a Biomedicina é um ótimo caminho para quem deseja se destacar ajudando a salvar vidas e promover a qualidade delas por meio da ciência, da tecnologia e da saúde.


Venha para a UNISUAM e esteja pronto para todos os desafios!

Por Carolina Grimiao

Analista de Comunicação do Blog UNISUAM. Jornalista, Historiadora e Psicopedagoga. Mestranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da UFF. Apaixonada por Educação e Cultura Popular.

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi, está com dúvidas?
Fale conosco!

X
X
Saída Home, Graduação, Formas de Ingresso, Vest Solidário 1
X
X
X
X
X
X