Você sabe o que é Produção de Conteúdo Digital?

Em um mundo cada vez mais dinâmico e hiperconectado, a produção de conteúdo digital é uma grande tendência que se estende para todo o mercado de trabalho e as mais variadas áreas de atuação.

• Comunicação e Tecnologia

22/11/2022 por Carolina Grimiao

Do podcast que você ouve no trajeto para o trabalho ao canal de Youtube que assina para receber notificações, isso é produção de conteúdo digital. E o próximo a viralizar pode ser você.

Seja você médico, nutricionista, psicólogo, encanador, engenheiro ou gamer, a produção de conteúdo pode te tornar uma grande referência na área e te ajudar a conquistar um público fiel e engajado com o seu trabalho.

A facilidade de compartilhar conteúdo multimídia nas redes sociais é enorme e tem gerado um novo espaço de atuação profissional muito promissor e com grande potencial de geração de renda.

A cada dia surgem novos formatos e possibilidades, no entanto, produzir conteúdo digital pode não ser tão simples quanto parece. Por trás de um vídeo que viraliza, de um podcast bem-sucedido e de um blogpost com alto engajamento, existe muito trabalho duro e conhecimentos específicos.

É preciso criar todo um planejamento, saber pesquisar, desenvolver uma estratégia, escrever roteiro, editar o conteúdo, apresentar e tantas outras ferramentas, truques e técnicas da comunicação.

Se por um lado a facilidade de acesso e compartilhamento de conteúdo proporcionam novas possibilidades para quem busca trabalhar com a internet, por outro, torna a exigência de profissionalização ainda maior, já que a concorrência é gigante.

O que é a produção de conteúdo digital?

Produção de conteúdo é a criação de materiais, como textos, vídeos, áudios, e-books, podcasts, imagens, com o objetivo de atrair e oferecer informações de interesse para um público específico.

Os formatos podem ser os mais diversos, assim como as plataformas utilizadas para divulgar o seu trabalho.

Conhecendo as técnicas certas, as ferramentas ideais e as melhores práticas, você vai potencializar o alcance do seu conteúdo e a qualidade do que é produzido, podendo se tornar autoridade no seu segmento.

Conheça a nova Pós da UNISUAM em Produção de Conteúdo Digital

O que é um criador de conteúdo digital?

Um criador de conteúdo digital pode atuar de diferentes formas, seja por conta própria, com parcerias ou contratado por alguma empresa, gerando conteúdo de valor para atender a uma estratégia de marketing de conteúdo.

No entanto, é válido ressaltar que o produtor de conteúdo nem sempre é um influenciador. Visto que o seu principal objetivo não é influenciar, mas sim compartilhar conteúdo relevante para ajudar, divertir, entreter ou inspirar pessoas.

Se, antes, atuar com conteúdo era algo mais direcionado para profissionais da comunicação e marketing, hoje, é cada vez mais comum, que qualquer pessoa com conhecimento em algum assunto específico, desenvolva materiais informativos e educativos para a web.

O que o mercado espera do produtor de conteúdo?

A produção de conteúdo para web vem se destacando como uma área profissional em constante expansão e apresentando ótimas oportunidades para quem deseja embarcar nessa carreira.

Por ser uma profissão relativamente nova e em crescimento, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o perfil deste profissional e quais as suas principais habilidades e competências.

O produtor de conteúdo deve entregar materiais relevantes e de qualidade, adequado aos objetivos. Portanto, deve ser capaz de fazer pesquisas, identificar tendências, traçar estratégias, ser criativo, saber escrever, entrevistar, roteirizar, apresentar, editar.

Resumidamente, o produtor de conteúdo deve conseguir atender as várias possibilidades da comunicação, independente do seu ramo profissional.

Especialização em Produção de Conteúdo

Com um cenário em constante expansão e exigindo cada vez mais profissionalização, a Pós UNISUAM em Produção de Conteúdo Digital chega para qualificar profissionais de diferentes formações.

A Professora Vanessa Paiva, Coordenadora e Idealizadora do Curso, explica que a proposta desta nova Pós é desenvolver habilidades práticas e capacitação técnica para que os alunos possam executar ações de comunicação eficientes e estratégicas.

Com um corpo docente atuante em diversas áreas da comunicação e módulos específicos para cada formato de produção de conteúdo, o intuito é ensinar, na prática, as técnicas e ferramentas digitais da Comunicação Social.

“O curso nasceu da observação de um mercado de trabalho que vem exigindo cada vez mais imersão no universo digital – do Facebook ao TikTok, passando pelo YouTube até o boom dos podcasts”, explica a Coordenadora.

Para ela, sob a ótica da Comunicação Social, tais plataformas podem ser vistas como meros espaços de confraternização e narcisismo, mas também vitrines de negócios, networking e oportunidades financeiras.

Texto por: Profª. Ms. Vanessa Paiva

Venha para a Pós em Produção de Conteúdo Digital e esteja preparado para o mercado!