Escola de Comunicação, Marketing e Design Gráfico da UNISUAM realiza o evento Cannes Review 2022

Professores e alunos assistiram e avaliaram as propagandas nacionais vencedoras do troféu Leão de Ouro deste ano.

• Comunicação e Tecnologia

05/10/2022 por Carolina Grimiao

Comemorando juntos a volta dos debates presenciais, professores e alunos da Escola de Comunicação, Marketing e Design Gráfico da UNISUAM lotaram o auditório Arapuan Motta para assistir a uma seleção de propagandas que concorrem ao prêmio do Festival de Cannes Lion deste ano. Realizado no último dia 28 de setembro, o evento foi idealizado pelo Professor Pedro Portugal, que também conduziu o debate em volta a temas como a diversidade, respeito e inclusão retratados nos filmes com forte carga emotiva.

“Cannes Reviews é, para mim, um evento de colisão. Jornalismo colidindo com publicidade, publicidade colidindo com mídias sociais, novas tecnologias colidindo com antigos problemas sociais e muitos outros choques que produzem um resultado incrível, inspirador e, claro, benéfico para a sociedade. Que bom ver isso acontecendo na UNISUAM!”, comemorou.

Inspirado no Festival de Cinema de Cannes, o Cannes Lion é um festival que premia anualmente criativos de publicidade de todas as nacionalidades desde 1954. Este ano, o evento aconteceu em junho e contou com mais de 145 meetups, painéis e fóruns para discussão de temas específicos distribuídos por cinco dias de evento.

Com prêmios Grand Prix, Leão de Ouro, Leão de Prata e Leão de Bronze, em suas quase 30 categorias, os jurados avaliaram os impactos da propaganda na indústria, negócios e população, criatividade e eficiência na entrega da mensagem. Em 2021 foram adicionadas categorias de design, experiência da marca, sustentabilidade e relações internacionais.

Ocupando o lugar de 3°maior ganhador do festival este ano, com 70 prêmios, o Brasil compartilhou com o mundo mensagens impactantes sobre diversidade, respeito e inclusão. Os premiados escolhidos para Cannes Review Unisuam 2022 foram: Brahma, com Cabelo Cremoso; Centauro, com The uniform that never existed, TracyLocke Brazil; Tátil, com Nova Marca; e I am, com Starbucks Coffèe Services.

Ao fim da exibição das propagandas que se destacaram no Cannes Lion, os professores da Escola de Comunicação, Marketing e Design Gráfico da UNISUAM, Pedro Portugal, Maria João Palma, Alexandre Ferreira, Claudia Val, Ediana Avelar, Gercton Coitinho, Vanessa Paiva e Paulo Ramos compartilharam suas opiniões:

“O filme que mais mexeu comigo foi o da Centauro. Ele diz ‘Eu posso mais!’. Ele me empodera e cumpre com seu propósito de reparação social. Eu fiquei com vontade de sair daqui, ir para loja da Centauro e comprar um uniforme pra mim!”, expressa a Professora Ediana Avelar, complementada pela Professora Cláudia Val: “Hoje é impossível não acompanhar e não estar atento às mudanças que estamos tendo na nossa sociedade. Na propaganda da Centauro, a mulher lá atrás mostrou que o lugar dela é na cozinha, no esporte, onde ela quiser!”

? Veja também: Escola de Comunicação e Marketing da UNISUAM sob nova Coordenação

Acreditando na Comunicação como um propósito, o Professor Alexandre Ferreira avaliou: “O que a gente tira dessa experiência é que, o que a gente escolheu para fazer da vida faz diferença pro mundo. Todas as nossas atividades de comunicação tem uma função social e a gente não pode perder isso de vista. Não perder essa oportunidade de impactar!”.

E foi endossado pela Professora Maria João Palma: “Quase não encontro palavras para expressar a alegria de ver nossos alunos novamente reunidos e envolvidos em atividades práticas. O Cannes Review traz a urgência do debate acerca de temas relevantes para a sociedade e nossos alunos devem estar no centro dessa discussão.”

A cobertura oficial do Cannes Review UNISUAM 2022 ficou sob responsabilidade dos alunos de Jornalismo e Publicidade da Professora Maria João Palma e do Professor Alexandre Ferreira, que produziram conteúdo midiático como entrevistas, cobertura textual,  fotográfica e audiovisual.

Além de marcar o retorno oficial dos eventos da Comunicação, serviu como evento teste para a Semana de Comunicação da UNISUAM – UNICOM, que acontecerá em novembro para alunos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Marketing, e Design Gráfico, e contará com palestras de profissionais inseridos no mercado de trabalho e workshops de criatividade na prática.

Texto: Mariana Amaral e Thais Fraguas

Fotos: @isabelarsss

Referências: Cannes Lions 2022: para festival, criatividade deve ser vista como investimento

Venha para os Cursos de Comunicação da UNISUAM e esteja conectado com o mercado!