fbpx

O que está procurando?

BLOG

BLOG

Voltar

Alunos de Gastronomia visitam vilarejo de agricultura orgânica

Localizadas em Petrópolis, as propriedades do Brejal promovem espaços aos pequenos produtores.

  • Chef Coruja

04/08/2022 por Carolina Grimiao

Tempo de Leitura: 2 minutos

Um grupo de alunos de Gastronomia realizou uma visita técnica ao Brejal, em Petrópolis. O lugar é um vilarejo rural composto de 19 propriedades, onde são produzidos 80% dos alimentos orgânicos que abastecem o Rio de Janeiro. No local, é possível conhecer as técnicas de plantio e produção de alimentos, além de adquirir produtos frescos que são comercializados pelos produtores.

Sem a utilização de agrotóxicos, os funcionários removem as pragas manualmente. Existem plantações de ervas, verduras, PANC’s (Plantas Alimentícias Não Convencionais) e flores, todas bem frescas e retiradas da terra, que podem ser apreciadas ao longo das visitas. Toda a prática é sustentável, e tanto o lixo orgânico quanto o inorgânico é coletado mensalmente para a reciclagem. 



O aluno Michel Silva relata um pouco da vivência: “Fomos a fazenda Cafundó, onde pudemos comprar verduras, ao Armazém Sustentável que produz de geleias e compotas e visitamos o Entreposto, que é um pequeno bistrô que trabalha a importância de uma alimentação equilibrada com crianças em um projeto chamado Escoteiros da Alimentação Saudável”.

? Veja também: Alunas de Gastronomia da UNISUAM realizam aula prática em hamburgueria

Os alunos foram acompanhados pelos professores Rodrigo e Cristina, sob a Coordenação do Professor Valmir Farias: “O objetivo da atividade era fazer os alunos conhecerem as propriedades de agricultura orgânica e familiar, promovendo o respeito ao alimento e ao pequeno produtor”, explica.

O Brejal é aberto a visitação, porém é preciso agendar a visita previamente.

Venha para a Gastronomia da UNISUAM e esteja pronto para o mercado de trabalho!

Por Carolina Grimiao

Analista de Comunicação do Blog UNISUAM. Jornalista, Historiadora e Psicopedagoga. Mestranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da UFF. Apaixonada por Educação e Cultura Popular.

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi, está com dúvidas?
Fale conosco!

X
X
X
X
X
X
X
X