Atenção! Você tem
para garantir seu benefício!
Chef Coruja
04/08/2022 por Dianne Caamaño
Tempo de Leitura: 2 minutos
Um grupo de alunos de Gastronomia realizou uma visita técnica ao Brejal, em Petrópolis. O lugar é um vilarejo rural composto de 19 propriedades, onde são produzidos 80% dos alimentos orgânicos que abastecem o Rio de Janeiro. No local, é possível conhecer as técnicas de plantio e produção de alimentos, além de adquirir produtos frescos que são comercializados pelos produtores.
Sem a utilização de agrotóxicos, os funcionários removem as pragas manualmente. Existem plantações de ervas, verduras, PANC’s (Plantas Alimentícias Não Convencionais) e flores, todas bem frescas e retiradas da terra, que podem ser apreciadas ao longo das visitas. Toda a prática é sustentável, e tanto o lixo orgânico quanto o inorgânico é coletado mensalmente para a reciclagem.

O aluno Michel Silva relata um pouco da vivência: “Fomos a fazenda Cafundó, onde pudemos comprar verduras, ao Armazém Sustentável que produz de geleias e compotas e visitamos o Entreposto, que é um pequeno bistrô que trabalha a importância de uma alimentação equilibrada com crianças em um projeto chamado Escoteiros da Alimentação Saudável”.
? Veja também: Alunas de Gastronomia da UNISUAM realizam aula prática em hamburgueria
Os alunos foram acompanhados pelos professores Rodrigo e Cristina, sob a Coordenação do Professor Valmir Farias: “O objetivo da atividade era fazer os alunos conhecerem as propriedades de agricultura orgânica e familiar, promovendo o respeito ao alimento e ao pequeno produtor”, explica.
O Brejal é aberto a visitação, porém é preciso agendar a visita previamente.
Venha para a Gastronomia da UNISUAM e esteja pronto para o mercado de trabalho!
Apaixonada por livros, séries, cultura pop e tudo que envolva boas histórias, principalmente se vier com uma xícara de café do lado. Amo escrever sobre o que faz a gente pensar, sonhar e se conectar. Por aqui, trago conteúdo com curiosidade, carinho e uma pitada de criatividade.
Deixe um comentário