Faltam  

DIAS
HORAS
MINUTOS

para o início das aulas da Graduação Digital!

O que está procurando?

X

BLOG

BLOG

Voltar

Curso de História da UNISUAM realiza roteiro sobre Herança Africana em Madureira

Atividade acontece no próximo dia 28 de maio, às 14h, com o Professor Rafael Mattoso e é aberta ao público.

  • Rolou Por Aqui

24/05/2022 por João Mattos

Tempo de Leitura: 2 minutos

No dia 24 de maio, Madureira completa 409 anos e não faltam motivos para comemorar. Escolhida como primeira região de especial interesse cultural do Rio pela Prefeitura, o bairro é uma junção de História, Economia e Entretenimento. Para celebrar a data não vão faltar atividades ao longo de toda semana, como seminários, exposições e até tour gratuito.

 

Aproveitando a data e a parceria com a Secretaria de Cultura do Rio, o Curso de História da UNISUAM, por meio do Professor Rafael Mattoso, vai promover o 1º Roteiro Histórico Geográfico da Instituição. Com o tema “Histórias, Caminhos e Heranças Afrodiaspóricas de Madureira”, a atividade compreende um tour no bairro pelos principais pontos que permeiam a identidade do local. Para Rafael essa é a primeira atividade de muitas que serão realizadas pelo curso de História: 

 

“Precisamos conhecer cada vez mais e melhor a nossa história, ler a cidade e nos reconhecer em suas ruas, praças e casas. Sabemos que é fundamental reverter um olhar que por muito tempo valorizou apenas uma pequena parte da cidade litorânea.  Madureira é a grande encruzilhada da cidade. Lugar de diversidade religiosa, de intenso comércio, de Samba, Jongo, Charme, Hip Hop, futebol, Parada LGBT e muito mais. Espaço da afro brasilidade, onde as diásporas se reconfiguram em novas identidades. Os subúrbios têm muita história pra contar e nós da UNISUAM temos a obrigação de conduzir os alunos nesta empreitada.”

 

O tour acontece no dia 28 de maio, sábado, às 14h, e se inicia na Rua Carvalho de Souza, 181 (em frente ao Banco do Brasil). Contará ainda com a presença e a contribuição dos conhecimentos das guias turísticas Raquel Oliveira e Adriana Jackson. Os interessados só precisam comparecer no ponto de encontro para participar. Para conferir a programação completa dos eventos que vão compreender o Viradão Cultural de Madureira clique aqui.  

 

Saiba mais sobre a Graduação de Licenciatura em História da UNISUAM e esteja pronto para o mercado de trabalho!

Outras sugestões de postagens pra você...

pessoas que trabalham em estúdiopessoas que trabalham em estúdio
Quem faz um reality acontecer? Vem conhecer...
Quando um reality show estreia, muita gente olha apenas para...
Veja mais
Bolsas de Graduação e Pós-Graduação para muheresBolsas de Graduação e Pós-Graduação para muheres
Concorra a 20 bolsas gratuitas de Graduação...
Já pensou fazer uma Graduação ou Pós-Graduação de maneira gratuita?...
Veja mais
Banner laranja do Vestibular Solidário 2026.2 da UNISUAM com coruja em voo e destaque para inscrições abertas e bolsas de 100%.Banner laranja do Vestibular Solidário 2026.2 da UNISUAM com coruja em voo e destaque para inscrições abertas e bolsas de 100%.
Guia completo do Vestibular Solidário 2026.2
Você sonha com o diploma de Graduação, mas o orçamento...
Veja mais

Por João Mattos

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X
Formas de Ingresso
X
X
X
X
X
X
X