Faltam  

DIAS
HORAS
MINUTOS

para o início das aulas da Graduação Digital!

O que está procurando?

X

BLOG

BLOG

Voltar

Curso de História da UNISUAM realiza roteiro sobre Herança Africana em Madureira

Atividade acontece no próximo dia 28 de maio, às 14h, com o Professor Rafael Mattoso e é aberta ao público.

  • Rolou Por Aqui

24/05/2022 por João Mattos

Tempo de Leitura: 2 minutos

No dia 24 de maio, Madureira completa 409 anos e não faltam motivos para comemorar. Escolhida como primeira região de especial interesse cultural do Rio pela Prefeitura, o bairro é uma junção de História, Economia e Entretenimento. Para celebrar a data não vão faltar atividades ao longo de toda semana, como seminários, exposições e até tour gratuito.

 

Aproveitando a data e a parceria com a Secretaria de Cultura do Rio, o Curso de História da UNISUAM, por meio do Professor Rafael Mattoso, vai promover o 1º Roteiro Histórico Geográfico da Instituição. Com o tema “Histórias, Caminhos e Heranças Afrodiaspóricas de Madureira”, a atividade compreende um tour no bairro pelos principais pontos que permeiam a identidade do local. Para Rafael essa é a primeira atividade de muitas que serão realizadas pelo curso de História: 

 

“Precisamos conhecer cada vez mais e melhor a nossa história, ler a cidade e nos reconhecer em suas ruas, praças e casas. Sabemos que é fundamental reverter um olhar que por muito tempo valorizou apenas uma pequena parte da cidade litorânea.  Madureira é a grande encruzilhada da cidade. Lugar de diversidade religiosa, de intenso comércio, de Samba, Jongo, Charme, Hip Hop, futebol, Parada LGBT e muito mais. Espaço da afro brasilidade, onde as diásporas se reconfiguram em novas identidades. Os subúrbios têm muita história pra contar e nós da UNISUAM temos a obrigação de conduzir os alunos nesta empreitada.”

 

O tour acontece no dia 28 de maio, sábado, às 14h, e se inicia na Rua Carvalho de Souza, 181 (em frente ao Banco do Brasil). Contará ainda com a presença e a contribuição dos conhecimentos das guias turísticas Raquel Oliveira e Adriana Jackson. Os interessados só precisam comparecer no ponto de encontro para participar. Para conferir a programação completa dos eventos que vão compreender o Viradão Cultural de Madureira clique aqui.  

 

Saiba mais sobre a Graduação de Licenciatura em História da UNISUAM e esteja pronto para o mercado de trabalho!

Outras sugestões de postagens pra você...

Conheça a Pós-Graduação em Direito PrevidenciparioConheça a Pós-Graduação em Direito Previdencipario
Por que fazer uma Pós-Graduação em Direito...
A Pós-Graduação em Direito Previdenciário é perfeita para se especializar...
Veja mais
Alunos de Medicina Veterinária da UNISUAMAlunos de Medicina Veterinária da UNISUAM
UNISUAM fortalece formação em Medicina Veterinária com...
É com muita alegria que anunciamos que a UNISUAM consolidou...
Veja mais
Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Local da UNISUAMPrograma de Pós Graduação em Desenvolvimento Local da UNISUAM
Workshop de Cidades Inteligentes em Itanhangá, MT...
Aconteceu no dia 19 de agosto, na Câmara Municipal de...
Veja mais

Por João Mattos

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X
Formas de Ingresso
X
X
X
X
X
X
X