fbpx

O que está procurando?

BLOG

BLOG

Voltar

Engenharia Diagnóstica: Qual é a importância?

  • Viver Bem

04/03/2021 por Nathalia Pimenta

Tempo de Leitura: < 1 minuto

Engenharia Diagnóstica: O termo diagnóstico é comumente associado à área Médica pelo seu amplo uso, mas também pode ser aplicado em uma infinidade de áreas, já que consiste no reconhecimento, análise e avaliação de uma coisa ou situação. 

Dentro do contexto da Engenharia, a área Diagnóstica agrupa um conjunto de ferramentas e técnicas usadas por profissionais especializados na identificação de patologias em edificações, a fim de garantir a estabilidade de suas estruturas e a segurança dos usuários.

Isso é necessário porque, assim como nós, as edificações também sofrem com o processo de envelhecimento, apresentando alguns sinais de deterioração no decorrer dos anos. 

Rachaduras, fissuras, mofos, corrosão, entre outros, são algumas das patologias que podem ser identificadas e denotam que a edificação foi mal planejada ou houve falta de manutenção.

Já que falamos em planejamento, o trabalho da Engenharia Diagnóstica também é fundamental na pré-construção. Quando envolvidos na fase de planejamento do empreendimento, esses profissionais podem ajudar a prever possíveis problemas na estrutura da obra, evitando mais gastos futuros.

A partir da inspeção, vistoria, auditoria, perícia e/ou consultoria, os profissionais são capazes de elaborar laudos técnicos que darão suporte ao trabalho das construtoras, garantindo a qualidade e a segurança das construções.

No curso de Pós-Graduação em Engenharia Legal e Diagnóstica da UNISUAM, que tem duração de 12 meses, os alunos são preparados para atuar nos mais diferentes tipos de empreendimentos, residenciais ou empresariais, sempre embasados nas normas da ABNT e da Legislação Nacional, com os conhecimentos técnicos e científicos necessários para a execução de laudos técnicos que contemplem um estudo das patologias e danos nos bens.

E aí, quer ser um(a) grande Engenheiro(a)? Conheça a Pós em Engenharia Legal e Diagnóstica UNISUAM!

Por Nathalia Pimenta

Jornalista apaixonada criação de conteúdo, internet, memes, e comunicação em tempo real! Mãe de Pet, viciada em Netfilx, geminiana e autora dos livros "Jornalismo Literário e o Drama das Narrativas Reais" e “Vermelho Intenso”

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi, está com dúvidas?
Fale conosco!

X
X
Saída Home, Graduação, Formas de Ingresso, Vest Solidário 1
X
X
X
X
X
X