fbpx

O que está procurando?

BLOG

BLOG

Voltar

O curso de Direito é difícil?

Pra responder perguntas sobre Direito, convidamos Prof. Ronaldo Brito, Profª Adriane Barbosa e Vitor Andrade.

  • Nota 10

19/04/2021 por Tais Leal

Tempo de Leitura: 4 minutos

O Direito é uma área de atuação clássica que garante a aplicação das normas jurídicas visando o bom convívio da vida em sociedade. O profissional dessa área pode atuar tanto na frente privada como pública e, dentro de cada uma delas, possui um leque de possibilidades para se especializar.

É um curso que requer muita dedicação e leitura, entre outras habilidades, e por causa disso é visto como difícil pela maioria dos candidatos, mas será que é isso mesmo? 

Para responder a essa e a outras perguntas sobre o Direito, convidamos o Prof. Ronaldo Brito – Coordenador do curso de Direito UNISUAM, a Profª Adriane Barbosa – Coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas UNISUAM, e Vitor Andrade – Egresso do curso e Mestrando para um bate-papo na maratona de lives do projeto Muito Mais Futuro, que ajuda você a escolher qual carreira seguir.

 

 

? Confira alguns dos principais temas discutidos na live! ?

 

Sobre o curso e o modelo de ensino MUDE

O curso de Direito UNISUAM é mais um que, a partir de 2021, passa a rodar no novo modelo de ensino, o MUDE, que consiste na divisão por módulos nos quais o aluno desenvolverá todas as competências necessárias, já que desde o ínicio do curso terá a oportunidade de conectar teoria e prática.

A implementação desse novo modelo nasce da necessidade dos alunos chegarem melhor preparados no mercado, já que, muitas vezes, os profissionais recém-formados têm dificuldade de entender a aplicação dos conhecimentos teóricos que adquiriram durante todo o curso na realidade da profissão. 

“Os modelos tradicionais deixaram de apresentar a necessidade de estar profissionalmente conectados com as ações do mercado. Não basta falar da Teoria do Direito sem entender como isso afeta a sua vida lá depois de formado”, afirma Prof. Ronaldo Brito.

 

? O Globo aponta: UNISUAM é TOP 10

 

O Coordenador cita o exemplo de uma situação pessoal que passou quando recém-formado, em que precisou checar um processo na Vara de Execução Penal e não sabia o que significava o status

“Pedi ao serventuário para dar uma olhada no processo e ele me respondeu que o processo havia sido tombado. Fiquei me perguntando o que isso significava, mas depois acabei descobrindo que ele queria dizer que o processo estava arquivado”, contou ele, complementando que se tivesse aprendido no modelo MUDE, isso não teria acontecido.

 

NPJ: outro grande diferencial do Direito UNISUAM

Grande parte dessa prática do curso acontece no Núcleo de Práticas Jurídicas da UNISUAM – NPJ, coordenado pela Profª Adriane Barbosa, onde os alunos entram em contato com casos reais, envolvendo-se nos processos judiciais e extrajudiciais.

“Esses atendimentos se tornam possíveis através das parcerias do curso, como, por exemplo, a que temos com o Ministério Público e com o Centro de Apoio a Mulheres Vítimas de Violência, e são muito importantes para que o aluno tenha contato com as práticas da profissão, pois permite que ele possa aplicar os conteúdos aprendidos, bem como oferece um leque de vivências ainda durante a Graduação”, destaca Profª Adriane destaca.

Além disso, o NPJ possui um viés multidisciplinar. 

“Hoje, como operador de Direito, você não consegue trabalhar sozinho. Se você for trabalhar como Advogado em um processo, terá que entender um pouco de contabilidade, pois vai ter que analisar um cálculo, ou vai lidar com perícia técnica, um laudo psiquiátrico, são várias vertentes e o aluno consegue ver tudo isso lá no NPJ”, comenta ela, que também lembra da parceria do Direito com outros cursos da UNISUAM, como é o caso do Serviço de Psicologia Aplicada – SPA, que é o núcleo de práticas do curso de Psicologia.

 

Mercado e perfil do aluno

O profissional de Direito pode atuar na área privada, principalmente com a Advocacia, escolhendo se especializar em assuntos trabalhistas, previdenciários, financeiros, tributários ou criminais, e na área pública, por meio de concurso público para as Advocacias Privadas da União, Procuradorias do Município e do Estado, Ministério Público, Magistratura, entre outros. 

Para Prof. Ronaldo, o Direito é o mercado que mais cresce e, apesar de muitos dizerem que há muitas faculdades de Direito e muitos profissionais, ele ressalta que uma coisa é quantidade e outra é a qualidade.

“O próprio mercado na área jurídica tem uma função cruel de separar o bom profissional do mediano. A nossa proposta de ensino associada a essa ideia da ação, de estar militando já nos primeiros períodos, é justamente para facilitar o final. Para quando você se formar, já saber onde e como atuar, pois um grande escritório de Advocacia não tem tempo, por causa da dinâmica de trabalho, de te ensinar todo o prospecto de como funciona a Advocacia lá dentro e, por isso, quer o profissional pronto”, observa ele.

Por isso, o curso da UNISUAM conta com um corpo docente formado por Especialistas, Mestres e Doutores atuantes no mercado em variadas áreas, desde Professores atuantes na Defensoria Pública até Pesquisadores que, inclusive, recebem bolsa da CAPES para desenvolver pesquisas dentro da instituição.

Além de uma boa formação, também é importante que esse profissional seja alguém que se preocupa com a vida das pessoas, pois, de acordo com Prof. Ronaldo, “ele empresta o ouvido ao surdo, a voz ao mudo, dá o destino ao pobre errante, constrói caminhos”.

Quer saber o que mais rolou nesse bate-papo? Então, assista ao vídeo completo abaixo.

 

 

Você pode conferir mais vídeos da Maratona Muito Mais Futuro na nossa playlist do Youtube clicando aqui.

 

E não esqueça! A UNISUAM já está com matrículas abertas para o curso de Direito com preço fixo e 50% de desconto durante todo o curso. 

 

Vem ser UNISUAM e esteja pronto para o mercado!

MATRÍCULAS ABERTAS

Conheça o curso de Direito UNISUAM!

 

Por Tais Leal

Jornalista e fotógrafa apaixonada por viagem, boa comida e cerveja artesanal. De alma inquieta e livre, como boa aquariana, largou tudo, pegou a estrada e, desde então leva um estilo de vida nômade, produzindo conteúdo e tentando quebrar alguns tabus.

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi, está com dúvidas?
Fale conosco!

X
X
X
X
X
X
X
X