fbpx

O que está procurando?

BLOG

BLOG

Voltar

Como escolher um curso de Graduação?

A escolha do curso de graduação é um passo importantíssimo para quem deseja trilhar uma carreira de sucesso

  • Graduação

16/01/2024 por Fernando Moura

Tempo de Leitura: 4 minutos

Saúde, Tecnologia, Engenharias, Ciências Humanas… são tantas opções para quem deseja cursar uma Graduação que não é simples escolher. É fácil notar a complexidade do mundo atual e enxergar os desafios pelos quais os profissionais de hoje enfrentam. Dessa forma, escolher o curso superior que mais tem a ver com você é o primeiro passo para uma carreira de sucesso.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para ajudar você a escolher a Graduação certa!

Analise suas preferências

O primeiro passo é refletir sobre quais áreas do conhecimento têm mais a ver com a você. Dessa forma, indicamos um pequeno exercício: quais disciplinas da escola você encontrava mais facilidade? 

Assim, fica mais fácil saber quais áreas do conhecimento se encaixam mais com o seu perfil. Com isso definido, você consegue eliminar possibilidades e tomar uma decisão mais assertiva.

Para ajudar você, a Workalove, parceria da UNISUAM, preparou um teste de carreiras gratuito para você descobrir qual curso mais combina com você. Acesse agora!

Quais são as suas habilidades?

É fundamental compreender as suas habilidades pessoais e técnicas para identificar qual curso você se encaixaria melhor. Dessa forma, é preciso ir além dos gostos pessoais. Seus talentos, habilidades, pontos fortes e fracos devem ser observados, no momento de escolha.

Conheça as áreas

Biológicas

Conhecida como área da Saúde, ela envolve cursos que lidam com cuidados e bem-estar do ser humano. Nessa área, você encontra cursos como Medicina, Enfermagem, Biomedicina, Odontologia, Educação Física, Psicologia, Medicina Veterinária, Estética e muito mais!

Exatas

Se você se dá bem com cálculo e fórmulas, então a área de Exatas pode ser o caminho. Aqui, você encontra opções como Engenharias, Física e Química, além dos cursos relacionados a computação e desenvolvimento de novas tecnologias.

Humanas

Área extremamente ampla, ela pode ser dividida em subáreas. Veja:

Conheça os cursos

Nessa altura, você provavelmente já definiu em qual área deseja se desenvolver. Então, chegou a hora de se aprofundar sobre os cursos que separou.

Com a popularização da internet, ficou muito fácil fazer pesquisas, certo? Portanto, busque o máximo de informações sobre a área e o curso. Entenda a duração, os temas estudados, a aplicação dos conhecimentos teóricos e a grade curricular.

Além disso, é possível participar de feiras de profissões, workshops sobre carreiras e eventos promovidos por instituições de ensino superior, que, na maioria das vezes, apresentam a estrutura oferecida e palestras com coordenadores.

Estude as oportunidades de carreira

Como já explicamos, a escolha do curso não pode ser baseada apenas nas preferências pessoais. Um fator determinante para uma carreira de sucesso é entender o que o mercado de trabalho oferece para o setor que você busca.

Veja alguns exemplos de pesquisa que podem te ajudar:

  • Qual a demanda por profissionais de X área?;

  • Qual a média salarial?;

  • Qual a carga horária média?;

  • Qual o futuro da profissão X?;

  • Quais são as habilidades requisitadas para o profissional em X?.

Converse com profissionais

É importante saber a opinião de quem conhece e atua na área. Portanto, busque coletar informações com alunos, professores, amigos, familiares e, até mesmo, com empresas. Sim, você pode entrar em contato com empresas do setor para passar um dia acompanhando a rotina dos profissionais.

Dessa forma, consultando profissionais e estudantes em diferentes estágios da carreira, é possível coletar dados importantes e obter uma perspectiva diferenciada.

Pesquise sobre as instituições

A escolha da Graduação também passa pela escolha da instituição de ensino superior. Para fazer a opção correta, separamos alguns fatores que você deve levar em consideração:

Selo de aprovação do MEC

O Ministério da Educação e Cultura realiza avaliações de qualidade das faculdades, universidades e centros universitários de todo o país. Essas avaliações analisam o ensino, a infraestrutura, os processos administrativos e muito mais. A partir de notas que vão de 1 a 5, o Governo Federal atesta a qualidade oferecida pelas instituições.

Portanto, é importante observar esses dados, que podem ser encontrados no site do MEC.

Grade curricular

As instituições costumam disponibilizar em seu site a grade de cada curso. Com isso, é possível entender o conteúdo que você vai estudar. Além disso, é importante atentar-se sobre possível obrigação de estágio e quantidade de horas complementares 

Do mesmo modo, fique de olho na questão prática. A faculdade prioriza a aplicação do conteúdo visto em sala de aula? De que forma isso é produzido? Muitas universidades possuem núcleos de prática, além de programas de extensão, desenvolvendo atividades relacionadas à profissão e impactando positivamente a sociedade.

Por que a UNISUAM é a escolha certa?

A UNISUAM é a escolha certa para você que busca um futuro de sucesso. Com três unidades e mais de 20 polos educacionais EAD, a UNISUAM é nota máxima em avaliação do MEC! Isso significa que o Ministério da Educação e Cultura atesta a qualidade do ensino e infraestrutura, não apenas da modalidade presencial, mas também do ensino digital.

Além disso, a UNISUAM possui uma infraestrutura de ponta! São 108 laboratórios super modernos com equipamentos de última geração, garantindo o melhor aprendizado.

Na UNISUAM, os estudantes encontram diversos projetos e parcerias estratégicas, como Workalove, possibilitando o ingresso no mercado de trabalho, além de projetos da Extensão Universitária, onde é possível vivenciar a profissão e desenvolver habilidades fundamentais para qualquer profissional.

Então, não espere para fazer a vida acontecer! Venha para a única faculdade do Brasil com Preço Fixo de verdade, onde você paga o mesmo valor da primeira até a última mensalidade. É a segurança e a tranquilidade que você precisa para focar no desenvolvimento da sua carreira de sucesso!

#BoraFazer UNISUAM!

Por Fernando Moura

Assistente de Comunicação das redes e Blog UNISUAM. Jornalista e Pós-Graduado em Comunicação e Marketing em Mídia Digitais.

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi, está com dúvidas?
Fale conosco!

X
X
Saída Home, Graduação, Formas de Ingresso, Vest Solidário 1
X
X
X
X
X
X