Aluno produz uma CNC Router de baixo custo

André Amorim mostrou como o TCC é uma excelente oportunidade pra finalizar a faculdade com um grande projeto!

• Histórias de Sucesso

30/06/2020 por Nathalia Pimenta

André Amorim, aluno do curso de Engenharia Mecânica, mostrou como o TCC é uma excelente oportunidade para finalizar a faculdade com um grande projeto em mãos: ele produziu uma CNC Router de baixo custo.

? O Globo aponta: UNISUAM é TOP 10

O projeto, que já foi inscrito no prêmio Shell Iniciativa Jovem, é uma ideia incrivelmente inovadora. André construiu uma máquina CNC Router apenas com os insumos disponíveis no Espaço Maker, oficina colaborativa de criação, produção laboratorial e prototipagem da UNISUAM, que tem por objetivo estimular a inovação por meio da fabricação digital.

Aluno produz uma CNC Router de baixo custo

Ele conta que a ideia surgiu de seu desejo de fazer um Trabalho de Conclusão de Curso além da teoria. Ele queria mesmo era colocar em prática tudo aquilo que estudou e aprendeu durante o curso e pensou na construção de um CNC Router, o qual funciona similarmente a uma fresadora manual, através do sistema de coordenadas cartesianas, porém sendo controlada por meio do computador.

? Você conhece a oficina colaborativa da UNISUAM?

O CNC Router de André realiza usinagem em MDF, aglomerado e está em fase de testes para alumínio, porém a expectativa de sucesso é alta! A ideia para o uso será compor um laboratório maker no qual, juntamente a uma impressora 3D, diversos trabalhos, tanto na área educacional quanto profissional, poderão ser realizados com muito mais rapidez, facilidade e por um baixo custo.

O desenvolvimento não foi trabalho fácil, sendo necessário a Amorim recorrer às mais variadas fontes de pesquisa e auxílio. Programação, para entender o correto funcionamento do Arduino; eletrônica, para decifrar os drivers; além das noites em claro para entender o cálculo por detrás da precisão milimétrica do seu CNC Router.

“Foram horas e horas de estudos em livros, vídeos, sites e fóruns sobre o tema, além é claro dá ajudinha dos amigos e Professores para encontrar todas as soluções”, revela ele.

Aluno produz uma CNC Router de baixo custo

Uma vez que tudo estava pronto, foi chegada a hora de mostrar ao mundo a sua criação, apresentar o seu TCC. Ele conta que o nervosismo inicial que ronda uma apresentação de TCC o atingiu, mas isso apenas até ele começar a falar de seu projeto, o qual ele conhecia todas as etapas e sentia um verdadeiro orgulho de tê-lo feito.

André ainda deseja poder levar a sua criação para os colégios, onde os alunos poderão ver a prática acontecendo, ao invés de ficarem atados somente à teoria, de modo que todos possam ter acesso ao conhecimento. O objetivo principal aqui é que o seu CNC Router possa realmente fazer a diferença!

Estude com a gente e esteja pronto para o mercado!

MATRÍCULAS ABERTAS

Conheça o curso de Engenharia Mecânica UNISUAM

Para mais informações, ligue (21) 3882-9797

Por Nathalia Pimenta