fbpx

O que está procurando?

BLOG

BLOG

Voltar

Coordenador de Educação Física da UNISUAM comenta jogo do PAN 2023

O Profº Jaime Torres esteve na transmissão de uma das semifinais do handebol feminino nos Jogos Pan-Americanos 2023

  • Coruja em Ação

07/11/2023 por Fernando Moura

Tempo de Leitura: 3 minutos

No último dia 29 de outubro, o Professor Jaime Torres, Coordenador dos Cursos de Educação Física da UNISUAM, teve a honra de comentar a semifinal de Handebol Feminino dos Jogos Pan-Americamos 2023 (PAN 2023), que aconteceram em Santiago, no Chile. 

Ex-atleta de alto rendimento e multicampeão de Handebol de Praia, ele participou da transmissão no Canal Olímpico do Brasil, onde passou a disputa entre a Seleção da Argentina e a grande surpresa da competição, a Seleção do Paraguai. 

A Argentina, que conta com diversas atletas jogando em solo europeu, confirmou o seu favoritismo e venceu a partida por 28 x 18, avançando para a última etapa da competição. 

A grande final foi disputada contra a Seleção Brasileira que, por sua vez, aplicou um sonoro 30 x 18, trazendo para casa o Ouro Pan-Americano. Com esta vitória, a Seleção Brasileira de Handebol Feminino garantiu a vaga para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

O Professor Jaime Torres falou com exclusividade sobre a sua participação, sobre a campanha da Seleção de Handebol Feminina e a expectativa para os Jogos Olímpicos de Paris:

Como surgiu o convite do Canal Olímpico do Brasil (COB)?

Tenho um contato muito legal com alguns veículos de imprensa desde os meus tempos de atleta, quando representava a Seleção Brasileira de Handebol (onde participei de 4 mundiais, sendo 3 com a seleção principal e 1 com a universitária) e a Seleção Brasileira de Handebol de Praia (onde ajudei nas transmissões de um dos meus 3 títulos mundiais, inclusive). 

Durante as entrevistas, eles gostavam dos meus comentários técnicos e táticos sobre o jogo que havia acabado de acontecer e, em 2011, veio o primeiro convite, ainda como atleta, para comentar o Mundial Feminino de Handebol que aconteceu aqui, no Brasil.

Depois disso, comentei outros Mundiais Femininos como o de 2013, que consagrou o Brasil campeão pela primeira vez na história, no antigo canal Esporte Interativo (hoje parte da TNT Sports); e, depois de não estar mais atuando pela Seleção Masculina, comentei alguns Mundiais, também. 

Este ano, o Canal Olímpico já havia me convidado para comentar a final dos Jogos da Juventude pela Cazé TV, em outubro. Daí apareceu também esse convite para a Semifinal do PAN 2023 e também tive a oportundiade de ingressar na 12ª turma do Curso Esportivo (CAGE), o mais importante do COB na área de gestão.

A Seleção Brasileira de Handebol Feminino foi campeã. O que achou da nossa participação neste PAN?

Parafraseando nosso próprio slogan aqui na UNISUAM, “as meninas voaram alto”! Assim como a Argentina, o Brasil também já conta com diversas atletas no handebol europeu. Isso somado ao trabalho do Professor Cristiano à frente da Seleção fez com que o desempenho dessa nova geração do Brasil fosse incrível em Santiago. 

Fica até difícil destacar uma atleta só como referência, de tão coeso que se encontrava o grupo. Por mais que fosse um clássico cheio de rivalidade, as “Leoas”, como são carinhosamente chamadas as meninas da nossa Seleção, jogaram de forma intensa e consistente, sem dar chances para a equipe argentina reagir, desde o começo até o fim da grande final.

De que maneira os Jogos Pan-Americanos preparam a nossa Seleção para as Olimpíadas de Paris?

Conquistar uma vaga olímpica sem precisar passar pelo Pré-Olímpico dá tranquilidade para trabalhar. E o título do Brasil no PAN 2023 já garantiu a vaga para 2024, o que é ótimo. Você ganha tempo para avaliar o grupo que esteve em Santiago junto com as atletas que não estiveram no Chile, mas ainda são de grande valia para disputar as Olimpíadas. Como falamos no esporte, o Professor Cristiano agora tem uma “dor de cabeça boa” para, em 2024, finalizar a lista oficial dos 16 nomes que irão às olimpíadas.

Por fim, qual foi o sentimento de participar da transmissão de um torneio tão importante como o PAN 2023?

É fenomenal! Esse reconhecimento por meio de convites para comentar os jogos é sempre gratificante. Faz você refletir que realmente valeu a pena tudo que você construiu quando estava lá dentro das quadras, quando era você que vestia a camisa da Seleção.

As conquistas das novas gerações são importantíssimas para o fortalecimento constante do nosso handebol. É como se eu estivesse lá dentro de quadra, com elas.



#BoraFazer o futuro acontecer!

Por Fernando Moura

Assistente de Comunicação das redes e Blog UNISUAM. Jornalista e Pós-Graduado em Comunicação e Marketing em Mídia Digitais.

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi, está com dúvidas?
Fale conosco!

X
X
Saída Home, Graduação, Formas de Ingresso, Vest Solidário 1
X
X
X
X
X
X