Odontologia: como está o mercado de trabalho?

Na Odontologia, você encontra um mercado de trabalho com diversos locais e áreas de atuação

05/07/2023 por Fernando Moura

Tem interesse em cursar Odontologia, mas não sabe a situação do mercado de trabalho? Fique tranquilo, pois agora nós vamos entender juntos as oportunidades que o profissional de saúde bucal encontra nesse ramo tão importante.

Como está o mercado de trabalho para Odontologia?

O mercado de trabalho para o setor de Odontologia está super aquecido. Segundo dados do Research and Markets, a área odontológica deve movimentar U$ 35,7 bilhões em todo mundo durante 2023. Esse valor representa um crescimento anual superior a 5,5% ao ano, desde 2018.

São diversos os fatores que levam a Odontologia a se tornar uma bela opção para quem deseja atuar no ramo da saúde. Vamos entender:

O primeiro deles se deve à maior preocupação com os cuidados preventivos da higiene bucal. Aliados a isso, temos o avanço da tecnologia da indústria, o que permite variedade de tratamentos, aumento da renda e envelhecimento da população.

É possível notar também um aumento da procura por tratamentos estéticos, na busca por um sorriso mais bonito e rosto harmônico. Os profissionais que trabalham com aparelhos ortodônticos, implantes e lentes de contato dental encontram uma boa demanda de pacientes.

Além de atuar em consultórios ou clínicas próprias, o profissional de Odontologia encontra outras possibilidades:

• Empresas que realizam atendimento dos funcionários em programas de prevenção de saúde bucal;
  • Escolas que fazem campanhas preventivas para crianças e adolescentes;
  • Setor público, atuando em postos de saúde, unidades de pronto atendimento e secretarias, desenvolvendo políticas públicas de saúde;
  • Indústria de equipamentos odontológicos, participando de pesquisas, acompanhamento de testes ou prestando consultoria.

Quais são as áreas da Odontologia?

Além da possibilidade de atuar em diversos locais, a Odontologia também permite ao profissional trabalhar em diferentes especialidades. São elas:

• Ortodontia: tratamento com aparelhos ortodônticos;
  • Odontopediatria: atendimento a bebês, crianças e adolescentes;
  • Odontogeriatria: atendimento à pessoas idosas;
  • Implantodontia: voltado para implantes dentários;
  • Endodontia: atua com estruturas internas dos dentes, como tratamento de canal;
  • Periodontia: trabalha com as gengivas e estruturas de sustentação aos dentes;
  • Cirurgia: realiza cirurgias mais complexas em ambientes hospitalares, para situações de traumas na face e ossos do crânio;
  • Odontologia estética: procedimentos como clareamento dental, colocação de facetas de porcelana etc.

Quanto ganha um dentista?

Primeiro de tudo é importante entender que há variação de remuneração baseada na especialização e localização do profissional. O dentista que atua no sudeste possui uma média salarial mais elevada que em outras regiões. Segundo o site Salario.com, que utiliza dados do CAGED, eSocial e Empregador Web, o dentista ganha em média R$ 4.771,90, no mercado brasileiro, para uma carga horária de 32 horas semanais.

Como me destacar na Odontologia?

Além de te capacitar para fazer diagnósticos, restaurar, extrair dentes, instalar próteses e realizar cirurgias, o Curso de Odontologia da UNISUAM desenvolve habilidades importantes de comportamento. Softs Skills como empatia, boa comunicação, trabalho em equipe e flexibilidade de atendimento são algumas das competências construídas para ter uma carreira de sucesso.

O problema é o dinheiro? Fique tranquilo, só a UNISUAM tem o Preço Fixo e você sabe quanto vai pagar do início ao final da Graduação. É isso mesmo! Sem aumento mensal, semestral ou anual!

Venha para a UNISUAM e tenha uma carreira de sucesso!