fbpx

O que está procurando?

BLOG

BLOG

Voltar

Uso de medicamentos: você já se informou com o Farmacêutico?

Buscar informações com o Farmacêutico pode proporcionar conhecimentos sobre medicamentos e reduzir intoxicações.

  • Viver Bem

20/04/2021 por Luana Medeiros

Tempo de Leitura: 2 minutos

Os medicamentos são importantes, pois salvam vidas e melhoram a saúde. A utilização deles é a forma mais comum de terapia em nossa sociedade, entretanto, existem problemas de saúde relacionados ao uso de fármacos. Você já se informou sobre isso?

 

Relação risco-benefício no uso de medicamentos

A relação risco-benefício está presente no cotidiano das pessoas que usam medicamentos, incluindo reações adversas a medicamentos e interações medicamentosas, que interferem na qualidade de vida das pessoas e aumentam os custos da saúde. 

Ter acesso a medicamentos não resulta necessariamente em melhores condições de saúde, pois os maus hábitos de prescrição, a automedicação inadequada e as falhas na dispensação podem levar a tratamentos ineficazes e sem segurança. Contudo, é certo que a possibilidade de receber o tratamento adequado reduz a incidência de agravos à saúde.

As informações sobre medicamentos estão entre as atividades efetivas para promover o uso racional de medicamentos. Esse uso racional é definido como o recebimento do medicamento adequado para as necessidades do paciente, na dose correta, durante o período adequado e com o menor custo possível para a sociedade e, portanto, a disponibilidade de fontes de informação sobre medicamentos que sejam confiáveis e atualizadas são indispensáveis. 

 

? Farmácia Clínica e Hospitalar: motivos pra se especializar

 

Nesse sentido, medidas devem ser adotadas para melhorar a farmacoterapia, a acessibilidade e o uso de informação sobre medicamentos apropriada e relevante para a prática com usuários, o que é fundamental para o uso racional e efetivo de medicamentos.

 

Farmacêutico é a melhor fonte para informações sobre o uso de medicamentos

A busca de informações sobre os medicamentos por meio de um profissional habilitado, como o Farmacêutico, pode proporcionar conhecimentos técnico-científicos sobre medicamentos de forma objetiva, ajudando a tirar dúvidas e reduzir as intoxicações causadas por esses produtos, além de atualizar o público sobre o seu tratamento. 

Então, não deixe de procurá-lo na farmácia ou no hospital mais próximo de você!


Vem ser UNISUAM e se destaque no mercado! Conheça a Pós em Farmácia Clínica e Hospitalar UNISUAM!

Por Luana Medeiros

Analista de Comunicação e MKT/Jornalista/Revisora - Especialista em produção de conteúdo com foco em alta performance

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi, está com dúvidas?
Fale conosco!

X
X
X
X
X
X
X
X