Projeto de Mestrado em Ciências da Reabilitação atende pacientes com Ciatalgia Crônica

Pessoas com Ciatalgia receberão tratamento gratuito na CLESAM, Clínica de Saúde da UNISUAM. As inscrições estão abertas.

• Viver Bem

09/06/2022 por Carolina Grimiao

A Ciatalgia é a dor que ocorre quando o nervo ciático encontra-se inflamado. O sintoma mais clássico é a dor lombar, mas como se trata do nervo mais longo do nosso corpo, a dor pode irradiar para as pernas, causando algumas vezes a perda de sensibilidade e fraqueza muscular no membro. A principal causa da inflamação do nervo ciático é um problema muito comum na vida dos brasileiros, a hérnia de disco.

Foi pensando nessa realidade e na necessidade de analisar a dor e as limitações funcionais que a Ciatalgia causa nas pessoas que a equipe de pesquisa liderada pelo Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da UNISUAM, Leandro Alberto Calazans Nogueira, está desenvolvendo o projeto intitulado “Gerenciamento do tecido neural adicionado à orientação para manter-se ativo em pacientes com Ciatalgia crônica”.

Para o Professor, pensar em um tratamento que seja mais eficaz vai melhorar a qualidade de vida de milhares de pessoas:  “Estudos anteriores têm revelado que a dor lombar é uma das principais causas de anos vividos com incapacidade em todo mundo. A Ciatalgia se apresenta como uma forma grave de dor lombar. Embora seja um problema frequente, não existe uma estratégia de tratamento considerada padrão ouro para o tratamento dessa população”, explica.

O projeto faz parte de um trabalho de pesquisa que o Professor vem desenvolvendo na área de dor musculoesquelética com a participação dos alunos da Graduação, Especialização, Mestrado e Doutorado em diversas áreas da saúde. Recentemente aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UNISUAM, conta com o apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). O financiamento do projeto foi aprovado no edital Jovem Cientista do Nosso Estado de 2020, um dos mais concorridos no Rio de Janeiro.

“O protocolo de pesquisa foi publicado recentemente no importante periódico Plos One. Este estudo possui grande relevância graças ao elevado impacto social gerado pela oferta de atendimento fisioterapêutico gratuito e acompanhamento à população da zona metropolitana da cidade que sofre com Ciatalgia crônica”, explica o Professor Leandro.

Uma das profissionais atuantes no projeto é Juliana Valentim, que é Mestre em Ciências da Reabilitação e bolsista CAPES candidata ao Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da UNISUAM. A fisioterapeuta tem realizado diversas ações para promover nas redes sociais e em instituições e órgãos competentes, a oferta do tratamento aos pacientes. E o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Segunda Região (CREFITO-2) divulgou a chamada do projeto para que pacientes e usuários tenham conhecimento do serviço disponibilizado.

O tratamento será realizado na Clínica Escola Amarina Motta, CLESAM, que é a Escola de Saúde da UNISUAM. Os interessados em participar do estudo podem realizar a inscrição neste link. A Secretaria Geral do Ensaio Clínico se encontra disponível para tirar as possíveis dúvidas através do telefone (21) 99866-4688.

Saiba mais sobre o Mestrado e o Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da UNISUAM!