fbpx

O que está procurando?

BLOG

BLOG

Voltar

Novembro Azul: homem também se cuida!

Câncer de próstata é a causa de morte de 28,6% da população masculina, mas pode ser prevenida com antecedência chegando a 90% de chances de cura.

  • Viver Bem

29/11/2022 por Carolina Grimiao

Tempo de Leitura: 2 minutos

Provavelmente você já ouviu falar em Outubro Rosa. Mas e em Novembro Azul? Esse movimento internacional começou em 2003 para a conscientização do público masculino para o câncer de próstata. Segundo o Ministério da Saúde, a doença é a causa de morte de 28,6% dos homens no mundo. Por isso, esse mês é utilizado como um alerta para lembrar sobre a importância de cuidar da saúde, quebrar os tabus e realizar a prevenção anualmente. A boa notícia é que, com o diagnóstico precoce, há 90% de chance de cura. 

Vamos conhecer um pouco mais sobre essa questão?

✅ A próstata

A próstata é uma glândula que faz parte do sistema reprodutor masculino. Essa glândula exerce um importante papel na reprodução, uma vez que libera uma secreção que será eliminada no momento da ejaculação e garante a viabilidade dos espermatozóides. É comum que ela aumente à medida que o homem envelhece e, com isso, pode causar uma obstrução na uretra, impedindo a passagem adequada de urina. É na próstata que se observa o desenvolvimento de câncer, que costuma aparecer em homens com mais de 65 anos.

? Veja também: Público acima dos 50 anos cada vez mais presente nas universidades

✅ O câncer de próstata

A incidência do câncer de próstata é alta nos homens, mas infelizmente ainda não é tratado com a devida atenção. É uma doença que está relacionada, na maioria dos casos, com a idade do paciente, mas outros fatores também podem influenciar, como já ter tido casos na família, má alimentação ou apresentar quadro de obesidade.

✅ Diagnóstico

O diagnóstico da doença é feito pela análise dos resultados dos exames clínicos (toque retal) e do exame de sangue denominado Antígeno Prostático Específico (PSA). O toque retal, que costuma ser um tabu entre o público masculino, é um exame onde o médico consegue perceber a textura da glândula e avaliar se há presença de caroços. É rápido e pouco incômodo e costuma ser recomendado a partir dos 50 anos de idade. Em pacientes que apresentam histórico familiar dessa doença, a recomendação é que os exames sejam feitos a partir dos 45.

? Você pode se interessar: UNISUAM recebe certificado da Secretaria Municipal de Saúde

✅ Tratamento

O tratamento para o câncer de próstata é baseado no uso de técnicas como cirurgia e radioterapia. Mas é sempre bom lembrar que as maiores chances de cura acontecem com o diagnóstico precoce. Por isso a importância de realizar os exames na idade indicada ou na ocorrência de sintomas, como dores ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina ou no sêmen.

✅ A prevenção é sempre o melhor caminho!

Dados divulgados pelo Governo Federal destacam que, apesar de ser uma doença comum, o percentual de cura é alto, chegando a mais de 90% de chances, caso seja diagnosticado no início. E não precisa esperar novembro para isso. Em qualquer época do ano é possível realizar os exames e ter a tranquilidade de uma saúde plena.


Venha para a UNISUAM e seja um profissional atualizado com o mundo!

Por Carolina Grimiao

Analista de Comunicação do Blog UNISUAM. Jornalista, Historiadora e Psicopedagoga. Mestranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da UFF. Apaixonada por Educação e Cultura Popular.

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi, está com dúvidas?
Fale conosco!

X
X
X
X
X
X
X
X