Faltam  

DIAS
HORAS
MINUTOS

para o início das aulas da Graduação Digital!

O que está procurando?

X

BLOG

BLOG

Voltar

Novembro Azul: homem também se cuida!

Câncer de próstata é a causa de morte de 28,6% da população masculina, mas pode ser prevenida com antecedência chegando a 90% de chances de cura.

  • Viver Bem

29/11/2022 por Dianne Caamaño

Tempo de Leitura: 2 minutos

Provavelmente você já ouviu falar em Outubro Rosa. Mas e em Novembro Azul? Esse movimento internacional começou em 2003 para a conscientização do público masculino para o câncer de próstata. Segundo o Ministério da Saúde, a doença é a causa de morte de 28,6% dos homens no mundo. Por isso, esse mês é utilizado como um alerta para lembrar sobre a importância de cuidar da saúde, quebrar os tabus e realizar a prevenção anualmente. A boa notícia é que, com o diagnóstico precoce, há 90% de chance de cura. 

Vamos conhecer um pouco mais sobre essa questão?

✅ A próstata

A próstata é uma glândula que faz parte do sistema reprodutor masculino. Essa glândula exerce um importante papel na reprodução, uma vez que libera uma secreção que será eliminada no momento da ejaculação e garante a viabilidade dos espermatozóides. É comum que ela aumente à medida que o homem envelhece e, com isso, pode causar uma obstrução na uretra, impedindo a passagem adequada de urina. É na próstata que se observa o desenvolvimento de câncer, que costuma aparecer em homens com mais de 65 anos.

? Veja também: Público acima dos 50 anos cada vez mais presente nas universidades

✅ O câncer de próstata

A incidência do câncer de próstata é alta nos homens, mas infelizmente ainda não é tratado com a devida atenção. É uma doença que está relacionada, na maioria dos casos, com a idade do paciente, mas outros fatores também podem influenciar, como já ter tido casos na família, má alimentação ou apresentar quadro de obesidade.

✅ Diagnóstico

O diagnóstico da doença é feito pela análise dos resultados dos exames clínicos (toque retal) e do exame de sangue denominado Antígeno Prostático Específico (PSA). O toque retal, que costuma ser um tabu entre o público masculino, é um exame onde o médico consegue perceber a textura da glândula e avaliar se há presença de caroços. É rápido e pouco incômodo e costuma ser recomendado a partir dos 50 anos de idade. Em pacientes que apresentam histórico familiar dessa doença, a recomendação é que os exames sejam feitos a partir dos 45.

? Você pode se interessar: UNISUAM recebe certificado da Secretaria Municipal de Saúde

✅ Tratamento

O tratamento para o câncer de próstata é baseado no uso de técnicas como cirurgia e radioterapia. Mas é sempre bom lembrar que as maiores chances de cura acontecem com o diagnóstico precoce. Por isso a importância de realizar os exames na idade indicada ou na ocorrência de sintomas, como dores ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina ou no sêmen.

✅ A prevenção é sempre o melhor caminho!

Dados divulgados pelo Governo Federal destacam que, apesar de ser uma doença comum, o percentual de cura é alto, chegando a mais de 90% de chances, caso seja diagnosticado no início. E não precisa esperar novembro para isso. Em qualquer época do ano é possível realizar os exames e ter a tranquilidade de uma saúde plena.


Venha para a UNISUAM e seja um profissional atualizado com o mundo!

Outras sugestões de postagens pra você...

ODS 08: o que é, por que...
O ODS 08 faz parte da Agenda 2030 da Organização...
Veja mais
mulher em frente ao computadormulher em frente ao computador
Como montar um currículo ainda na faculdade...
Entrar no mercado de trabalho pode parecer desafiador quando o...
Veja mais
Egresso de Ciências da Reabilitação da UNISUAM é professor na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)Egresso de Ciências da Reabilitação da UNISUAM é professor na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)
Egresso de Ciências da Reabilitação da UNISUAM...
João Paulo Freitas, egresso do Doutorado Acadêmico em Ciências da...
Veja mais

Por Dianne Caamaño

Apaixonada por livros, séries, cultura pop e tudo que envolva boas histórias, principalmente se vier com uma xícara de café do lado. Amo escrever sobre o que faz a gente pensar, sonhar e se conectar. Por aqui, trago conteúdo com curiosidade, carinho e uma pitada de criatividade.

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X
Entrada Formas de Ingresso
X
Home, Graduação, Formas de Ingresso, Vest Solidário
X
Entrada Graduação
X
X
X
X
Entrada Formas de Ingresso
X