fbpx

O que está procurando?

BLOG

BLOG

Voltar

A importância das atividades físicas para saúde mental

Entenda o papel que a atividade física desempenha para saúde mental

  • Viver Bem

20/09/2023 por Luis Felipe Fleury

Tempo de Leitura: 2 minutos

A relação entre a atividade física e a saúde mental tem sido um tópico de crescente interesse e pesquisa nas últimas décadas. Os benefícios dos exercícios para o corpo são bem conhecidos, mas muitas vezes subestimamos o impacto positivo que a atividade física possui em nossa saúde mental

Esse texto pretende explorar a importância dos exercícios para a saúde mental, destacando como a prática regular de atividades físicas pode melhorar o bem-estar psicológico e emocional dos seres humanos.

Mais da metade da população não pratica exercícios físicos

De acordo com pesquisa realizada pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) e divulgada nos meios de comunicação, 52% dos brasileiros raramente ou nunca praticam atividades físicas. Assim, o levantamento aponta que 22% da população se exercita diariamente, 13% se movimentam pelo menos três vezes por semana, enquanto que 8% fazem alguma atividade pelo menos duas vezes na semana

O trabalho também concluiu que a atividade física é um fator protetivo contra o adoecimento. A pesquisa apontou que 72% das pessoas que praticam exercícios com frequência não tiveram problemas de saúde nos últimos 12 meses. Porém, entre os que nunca praticam atividades físicas, 42% sofreram problemas de saúde em 2022.

Benefícios da prática de atividades físicas

Primeiro, é importante destacar que os exercícios desempenham um papel fundamental no cuidado e manejo do estresse e da ansiedade. A rotina diária muitas vezes nos expõe a situações estressantes, e o corpo humano tem uma resposta natural ao estresse. Portanto, a atividade física auxilia na liberação de hormônios, que são substâncias químicas que podem atuar positivamente em todo corpo, aliviando o nervosismo e melhorando o humor. Além disso, a prática regular de exercícios ajuda a diminuir os níveis de cortisol, um hormônio relacionado ao estresse, contribuindo assim para o equilíbrio emocional.

Em segundo lugar, os exercícios promovem a melhoria da autoestima, que é uma variável muito importante para saúde mental. Dessa forma, à medida que as pessoas se comprometem com uma rotina de exercícios e veem melhorias em sua saúde física, como o aumento da força muscular, sua autoconfiança aumenta. Isso pode ser especialmente benéfico para aqueles que lutam contra problemas de autoestima.

Benefícios do exercício para a depressão

Os exercícios podem desempenhar um papel crucial no combate à depressão. Estudos demonstraram que a atividade física regular pode ser tão eficaz quanto a terapia ou medicamentos antidepressivos para muitas pessoas. A prática de esporte ou atividades estimula a liberação de neurotransmissores como a serotonina e a dopamina, que desempenham um papel importante na regulação do humor. Além disso, a interação social em atividades físicas em grupo, como aulas de ginástica, pode combater o isolamento social, um fator de risco comum para a depressão.

Por fim, os exercícios contribuem para a melhoria da qualidade do sono. A insônia e outros distúrbios do sono são frequentemente relacionados a problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão. A prática regular de exercícios ajuda a regular os ciclos de sono, tornando mais fácil adormecer e ter um sono mais reparador. Isso, por sua vez, melhora o estado de alerta, a concentração e o bem-estar geral durante o dia.



Venha para a UNISUAM e voe alto!

Por Luis Felipe Fleury

Luis Felipe Fleury é psicólogo, mestre e doutor em Psicologia pela UFRJ. Professor do curso de Psicologia e da Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Pessoas da UNISUAM. Membro titular do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP/CONEP/CNS).

comentários

Emilio | 26/03/2024 à45 13:07

Bom artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi, está com dúvidas?
Fale conosco!

X
X
Saída Home, Graduação, Formas de Ingresso, Vest Solidário 1
X
X
X
X
X
X