Pesquisadores da UNISUAM participam da produção de livro internacional

A parceria com o professor e pesquisador Jannis Papathanasiou gerou 4 capítulos escritos pelos nossos estudantes na última edição de seu livro

• Mestrado e Doutorado

16/02/2024 por Fernando Moura

No dia 27 de janeiro, ocorreu o lançamento internacional do livro “Essentials of Physical and Rehabilitation Medicine for Undergraduate Medical Students”, pelo pesquisador grego, Professor Dr. Jannis Papathanasiou, na Medical University of Sofia, na Bulgária.

O Professor Jannis, que esteve na UNISUAM em 2017 para ministrar uma palestra sobre reabilitação cardiovascular para os alunos e pesquisadores do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências da Reabilitação (PPGCR), apresentou seus trabalhos na área de reabilitação de pacientes com insuficiência cardíaca. Na ocasião, além de visitar os laboratórios do Programa e discutir novos projetos de colaboração internacional, convidou os pesquisadores e alunos interessados em colaborar na nova edição de seu livro.

Após mais de 5 anos de pesquisas, alguns capítulos foram publicados pelos nossos alunos e pesquisadores. Confira:

17 – Basic Principles of Acupuncture in Rehabilitation

Danielle Terra Alvim, Sileyda Costa, Arthur de Sá Ferreira

35 – Pulmonary Rehabilitation

Fernando Silva Guimarães, Jannis Papathanasiou, Arthur de Sá Ferreira and Agnaldo José Lopes

36 – Rehabilitation in COVID-19 and post-COVID-19 syndrome

Jannis Papathanasiou, Kiril Panayotov, Arthur de Sá Ferreira, Luis Felipe da Fonseca Reis and Agnaldo José Lopes

37 – Cardiac Rehabilitation

Jannis Papathanasiou, Ivo Petrov, Arthur de Sá Ferreira and Agnaldo José Lopes

A parceria internacional com o Professor Jannis iniciou-se há 10 anos, quando o Professor Dr. Arthur de Sá Ferreira, Coordenador e pesquisador do PPGCR, citou um de seus artigos sobre avaliação de pacientes com doenças cardiovasculares nos artigos publicados pelo egresso de mestrado Rodrigo de Assis Ramos. Desde então, os pesquisadores têm colaborado à distância, discutindo novos projetos em colaboração e publicando artigos em coautoria.

O Professor Arthur aproveitou para comentar sobre a possibilidade de colaboração e o objetivo de promover intercâmbio:

“A vinda do Professor Jannis ao Brasil consolida também a parceria com a Universidade da Bulgária, país onde mora o pesquisador, e amplia a possibilidade de colaboração com outros pesquisadores do nosso grupo de pesquisa. Adicionalmente, o Programa de Ciências da Reabilitação cumpre sua missão de internacionalização, com perspectivas de intercâmbio de alunos e pesquisadores”.

#BoraFazer um legado!