fbpx

O que está procurando?

BLOG

BLOG

Voltar

Qual a diferença entre pós-graduação lato sensu e stricto sensu

Se você deseja fazer uma pós-graduação e está em dúvida em qual tipo tem mais a sua cara, entenda agora as diferenças

  • Pós-graduação

02/07/2024 por Fernando Moura

Tempo de Leitura: 4 minutos

A busca por uma formação acadêmica avançada é um passo importante na carreira de muitos profissionais. No Brasil, essa formação pode seguir duas principais vertentes: lato sensu e stricto sensu. Compreender as distinções entre esses tipos de pós-graduação é crucial para tomar decisões informadas e estratégicas. Este artigo explora em detalhes o significado de cada termo, o que cada modalidade abrange e as principais diferenças entre elas, ajudando você a escolher a melhor opção para seus objetivos.

Qual o significado de Lato Sensu e Stricto Sensu?

Os termos “lato sensu” e “stricto sensu” são de origem latina e amplamente utilizados no contexto acadêmico para diferenciar os tipos de pós-graduação.

O termo Lato sensu significa “em sentido amplo”, abrangendo cursos que visam a especialização e o aprimoramento de habilidades práticas e profissionais.

Já o Stricto sensu significa “em sentido estrito”. Inclui cursos com um foco mais acadêmico e de pesquisa científica, como os mestrados e doutorados.

Esses termos ajudam a categorizar e a definir o propósito e a estrutura dos cursos de pós-graduação oferecidos pelas instituições de ensino superior.

O que é Pós-Graduação Lato Sensu?

A pós-graduação lato sensu é voltada para a especialização profissional. Esses cursos são projetados para aqueles que buscam aprofundar seus conhecimentos em áreas específicas de atuação, atualizando-se com as últimas tendências e práticas do mercado. Entre os cursos lato sensu, os mais comuns são as especializações e os MBAs (Master of Business Administration).

Dessa maneira, esse formato de pós-graduação tem foco no desenvolvimento prático, oferecendo conhecimentos e habilidades que possam ser aplicadas no dia a dia. Com duração entre um e dois anos, o profissional recebe diploma de especialista, que é altamente reconhecido no mercado de trabalho.

Cursos de especialização

Esses cursos têm foco em áreas do conhecimento e buscam proporcionar conhecimento prático. Dessa forma, é perfeito para quem deseja se aprofundar em determinados temas e adquirindo habilidades específicas, além de se atualizar com o que há de mais moderno.

MBA 

Por sua vez, o MBA é voltado para negócios e administração, projetados para desenvolver habilidades de gestão e liderança. Além disso, o MBA tem a característica de oferecer formação abrangente em áreas como finanças, marketing, recursos humanos e estratégia empresarial.

O que é Pós-Graduação Stricto Sensu

A pós-graduação stricto sensu, por outro lado, é destinada à formação acadêmica e à pesquisa científica. Inclui os cursos de Mestrado e Doutorado, que são mais longos e rigorosos em termos de exigências acadêmicas.

Com foco em pesquisas científicas e acadêmicas, os cursos têm o objetivo de produzir conhecimentos por meio de pesquisa básica ou aplicada. 

Mestrado

O Mestrado visa formar pesquisadores e professores para o ensino superior. Durante o programa, os alunos desenvolvem um projeto de pesquisa sob orientação de um professor e, ao final do curso, defendem uma dissertação.

Doutorado

No Doutorado, o profissional deve desenvolver uma pesquisa original e inovadora, que solucione algum tipo de problema. Com alta exigência de dedicação, se mostra ideal para o profissional que deseja seguir carreira na academia ou instituições de pesquisa.

Qual a diferença entre Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu

Entendendo o que significa cada tipo de Pós-Graduação, fica mais fácil compreender a diferença entre elas, mas em resumo, a Pós-Graduação Lato Sensu oferece especialização profissional e aplicação prática no mercado. Já a Pós-Graduação Stricto Sensu foca na formação acadêmica, buscando desenvolver pesquisas e gerar conhecimentos em um campo.

Portanto, antes de decidir qual caminho seguir, reflita sobre seus objetivos e interesses pessoais. Se você tem intenção de se inserir rapidamente no mercado de trabalho e aplicar de maneira prática os seus conhecimentos, a Pós-Graduação Lato Sensu é o melhor caminho. Porém, caso almeje seguir carreira acadêmica, dedicando-se à pesquisa e gerando novos conhecimentos, a Pós-Graduação Stricto Sensu  é a mais recomendada.

Por que fazer uma Pós-Graduação?

Investir em uma pós-graduação oferece diversas vantagens. Primeiramente, ela permite uma especialização em um campo, proporcionando conhecimentos aprofundados que muitas vezes não são abordados na graduação. Além disso, uma pós-graduação aumenta as chances de progressão na carreira, oferecendo melhores oportunidades de emprego, salários mais altos e também se mostra excelente para criar networking, permitindo o contato com profissionais e especialistas da área.

  • Salários mais altos: um dos benefícios mais significativos da pós-graduação são os salários mais altos. Segundo o IBGE, profissionais especializados têm vencimentos até 225% superiores aos companheiros graduados. Além disso, segundo o estudo, a diferença pode ser ainda maior para mestres e doutores;

  • Especialização e aprofundamento de conhecimentos: outra razão bastante relevante para fazer uma pós-graduação é a possibilidade de se especializar em uma área. Durante o curso, os alunos têm a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos e desenvolver competências que não foram abordadas de forma tão detalhada na graduação e serão fundamentais na carreira;

  • Avanço na carreira: a pós-graduação pode abrir portas para novas oportunidades de emprego e progressão na carreira. Muitos empregadores valorizam a formação continuada e enxergam a pós-graduação como um grande diferencial competitivo;

  • Networking: durante o curso de pós-graduação, os alunos têm a oportunidade de conhecer e interagir com outros profissionais e especialistas da área. Dessa forma, é possível construir uma rede de contatos, que pode ser fundamental na busca por novas oportunidades de trabalho e na troca de experiências e conhecimento;

  • Atualização profissional: em um mercado de trabalho que vive mudanças constantes, é fundamental que os profissionais estejam sempre atualizados. A pós-graduação oferece a oportunidade de aprender sobre as últimas tendências e inovações na área de atuação, garantindo que os profissionais estejam preparados para enfrentar os desafios do mercado.

Pós-Graduação na UNISUAM!

A UNISUAM é a melhor escolha para você que busca se destacar no mercado e propor soluções para problemas reais de sua área. A Pós-Graduação UNISUAM pode ser encontrada nas modalidades presencial, webconferência e 100% online, possuindo uma metodologia de ensino focada no ensino teórico-prático e um corpo docente com ampla experiência de mercado.

Além disso, a UNISUAM conta com os programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Reabilitação e Desenvolvimento Local, ambos reconhecidos pelo CAPES.

#BoraFazer Pós na UNISUAM!

Por Fernando Moura

Analista de Marketing das redes e Blog UNISUAM. Jornalista e Pós-Graduado em Comunicação e Marketing em Mídia Digitais.

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X
Entrada Formas de Ingresso
X
Home, Graduação, Formas de Ingresso, Vest Solidário
X
Entrada Graduação
X
X
X
X
Entrada Formas de Ingresso
X