fbpx

O que está procurando?

BLOG

BLOG

Voltar

Por que fazer Pós-Graduação em Gestão de Processos e Métodos Ágeis?

Especialistas em Gestão e Processos e Métodos Ágeis encontram um mercado de trabalho em expansão

  • Pós-graduação

09/02/2024 por Fernando Moura

Tempo de Leitura: 3 minutos

As organizações estão sempre buscando maneiras de aumentar a produtividade. Dessa forma, uma boa gestão de processos e aplicação de métodos ágeis, garante a otimização das atividades de uma empresa.

Portanto, os métodos são os processos que uma companhia precisa adotar no dia a dia, para garantir agilidade. Ou seja, os métodos são o caminho para assegurar uma cultura ágil.

Assim, um profissional especializado na gestão desses processos e métodos, encontra um mercado ávido por pessoas capacitadas que possam potencializar o desenvolvimento de projetos nas organizações.

Vamos conhecer mais sobre esse universo!

O que são métodos ágeis?

As metodologias ágeis buscam acelerar a entrega de projetos. Com fracionamento de entregas em ciclos menores, é possível corrigir problemas eventuais com mais rapidez, além de permitir a revisão de planejamentos.

Portanto, os métodos ágeis buscam estimular uma gestão de processos, garantindo o controle e possíveis ajustes. Basicamente, são um conjunto de práticas eficazes que possuem o objetivo de tornar a entrega mais rápida de produtos de alta qualidade, alinhando o projeto de desenvolvimento, com as necessidades do cliente.

Com a transformação digital dos dias atuais, contar com métodos ágeis se torna fundamental. Segundo estudo da CA Technologies, 81% dos executivos acreditam que metodologias ágeis são necessárias para a transformação digital e melhora do negócio. 

Qual o impacto dos métodos ágeis em uma organização?

Como já explicamos, os métodos ágeis geram impactos positivos nas organizações. Mas, quais são os benefícios? Vamos descobrir:

Aumento da produtividade

Esse é o maior benefício gerado pelos métodos ágeis. Como o objetivo é reduzir o tempo de entrega dos projetos, a empresa ganha muito em produtividade. Além disso, os métodos ágeis ainda promovem autogerenciamento das equipes, assegurando que os colaboradores se cobrem a respeito de prazos e metas.

Múltiplas entregas

Outra vantagem é a entrega de múltiplas tarefas. A partir do momento que as tarefas são divididas em ciclos menores, a empresa consegue gerar valor ao cliente antes mesmo do fim do projeto.

Qualidade do produto

Os processos passam por diversas revisões e correções. Isso garante melhorias constantes e uma qualidade superior.

Maior qualidade dos colaboradores do projeto

Os métodos ágeis requerem maior dedicação dos colaboradores. Isso se deve ao autogerenciamento das equipes, no qual os próprios funcionários realizam a distribuição e cobrança de tarefas. Assim, nota-se um aumento do foco e engajamento dos profissionais envolvidos nos projetos.

Redução de problemas 

Outra vantagem que precisa ser ressaltada é a redução de falhas. Com os processos divididos em ciclos, o reconhecimento de erros é notado rapidamente, facilitando a gestão e correção.

Aumento da satisfação do cliente

Por fim, mas não menos importante. O aumento da satisfação está entre os principais benefícios gerados por esse métodos, que garantem uma cultura ágil, uma vez que permite maior participação do cliente no processo de desenvolvimento do projeto. Dessa forma, ao final, o produto final alcançará as necessidades solicitadas.

Quais são as metodologias de uma cultura ágil?

As empresas podem trabalhar diversas metodologias que agilizam projetos. Veja as principais:

  • Scrum;

  • Kanban;

  • Lean;

  • Feature Driven Development (FDD);

  • eXtreame Programming (XP);

  • Microsoft Solutions Framework (MSF).

Pós-Graduação em Gestão de Processos e Métodos Ágeis UNISUAM

A Pós-Graduação em Gestão de Processos e Métodos Ágeis da UNISUAM prepara você para analisar os processos aplicados em uma empresa. Dessa forma, você se torna peça-chave, garantindo a otimização de tarefas, elaborando indicadores de gestão e planejando a execução e controle de projetos.


Com o mercado em expansão, você vai desenvolver conhecimentos em métodos como Scrum e Kanban, até design thinking. Assim, você estará pronto para atuar em empresas de pequeno a médio porte e de qualquer ramo da economia. 

Além de Bonsucesso, você encontra a Pós-Graduação em Gestão de Processos e Métodos Ágeis na Zona Oeste, na unidade da UNISUAM em Campo Grande!

#BoraFazer Pós na UNISUAM!

Por Fernando Moura

Assistente de Comunicação das redes e Blog UNISUAM. Jornalista e Pós-Graduado em Comunicação e Marketing em Mídia Digitais.

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi, está com dúvidas?
Fale conosco!

X
X
X
X
X
X
X
X