fbpx

O que está procurando?

BLOG

BLOG

Voltar

Como trabalhar com futebol?

Descubra como uma especialização em futebol pode abrir portas para uma carreira de sucesso no esporte mais popular

  • Pós-graduação

19/03/2024 por Fernando Moura

Tempo de Leitura: 2 minutos

Como seria trabalhar no ambiente que você ama e sempre quis vivenciar? Imagina só transformar a paixão de infância em profissão? Bom, se você é apaixonado por futebol, provavelmente já teve o sonho de trabalhar com futebol. 

Então, preparamos um conteúdo explicando tudo que você precisa para trabalhar em clubes de futebol.

 

Como atuar no futebol?

Escolha uma carreira

O futebol conta com uma rede de profissionais bem diversificados, como administradores, comunicadores, economistas, fisioterapeutas, educadores físicos e outros profissionais da saúde. Dessa forma, o universo do esporte mais popular do mundo é bastante inclusivo para todo tipo de formação acadêmica.

Formação necessária

Assim como em qualquer área, para se tornar um bom profissional é necessário estudar e aprender. Isso vale para todos, inclusive ex-jogadores que já tiveram a oportunidade de vivenciar o esporte.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) oferece diversos tipos de cursos em sua academia, a CBF Academy, para quem deseja atuar em alguns setores do futebol. Além disso, para carreira como treinador, alguns desses cursos são obrigatórios.

O MBA em Gestão de Futebol da UNISUAM é uma bela possibilidade de especialização no futebol. Essa pós-graduação oferece visão completa do esporte dentro e fora das quatro linhas.Além disso, destaca-se pela integração prática e teórica, com foco no futebol masculino, feminino e de base. Com formação 360, abrange sete áreas:

  • Gestão de clubes;

  • Finanças;

  • Gestão Técnica;

  • Direito Esportivo;

  • Gestão Pessoal;

  • Performance e Saúde;

  • Marketing.

Dessa forma, você tem uma noção global da gestão esportiva focada no futebol e se torna apto para atuar em:

  • Gestão de Clubes: lidere atividades administrativas, financeiras e marketing de clubes;

  • Indústria do Futebol: atue em cargos relacionados à indústria do futebol, colaborando clube se federações;

  • Empreendedorismo: explore oportunidades de negócios e lidere iniciativas;

  • Consultoria Esportiva: ofereça serviços de consultoria, auxiliando as organizações a alcançar os objetivos.

Dicas para atuar com futebol

Encontre oportunidades

O universo do futebol causa impressão de ser muito restrito, mas não é! Assim como em qualquer profissão, o caminho é longo mas há oportunidades que permitem o pontapé inicial.

Pense em começar a sua jornada em clubes de menor investimento e até mesmo nas categorias de base. É possível encontrar estágios e trabalhos administrativos que vão ajudar a se inserir nesse mercado, enquanto termina a sua preparação.

Tenha um bom networking

Burlesque se conectar com pessoas do meio futebolístico. Você terá aprendizados importantes, além da possibilidade de ser apresentado a mais pessoas. Dessa forma, a própria especialização ajuda a obter uma rede de contatos graças ao contato com professores experientes e futuros profissionais da área.

Desenvolva habilidades

O mundo do futebol é complexo e exige diversas habilidades além do conhecimento do jogo em si. É preciso resiliência e saber trabalhar sob pressão. A comunicação e liderança são algumas das skills mais importantes para quem atua no meio. Logo, é importante fazer cursos, assistir a palestras e workshops para obter essas soft skills tão importantes.



#BoraFazer Pós-Graduação na UNISUAM!

Por Fernando Moura

Assistente de Comunicação das redes e Blog UNISUAM. Jornalista e Pós-Graduado em Comunicação e Marketing em Mídia Digitais.

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi, está com dúvidas?
Fale conosco!

X
X
Saída Home, Graduação, Formas de Ingresso, Vest Solidário 1
X
X
X
X
X
X