Alunos desenvolvem projeto de produção de painéis solares

O projeto faz parte de um dos módulos de Engenharia e foi desenvolvido com empresa parceira

• Pós-graduação

28/02/2024 por Fernando Moura

Tempo de Leitura: < 1 minuto

Durante o segundo semestre de 2023, os alunos de Engenharia Mecânica e Engenharia Civil da UNISUAM desenvolveram um super projeto, que consistia em arrecadar CDs para construção de painéis solares.

O projeto fez parte do módulo 5, onde os estudantes tiveram a oportunidade de desenvolver um projeto residencial em software, adaptando as estruturas para a instalação de painéis solares. Atualmente, um dos grandes obstáculos para a instalação dos painéis é a adaptação da estrutura da edificação para suportar os painéis. Portanto, durante o desenvolvimento do projeto, foi possível entender os requisitos e objetivos técnicos e financeiros do projeto.

Dessa forma, os alunos testaram na prática a passagem de energia, ligação elétrica e todos os circuitos. Segundo a coordenadora Jussara Oliveira, eles tem uma grande missão para 2024:

“Qual o recado importante para 2024.1? Melhorar a capacidade de “absorção de energia” das placas para fazer dar certo. Isto é Engenharia! Um problema complexo que iremos resolver e o professor George está responsável por dar continuidade no projeto neste período.”

O projeto busca atender alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, como Energias Renováveis, Inovação e Infraestrutura e Produção e Consumo Sustentáveis, demandas extremamente importantes para o mercado de trabalho.

Os alunos da UNISUAM arrecadaram 300 CDs e contam com o apoio da empresa Super Telhados, que está desenvolvendo um laboratório de Energias Renováveis em parceria com a UNISUAM.

#BoraFazer UNISUAM!