fbpx

O que está procurando?

BLOG

BLOG

Voltar

Conheça Adriana Cruz, aluna da AWS em parceria com o Pólen UNISUAM

O esforço da UNISUAM com a Amazon Web Services trouxe, para o ecossistema do Pólen, um Programa de treinamento profissional, que desenvolve competências, certificação e empregabilidade.

  • Pólen/Inovação

14/12/2023 por Fernando Moura

Tempo de Leitura: 3 minutos

O Programa, que atua no segmento de capacitação em Computação da Nuvem, é colaboração entre a AWS Re/start e a UNISUAM, através do Pólen, com patrocínio exclusivo da Copastur. Seu desenvolvimento possui a duração de doze semanas e uma carga horária de 480 horas, com o foco na geração de autonomia financeira e a inclusão sócio-produtiva no mercado de trabalho da tecnologia, além de também expandir o número de profissionais neste ramo.

Este segmento da tecnologia é um dos mais utilizados no mundo atualmente, porque disponibiliza, sob demanda, recursos de computação como serviços na Internet. A Computação em Nuvem elimina a necessidade de as empresas adquirirem, configurarem ou gerenciarem toda uma infraestrutura manual, impactando os esforços de colaboradores, mas possibilitando a maior segurança em dados, produtividade e organização de informações. Além deste fato, mais uma das suas vantagens é que um usuário paga apenas pelo que usa, permitindo que as organizações atuem com mais rapidez e eficiência, sem a necessidade de comprar e manter os próprios data centers físicos e demais servidores.  

Algumas lacunas de habilidades da Computação em Nuvem reforçam a importância do Programa estar em sua segunda edição:

  1. 75% das empresas admitem que falta mão de obra especializada e capacitada;

  2. 87% dos executivos em TI queixam-se de falhas nas habilidades em Computação em Nuvem.

No mercado da Computação da Nuvem, existem três principais modelos de formas de implementar que trazem vantagens competitivas e uma visão macro de gestão de negócios no dias atuais:

  • Uma delas são as nuvens públicas, que oferecem e realizam recursos de computação, armazenamento e rede pela Internet, permitindo acesso a  recursos compartilhados, com base nos requisitos exclusivos e nas metas de negócios;

  • Já as nuvens privadas são aquelas gerenciadas por uma organização e hospedadas de modo pessoal nos seus Data Centers, muito conhecidas também como “no local”;

     
  • Por fim, o último que será citado aqui são as nuvens híbridas que permitem que as empresas aproveitem os serviços de nuvem pública, mas ainda assim, mantenham os recursos de segurança e exclusividade. 

Percebe-se então que há uma complexidade muito grande ao estudar e entender a nuvem. Com isso, o Programa AWS Re/start preparou monitores que já fizeram parte da primeira edição, além de auxílio coletivo e individual com o instrutor especialista para desenvolver não só as habilidades técnicas, mas também aprimorar softs e hards skills para a carreira, como: comunicação e liderança profissional, organização de tempo, preparação para entrevistas de emprego na área, presença no mercado e criação de portfólio. Essas são algumas das etapas primordiais para que os participantes alcancem a certificação oficial gerada pela a Amazon Web Services.

Para apresentar uma visão mais profunda do impacto do programa, esta segunda edição do Programa revelou o case de sucesso de uma aluna que enfrentou desafios para se capacitar em Computação na Nuvem. Adriana Cruz, que já completou seus 47 anos,  inscreveu-se no Programa com o objetivo de mudar totalmente sua carreira e sua perspectiva de vida, decidindo ingressar em uma das áreas mais cogitadas para aprender sobre as temáticas atuais do nosso cenário e se especializar em um ramo da tecnologia.

Adriana falou sobre o encantamento com a tecnologia e a aposta na mudança de vida:

“Vejo que há muitas possibilidades dentro desse universo da Tecnologia e tenho me encantado com esses conhecimentos. É muita coisa para aprender para quem não tinha, praticamente, conhecimento algum nessa área. Porém, com dedicação, com empenho e esclarecendo dúvidas foi possível mudar o rumo de minha história.  Estou apostando nisso, acreditando na diversidade , de vários  novos conhecimentos. Pretendo realmente atuar nessa área, e me vejo como uma multiplicadora de meu tempo. Estou gostando muito e agradecendo essa oportunidade”

Foram muitos os desafios para que Adriane conseguisse conciliar seu trabalho como costureira, sua rotina de mãe e os estudos da AWS. Mas sua visão é otimista para conquistar a tão sonhada certificação.

“Já comecei a maquinar, a pensar muitas coisas. A AWS está entrando na minha vida de uma forma que posso ver, até aprender, junto com a AWS. Porque há muitos serviços, muitas coisas interessantes que eles oferecem e que aprendemos lá. Então, minha cabeça está cheia de ideias para o meu futuro, que pode ser dentro ou com, em parceria, enfim. Abre um leque de muitas oportunidades ” , relatou animadamente à nossa equipe.

A jornada final desta edição do programa, finaliza dia 08 de dezembro, quando ocorre a formatura e a entrega de certificados para os participantes que cumpriram uma etapa tão importante em suas vidas e estão prontos para alcançar o próximo nível profissional, conquistando uma vaga no mercado tecnológico.

Texto de Marcelo Silva

#BoraFazer uma inovação!

Por Fernando Moura

Assistente de Comunicação das redes e Blog UNISUAM. Jornalista e Pós-Graduado em Comunicação e Marketing em Mídia Digitais.

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi, está com dúvidas?
Fale conosco!

X
X
Saída Home, Graduação, Formas de Ingresso, Vest Solidário 1
X
X
X
X
X
X