Técnico ou Tecnólogo: o que fazer?

Embora possuam nomes similares, o curso técnico e tecnólogo possuem diferenças. Descubra agora o melhor para sua carreira

28/07/2023 por Fernando Moura

Você sabe qual é a diferença entre técnico ou tecnólogo? Fique tranquilo, pois você não está sozinho. À primeira vista, por possuírem nomes similares e ambos formarem profissionais, o curso técnico e o curso tecnólogo possuem diferenças, sendo a principal delas o nível de escolaridade.

Qual a diferença entre técnico e tecnólogo?

Antes de mais nada, os cursos técnicos e tecnólogos possuem diferentes níveis de escolaridade. Enquanto os cursos técnicos formam profissionais de nível médio, o tecnólogo forma profissionais de nível superior. Logo, esse nível de escolaridade é importante para definir algumas características. Vamos entender melhor:

Requisitos:

• Curso técnico: o nível de escolaridade varia entre Ensino Fundamental incompleto até Ensino Médio completo;
  • Curso tecnólogo: o estudante precisa obrigatoriamente ter concluído o Ensino Médio

Duração:

• Curso técnico: de acordo com MEC, a carga horária mínima varia entre 800 à 1.200 horas.
  • Curso tecnólogo: a carga horária exigida varia entre 2.400 a 7.200 horas.

Tipo de profissional:

• Curso técnico: os cursos técnicos preparam o aluno para atuar em cargos mais operacionais.
  • Curso de tecnólogo: já os cursos tecnólogos preparam o estudante para atuar até em cargos como supervisão, coordenação e gestão.

Preço Fixo UNISUAM

Quais são as modalidades de cursos técnicos?

Existem diferentes tipos de cursos técnicos. Alguns exigem apenas o ensino fundamental, enquanto para outros é necessária a conclusão do ensino médio:

• Formação Inicial e Continuada (FIC) ou Qualificação Profissional: é de curta duração, voltada para trabalhadores, estudantes do Ensino Médio e beneficiários de programas de transferência de renda, como o Bolsa Família. Para alguns desses cursos, basta o Ensino Fundamental incompleto.
  • Integrado: tem duração média de quatro anos e é cursado junto ao Ensino Médio. Para esse tipo, é exigido a conclusão do Ensino Fundamental.
  • Concomitante: feito por quem já concluiu a primeira série do Ensino Médio, o aluno estuda o curso, enquanto finaliza o colegial.
  • Subsequente: essa modalidade é indicada para quem já concluiu o Ensino Médio e busca uma formação específica para o mercado de trabalho.

Vantagens do Curso Tecnólogo

Os cursos tecnólogos, além de permitirem ao estudante a conclusão de uma Graduação de maneira mais rápida, também conta com conteúdos mais dinâmicos. Dessa forma, permite um aprendizado mais prático e condizente com a realidade do mercado de trabalho, colocando a mão na massa, mesmo sem fazer estágio.

Sob o mesmo ponto de vista, esses cursos são criados a partir de demandas do mercado, encontrando, assim, boas oportunidades de empregabilidade, uma vez que possuem as qualificações necessárias. Além disso, por possuírem diploma de Ensino Superior, costumam alcançar remunerações mais elevadas em comparação aos técnicos.

Tecnólogo é na UNISUAM

Há mais de 50 anos transformando vidas através da educação, a UNISUAM conta com mais de 40 de Cursos de Graduação, distribuídos nas modalidades Presencial e EAD. São diversas áreas, como Saúde, Ciências Sociais, Ciências Humanas, Ciências Biológicas, Ciências Exatas, Engenharias e Gastronomia, que vão te colocar no controle do seu futuro!

Venha para a UNISUAM e potencialize a sua carreira