fbpx

O que está procurando?

BLOG

BLOG

Voltar

Saiba por que uma segunda licenciatura te dá mais chances no mercado de trabalho

Investir em uma segunda área do conhecimento pode abrir mais portas para a atuação em sala de aula

  • Nota 10

31/03/2022 por Carolina Grimiao

Tempo de Leitura: 2 minutos

O Brasil possui grande carência de professores para o Ensino Básico. É comum encontrar docentes que lecionam disciplinas fora da sua área de formação ou que possuem apenas o Bacharelado em determinada profissão. Cenários como esse não só comprometem a qualidade do ensino, como não fornecem aos profissionais as ferramentas necessárias para uma atuação segura em sala de aula. 

 

Foi com base nessas múltiplas realidades existentes no País que o Ministério da Educação (MEC) criou, em 2015, os programas de segunda licenciatura, possibilitando aos profissionais já licenciados a oportunidade de assumirem outras matérias. Regulamentado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), instituições de ensino passaram a oferecer, por um período menor de duração, a formação em outra área do conhecimento. 

 

Para a Coordenadora da Escola de Licenciaturas da UNISUAM, Profª Stella Silva, suprir a  escassez de profissionais que atendam à demanda do mercado aumenta as chances de empregabilidade dos professores: 

 

Estamos vivendo a era do acesso e permanência na escola, logo devemos garantir não só a matrícula, mas a continuidade dos alunos em idade escolar em todas as etapas do ensino. Neste sentido, temos a necessidade de professores em diversas áreas. Possuir mais de uma habilitação, amplia a possibilidade de entrada e permanência no mercado de trabalho, seja em escola privada ou concurso público”, explica.

 

E essa demanda não comporta apenas as unidades escolares tradicionais. A atuação docente também se aplica em outras instâncias de aprendizado: “Um licenciado pode atuar em consultorias e assessorias de projetos para ONG´s, empresas e afins. Na produção, revisão e assessoria em material didático. Na educação a distância, tutoria, coordenação, produção de material didático, audiovisual e em espaços não formais de ensino na gestão de projetos pedagógicos”, esclarece Stella. 

 

 

Bacharéis também podem fazer Licenciatura 

 

Com a segunda licenciatura regulamentada e incentivada pelos órgãos de Educação no País, o profissional que é Bacharel ou Tecnólogo em alguma área e deseja atuar em sala de aula também encontra um caminho para isso. O Curso de Licenciatura em Educação Profissional e Tecnológica permite que esse profissional se instrumentalize dos elementos da Licenciatura para estar preparado para os desafios da docência.

 

O curso de Licenciatura da UNISUAM atende ao mais novo requisito legal da Base Nacional Comum de formação de professores de 2019. O curso é desenhado para que novas habilidades sejam desenvolvidas e competências construídas”, reforça Stella. 

 

 ? Clique aqui e confira uma matéria exclusiva sobre a Licenciatura em Educação Profissional e Tecnológica

 

 

Condições Especiais para turbinar a carreira 

 

Atualmente, a Escola de Licenciaturas da UNISUAM oferece oportunidades acadêmicas em Pedagogia, História e Biologia, e Educação Profissional e Tecnológica com um contexto especial. Como o aluno já ingressa na condição de Portador de Diploma, ele garante a segunda Graduação com 55% de desconto e com Preço Fixo de início ao final do curso. 

 

Sem contar a vantagem do aproveitamento de matérias, que faz com que a duração do segundo curso seja reduzida: “No curso de segunda licenciatura, o professor em formação terá acesso ao conhecimento específico da área pretendida, o que confere um tempo menor para essa nova habilitação”.

 

Conheça os cursos da Escola de Licenciatura da UNISUAM: Graduações nas áreas de Pedagogia, História, Biologia e Educação Profissional e Tecnológica

 

Esteja pronto para o mercado!

Por Carolina Grimiao

Analista de Comunicação do Blog UNISUAM. Jornalista, Historiadora e Psicopedagoga. Mestranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da UFF. Apaixonada por Educação e Cultura Popular.

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi, está com dúvidas?
Fale conosco!

X
X
Saída Home, Graduação, Formas de Ingresso, Vest Solidário 1
X
X
X
X
X
X