Por que fazer uma faculdade em 2024?

Se você busca uma carreira de sucesso, um curso superior pode ser o caminho mais rápido

• Graduação

27/11/2023 por Fernando Moura

No cenário atual, tomar a decisão de cursar uma faculdade em 2024 pode ser o divisor de águas na vida de muitos jovens e adultos. A incerteza do futuro, aliada às transformações rápidas no mercado de trabalho, coloca em pauta a importância de investir no Ensino Superior.

Vamos entender as razões pelas quais fazer uma faculdade em 2024 não é apenas uma escolha, mas sim um investimento estratégico para o sucesso pessoal e profissional.

Maior empregabilidade

Vivemos em uma era de evolução constante, onde as demandas do mercado de trabalho são moldadas de acordo com os avanços tecnológicos e as mudanças socioeconômicas. Nesse contexto, a empregabilidade torna-se um fator crucial na tomada de decisão em relação à Educação Superior.

As organizações buscam profissionais com habilidades específicas, e a faculdade é um caminho seguro para adquirir conhecimentos especializados. Em 2024, a oferta de cursos alinhados com as demandas atuais do mercado será ampla, abrangendo desde as tradicionais áreas de Engenharia e Administração, até setores emergentes como Ciência de Dados e Sustentabilidade.

Optar por uma faculdade em 2024 não é apenas investir em um diploma; é investir em conhecimentos que são altamente valorizados pelos empregadores. Segundo o índice ABMES/Symplicity de Empregabilidade 2023, 75% dos profissionais com nível superior foram empregados em até um ano e mais de 83% atuam em sua área de formação.

Salários mais altos

A relação entre nível de educação e salários é uma realidade comprovada por diversas pesquisas e estatísticas. Indivíduos com diploma universitário tendem a receber salários mais elevados ao longo de suas carreiras, quando comparados aos que possuem apenas o Ensino Médio.

Ao optar por uma faculdade no próximo ano, você automaticamente está investindo no seu potencial de ganho. O mercado valoriza a expertise adquirida durante a Graduação, reconhecendo-a como um ativo que contribui para o crescimento e a inovação das organizações.

Segundo o Education of Glance, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil é o país que apresenta maior discrepância salarial entre profissionais de nível superior em relação aos de nível médio. Segundo dados apresentados pelo estudo, um profissional com faculdade possui uma média salarial 144% superior em relação ao que parou no Ensino Médio.

Como escolher a carreira certa?

A variedade de cursos de Graduação disponíveis oferecem oportunidades únicas para os estudantes escolherem carreiras afins às suas paixões e interesses. Esse processo de escolha é crucial, pois determinará a trajetória profissional e, em grande medida, a satisfação pessoal do indivíduo.

Setores em ascensão, como a Inteligência Artificial, a Sustentabilidade e a Tecnologia da Informação, estão moldando o futuro do mercado de trabalho. Optar por cursos que estejam atentos e atualizados com essas tendências não apenas amplia as oportunidades de emprego, mas também coloca os graduados na vanguarda das inovações e transformações do mundo nos próximos anos.

Ao considerar uma faculdade em 2024, é fundamental pesquisar e entender as tendências de mercado. As instituições de ensino estão se adaptando rapidamente para oferecer cursos que atendam às demandas atuais e preparem os alunos para os desafios futuros.

Adaptação ao mercado

A velocidade das mudanças no mercado de trabalho exige profissionais adaptáveis, capazes de aprender e se reinventar constantemente. A faculdade não é apenas um meio para adquirir conhecimentos específicos para uma carreira, mas um ambiente que desenvolve habilidades essenciais para enfrentar desafios em constante evolução.

Em 2024, a adaptabilidade é uma qualidade valiosa. Os cursos universitários são projetados para promover o pensamento crítico, a resolução de problemas e a comunicação eficaz, habilidades que transcendem as fronteiras específicas de cada área. Isso significa que, ao concluir a faculdade, os graduados estão preparados para enfrentar os desafios de um mercado de trabalho dinâmico e imprevisível.

Networking e experiências únicas

A faculdade vai além da aquisição de conhecimento teórico; ela é um ambiente propício para a construção de redes de contatos valiosas. As interações com colegas, professores e profissionais do mesmo setor oferecem oportunidades únicas de aprendizado prático, estágios e, muitas vezes, empregos após a formatura.

Em 2024, as instituições de ensino estão cada vez mais focadas em conectar os estudantes com profissionais experientes por meio de programas de mentoria, feiras de carreiras e eventos de networking. Essas oportunidades não só enriquecem a experiência acadêmica, mas também abrem portas para o mundo profissional.

Construir um networking sólido desde os tempos universitários pode ser a chave para oportunidades futuras. Empregadores valorizam muito as habilidades interpessoais e a capacidade de trabalhar em equipe, características que são desenvolvidas e aprimoradas durante a faculdade.

Por que fazer UNISUAM?

A UNISUAM é nota 5 no MEC, além de ser o primeiro Centro Universitário do Brasil. Já são 55 anos transformando vidas por meio da educação.

Com ensino de qualidade voltado para o conhecimento prático e teórico, a instituição conta com diversos laboratórios para atender as Escolas de Saúde, Comunicação, Engenharia e Gastronomia, além de núcleos de apoio para potencializar o aprendizado e formação do profissional, como o NAPP, Pólen, NPJ, NHD, Espaço Maker e nossa clínica-escola, a CLESAM.

Além disso, a UNISUAM é a única faculdade do Brasil com Preço Fixo de verdade, onde você paga o mesmo valor da primeira até a última mensalidade, sem qualquer tipo de reajuste. É a segurança e tranquilidade que você precisa para focar no desenvolvimento de uma carreira de sucesso!

#BoraFazer UNISUAM!