O que está procurando?

BLOG

Voltar

Rotinas de Departamento Pessoal: muito mais que controle

  • Nota 10

23/11/2021 por unisuam

Tempo de Leitura: 2 minutos

Sabemos que trabalhar com Departamento Pessoal envolve muita dedicação e comprometimento dos funcionários da área com a execução do trabalho. Quando falamos em termos de atualização constante, aí mesmo é que encontramos muitas normas legais e diversas obrigações que envolvem a manutenção de um colaborador dentro de uma empresa.

Geralmente, o funcionário tende a enxergar apenas a ponta do iceberg, como o seu salário depositado na conta fielmente no 5º dia útil, por exemplo; entretanto, existe algo muito maior por trás do crédito do salário, como as obrigações trabalhistas de informação e tudo que envolve a vida dos colaboradores em uma instituição.

Portanto, há uma verdadeira dedicação constante para promover o equilíbrio legal da atuação empresarial. E quando há uma mudança na norma?  A quem recorrer? O acompanhamento das modificações legislativas precisa ser visto de perto, para que não haja infrações diante do regulamento previsto. Daqui, já podemos observar a importância do profissional que atua nas rotinas de Departamento Pessoal, né?

Além disso, ainda é preciso montar uma rede de apoio ao colaborador, para que tudo em sua vida profissional esteja de acordo com as estratégias traçadas pela companhia. Como saber, por exemplo, se os colaboradores possuem determinado conhecimento? É preciso manter atualizadas as informações necessárias para a construção das táticas de aproveitamento interno das pessoas e, assim, continuar com o nível de satisfação e motivação que precisamos alcançar através dos líderes da organização.

Diante do acima exposto, várias instituições decidem terceirizar este trabalho para empresas específicas do ramo; e aqui, surge uma oportunidade muito interessante: uma vez profissional da área de rotinas de Departamento Pessoal, você pode encontrar chances no mercado empreendedor para atuar em outras organizações, fazendo parte do controle de seus procedimentos trabalhistas. 

Então, mais do que um campo de atuação profissional dentro das corporações, a área traz grandes chances de você se tornar um empresário(a), sendo uma boa opção para aqueles que possuem um perfil criativo e inovador, no sentido de conhecer e encontrar possibilidades no mercado que possam atender às necessidades das empresas.

Vladimir Gonçalves é mestre em Economia e Gestão Empresarial, coordenador de Pós-Graduação em Marketing Digital na UNISUAM. Coordena cursos de Pós-Graduação na área de Gestão, além de ser professor na Graduação da UNISUAM.

Por unisuam

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×
English French Portuguese Spanish
X

Nosso site está enfrentando instabilidades.
Algumas informações podem não estar disponíveis no momento.

Oi, está com dúvidas?
Fale conosco!