Relações Públicas da UNISUAM busca novas parcerias fora do País

Parcerias locais e internacionais: confira como a UNISUAM estabelece suas relações com empresas e eventos externos para gerar oportunidades aos alunos.

26/10/2022 por Carolina Grimiao

Uma Instituição de Ensino não se faz sozinha. Aliás, nenhuma empresa cresce sem contar com apoios importantes que possam fazer contatos com diversos órgãos, com o objetivo de trazer oportunidades, ampliar horizontes e promover trocas que tragam benefícios para todos os lados. Para isso, muitas instituições, independente do segmento, apostam no trabalho de Relações Públicas, que é um braço da Comunicação Social. Este profissional é responsável pela relação que a organização estabelece com os mais diversos públicos, mantendo e divulgando uma boa imagem externa.

Na UNISUAM, Robson Carneiro é quem atua nesse segmento. Cria da casa, como gosta de dizer, se formou em Relações Públicas em 1999, na última turma do curso. Mas já havia sido aluno antes, quando criança, no colégio Luso Carioca, além de ter concluído duas pós-graduações após se formar, tudo no Ninho: “Aqui é minha casa!”, comemora. Há mais de 15 anos trabalhando na UNISUAM, Robson traz com orgulho essa trajetória:

“Eu entrei assessor do Arapuan (Reitor da UNISUAM) e fui conquistando meu espaço. Me tornei assessor da Reitoria auxiliando todas as áreas. Hoje, além de Relações Públicas da Instituição, eu atuo das diretorias até as coordenações dos cursos. Como eu conheço muitas pessoas, ajudo a movimentar as áreas, porque sempre tem alguém que eu conheço ou que tem algum contato e que pode trazer benefícios para a UNISUAM, como estágios e oportunidades diversas”, explica.

O Reitor Arapuan Netto e o Relações Públicas Robson Carneiro

Robson também é Presidente da Associação Comercial de Bonsucesso, que dá suporte à UNISUAM no relacionamento com o bairro e no acesso aos serviços, como segurança pública, bombeiros, etc. Da Associação Comercial, se tornou Vice-Presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado do Rio de Janeiro (FACERJ) e, com isso, também faz parte do Conselho do SEBRAE, que reflete nas diversas parcerias realizadas: “Hoje a UNISUAM chega no Sistema S, como SESC e SENAC, Fecomércio e Firjan, porque existe a entrada com todas essas entidades. Assim, eu consigo colocar a universidade em locais que são bons para o nosso aluno fazer estágio, por exemplo.”

Uma outra função do Relações Públicas é fazer a representação da universidade em eventos dentro e fora do Brasil: “A UNISUAM é muito conhecida. Nessas viagens você vai nas pessoas certas, faz uma comunicação melhor e consegue estreitar laços, trazendo a história e as ações sociais que a Instituição possui no meio de várias comunidades. Com isso, fazemos convênios com outras universidades e embaixadas. E mesmo que eu vá a esses eventos por meio de outro órgão, como a FACERJ, eu sempre levo a UNISUAM comigo para essas trocas. Assim, vamos conquistando ainda mais espaço”, destaca.

Missão Web Summit 2022

Entre os dias 30 de outubro e 04 de novembro, acontece a Missão Web Summit 2022. O evento, que será realizado em Portugal, se trata do maior encontro de negócios, tecnologia e inovação, com objetivo de conectar startups e empresários brasileiros com o ecossistema empreendedor do país, que figura entre os melhores da Europa. No próximo ano, ele acontecerá no Brasil e, para sair na frente, a UNISUAM estará presente e representada pelo Robson: “Já vamos fazer contatos desde agora. Mais de 80 mil pessoas estarão nesse evento. Vou ver as possibilidades de parceria e, a partir das trocas iniciais, fazer essa ponte com a Professora Cláudia Costa e com o Diego Braga (Gerente de Inovação e Internacionalização).”

O objetivo é sempre pensar no retorno que esses contatos podem trazer para gerar oportunidades: “Estou com boas expectativas. Já existe uma parceria com as universidades de Portugal e da Argentina com alunos nossos nesses países. E também temos, devido a parceria com essas universidades e o Sistema S, quatro alunos da Argentina hospedados no Hotel SESC há um ano. Ou seja, os estudantes estão se formando na UNISUAM e hospedados sem custo nenhum. O importante é agregar cada vez mais as parcerias. A UNISUAM é internacional!”

? Saiba mais aqui: Alunas da Argentina chegam ao Brasil para fazer intercâmbio na UNISUAM

Venha para a UNISUAM e tenha as melhores oportunidades!

Por Carolina Grimiao

Analista de Comunicação do Blog UNISUAM. Jornalista, Historiadora e Psicopedagoga. Mestranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da UFF. Apaixonada por Educação e Cultura Popular.