Alunas da Argentina chegam ao Brasil para fazer intercâmbio na UNISUAM

Intercambistas vieram por meio de uma parceria internacional com a Universidad Nacional Arturo Jauretche de Buenos Aires.

18/05/2022 por Carolina Grimiao

O intercâmbio faz parte do sonho de muitos estudantes no mundo inteiro. Para María Sol Gómez e Luz Ilda Esther Romero foi uma questão de oportunidade. As jovens estudantes da Universidad Nacional Arturo Jauretche (UNAJ) de Buenos Aires tiveram contato com o setor de Internacionalização da Instituição e, por meio de uma parceria com o Pólo de Inovação da UNISUAM (Pólen) e do Clube de Empreendedores da Argentina, o convite surgiu.

Elas lembram bem como foi receber a notícia: “Eu fiquei muito feliz por estar em outro País, adquirindo novos conhecimentos e conhecendo novas pessoas. Saber mais sobre a cultura brasileira, seus costumes e seu povo. Além de ser uma ótima oportunidade para aprender a língua portuguesa”, conta María Sol, que é apaixonada pelo Brasil e foi muito incentivada pela família a aproveitar essa chance.

Luz Romero conta que teve que reorganizar toda a sua vida: “Não consegui nem reagir e naquele momento houve muitos sentimentos contraditórios. Ter que deixar minha filha e marido por 4 meses, deixar meu emprego e ficar longe de casa pela primeira vez não foi fácil.  Pensei nas limitações do idioma. Mas também sabia que estava diante de um desafio enorme, único e lindo foi realmente avassalador e emocionante.  Mas toda a minha família, amigos, professores e colegas me apoiaram para que eu pudesse realizar essa experiência.”

Após a chegada e as primeiras impressões, as duas alunas de Administração já estão interagindo bastante com os espaços do Rio. María Sol já conhecia a cidade de uma viagem que realizou em 2018. Mas para Luz Romero cada dia é uma descoberta: “Ainda me surpreendo com o jeito do povo, o calor humano, a alegria, a simpatia com os estrangeiros, a hospitalidade com que nos recebem”, declara.

Vivenciando a experiência no Ninho

María Sol e Luz Romero

As intercambistas já estão ambientadas na UNISUAM e aproveitando cada momento dessa experiência:

“A UNISUAM é uma universidade linda, com pessoas maravilhosas e muito gentis. Eu me sinto parte da universidade, além de estudar em um ambiente com novas tecnologias e inovações constantes”, aponta María Sol.

“O que eu mais gosto é que existem programas, projetos e inovações realmente interessantes. Estou aprendendo muito, aproveitando tudo o que posso”, destaca Luz Romero.

Para o Gerente de Inovação, Extensão e Internacionalização da UNISUAM, Diego Braga, toda essa troca só é possível pelo trabalho que é desenvolvido em múltiplas áreas que se conversam e oportunizam experiências aos estudantes:

“O Programa de Mobilidade Internacional da UNISUAM tem como diferencial justamente agregar não só a parte acadêmica, mas também a cultural, unindo o Ensino com a vivência profissional por meio de uma rede de parceiros que o Pólen e a UNISUAM possuem. As empresas e instituições governamentais nos apoiam cada vez mais.”

Planos para além do Intercâmbio

O tempo do intercâmbio é de apenas quatro meses e finaliza em julho, o que já deixa as alunas com saudades e cheias de planos para a carreira: “Eu gostaria de continuar estudando no Brasil para continuar aprimorando a língua portuguesa e continuar aprendendo muito sobre a cultura”, diz María Sol.

Luz Romero já está no foco de novas oportunidades: “A partir desta experiência pretendo escrever minha tese final e me sinto muito mais capaz de enfrentar qualquer desafio. Pretendo continuar buscando atingir meus objetivos profissionais e acadêmicos”.

Saiba mais sobre o Pólo de Inovação da UNISUAM (Pólen) e conheça sobre os programas e projetos de inovação e internacionalização!

Por Carolina Grimiao

Analista de Comunicação do Blog UNISUAM. Jornalista, Historiadora e Psicopedagoga. Mestranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da UFF. Apaixonada por Educação e Cultura Popular.