Qual a diferença entre Técnico em Enfermagem e Enfermeiro?

O Técnico em Enfermagem e o enfermeiro executam atividades diferentes. Entenda as particularidades de cada carreira

28/07/2023 por Fernando Moura

Entender a diferença entre a profissão de Técnico em Enfermagem e Enfermeiro é o primeiro passo para seguir a carreira na área da Saúde. A legislação brasileira regula e tipifica as práticas, estabelecendo as diretrizes e distinção das profissões. Vamos conhecê-las agora.

Qual a diferença entre o Técnico de Enfermagem e Enfermeiro?

Antes de tudo, a primeira diferença entre os cargos é que o Técnico em Enfermagem não é qualificado para atuar em casos graves. Assim, esse profissional necessita de supervisão de um Enfermeiro. Em contrapartida, o Enfermeiro possui as competências exigidas para cuidar de pacientes críticos e tomar decisões em situações de emergência.

Os profissionais com formação como Técnico em Enfermagem realizam cuidados mais diretos e práticos. Ou seja, realizam monitoram sinais vitais, atuam no controle de doenças, entre outros procedimentos.

Por outro lado, o Enfermeiro, ao mesmo tempo em que executa atividades como o Técnico em Enfermagem, ele também administra medicamentos, coordena equipes e participa da realização de procedimentos mais complexos.

Nível de formação

Outra diferença significativa é a formação desses profissionais. O Técnico em Enfermagem precisa apenas do Ensino Médio para atuar na área, enquanto o Enfermeiro precisa se formar no Ensino Superior.

Quanto tempo dura o curso Técnico em Enfermagem?

O curso Técnico em Enfermagem tem duração de 2 anos, divididos por 4 semestres. Ou seja, menos da metade do Curso de Graduação em Enfermagem.

Quanto tempo dura o Curso de Graduação em Enfermagem?

O profissional que deseja se formar em Enfermagem precisa estudar por 10 semestres. Logo, são 5 anos dedicados ao estudo de áreas da Saúde, para obter a capacitação necessária.

O que faz um Técnico em Enfermagem?

Como dito anteriormente, a atuação do Técnico em Enfermagem é mais restrita, sendo sempre supervisionada por um Enfermeiro. As funções desse profissional são:

• Prestar assistência a pacientes;
  • Atuar no controle e prevenção de doenças;
  • Auxiliar médicos e enfermeiros;
  • Controlar riscos de infecções hospitalares;
  • Prestar primeiros socorros;
  • Cuidar de aparelhos e materiais;
  • Realizar procedimentos administrativos.

Onde trabalha o Técnico de Enfermagem?

O Técnico de Enfermagem encontra uma variedade de locais para atuar. Vamos conhecer alguns:

• Clínicas;
  • Hospitais;
  • Consultórios médicos;
  • Casas de repouso;
  • Enfermarias;
  • Atendimentos domiciliares.

Preço Fixo UNISUAM

O que faz um Enfermeiro?

O profissional graduado em Enfermagem desempenha um papel fundamental na área da saúde, atuando de maneira mais abrangente que o Técnico de Enfermagem. Veja algumas atribuições:

• Prestar assistência a pacientes;
  • Atuar no controle e prevenção de doenças;
  • Prestar primeiros socorros;
  • Realizar exames;
  • Aplicar injeções;
  • Separar instrumentos cirúrgicos;
  • Administrar medicações;
  • Interpretar exames de imagem;
  • Realizar triagem de pacientes;
  • Organizar prontuários;
  • Supervisionar técnicos de enfermagem.

Onde trabalha o Enfermeiro?

Quem deseja seguir a carreira de Enfermeiro encontra várias opções de atuação:

• Hospitais;
  • Clínicas
  • Unidades de saúde da família;
  • Ambulatórios;
  • Atendimento a eventos;
  • Empresas;
  • ONGs;
  • Atendimentos domiciliar;
  • Ambientes cirúrgicos;
  • Resgate de acidentados.

Por que fazer a Graduação em Enfermagem?

Apesar de ser uma das profissões mais antigas, ainda assim a Enfermagem se faz cada vez mais necessária. A pandemia do coronavírus transformou a profissão em uma das mais quentes para os próximos anos. Segundo estudo conduzido pela Fundação Oswaldo Cruz, 90% dos profissionais da área estão empregados, ou seja, oportunidade é o que não falta.

A Graduação em Enfermagem é um dos cursos mais procurados da UNISUAM e conta com diferenciais importantíssimos para você que deseja se destacar na área da saúde. Com professores qualificados e de referência no mercado, a faculdade conta ainda com infraestrutura moderna, laboratórios de simulação realística e diversas oportunidades em Projetos de Extensão e Iniciação Científica.

Além disso, você sabia que a UNISUAM possui uma Clínica Escola? É isso mesmo! A Clínica Escola Amarina Motta conta com duas unidades, em Bonsucesso e Campo Grande, e existe há mais de 30 anos como um espaço de saúde comunitária, oferecendo atendimentos sociais. Assim, você tem a oportunidade de colocar seus conhecimentos em prática por meio de estágios e Projetos de Extensão.

Se o seu perfil combina com cuidado e atenção às outras pessoas, garantindo empatia, respeito e comprometimento, então a Enfermagem UNISUAM é a escolha perfeita para você!

Venha para a UNISUAM e transforme vidas!