Qual a diferença entre Lato Sensu e Stricto Sensu?

A Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu possui titulações e objetivos diferentes

13/09/2023 por Fernando Moura

Com certeza você já leu ou ouviu sobre Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu. Se você não sabe qual é a diferença entre elas, fique tranquilo, não está sozinho nessa. A partir de agora, vamos entender o que significa cada uma dessas modalidades que podem ser encontradas na UNISUAM.

O que é Lato Sensu?

Antes de tudo, a Pós-Graduação Lato Sensu é uma modalidade que compreende cursos de especialização que proporcionam atualização e aperfeiçoamento. Além disso, incluem ainda o MBA (Master Business Administration).

A Pós Lato Sensu tem duração mínima de 360 horas, nas modalidades presencial e EAD. Além disso, só pode ser cursada por profissionais com diploma de ensino superior. Ao final da especialização, o estudante também recebe um certificado.

O que é Stricto Sensu?

A Pós-Graduação Stricto Sensu integra os programas de Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado, e é voltada para profissionais que desejam seguir carreira na academia. Ou seja, atuando como docente de Instituições de Ensino Superior (IES) ou dedicando-se à pesquisas.

Os Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu precisam ser aprovados e reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Assim como a Pós Lato Sensu, no Stricto Sensu, o profissional precisa ser diplomado em alguma Graduação

Ao final desse tipo de Pós-Graduação, o formado se torna Mestre, caso tenha integrado o programa de Mestrado ou Doutor, caso tenha se formado no Doutorado.

Por que fazer uma Pós-Graduação Stricto Sensu?

Segundo levantamento realizado pelo SEMESP, utilizando dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Dados (PNAD Contínua), um profissional titulado por uma Pós-Graduação Stricto Sensu ganha até 225% a mais que um profissional que possui apenas a Graduação.

Do mesmo modo, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), calcula que o Mestre e Doutor tenha vencimento até 255% superior, ao profissional apenas graduado. Em ambos os casos, o cenário se mostra muito bom e extremamente promissor, graças ao crescimento do setor educacional brasileiro e os investimentos realizados em setores de Pesquisas e Desenvolvimento.

A formação como Mestre e Doutor apresenta uma expansão cada vez maior além da sala de aula, com poder de aplicar a prática de teses em grandes corporações, além do potencial empreendedor.

Pós-Graduação Stricto Sensu na UNISUAM

A UNISUAM possui todas as ferramentas para tornar um profissional completo, qualificado, capaz de dominar o mercado e a academia.

Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Reabilitação

A Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Reabilitação (PPGCR) da UNISUAM possui um caráter multidisciplinar e alto padrão de qualidade. Voltado para profissionais da saúde, o PPGCR conta com os programas de Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado, voltados para profissionais da saúde, reunindo pesquisa e aplicação de aspectos de reabilitação.

A Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação é reconhecida pelo MEC e recomendada pelo CAPES desde 2009. Assim, durante os anos de estudo, você vai desenvolver estudos funcionais de desempenho, reabilitação esportiva e outros voltados para aperfeiçoamento de técnicas e estratégias.

Enquanto no Mestrado e no Doutorado, você desenvolve suas bases técnico-científicas para pesquisa e ensino, no Pós-Doutorado, você será integrado a pesquisadores brasileiros e estrangeiros para realização de projetos de pesquisa desenvolvidos de forma autônoma na área de reabilitação.

Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Local

A Pós Stricto Sensu em Desenvolvimento Local é um programa completo, com 5 estrelas pela CAPES, que conta com Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado, pensados para o desenvolvimento de ações perenes que possam transformar o mundo.

Dessa forma, o Programa de Desenvolvimento Local da UNISUAM se propõe a formar profissionais capazes de identificar condições latentes e estimular, com base na inovação, o empreendedorismo, associativismo e competências para o trabalho.

Sempre visando geração de renda e desenvolvimento sustentável, aplicamos nossa expertise em ações direcionadas à produção e promoção de conhecimentos científicos. Assim, você vai aprimorar seus conhecimentos, realizar pesquisas e pensar soluções práticas para melhorar a vida da sociedade.

Durante o seu Mestrado, ou no seu Doutorado, você vai aprender a desenvolver produtos inovadores e criar formas de modernização para processos produtivos que contribuem para a redução das desigualdades e geram impacto positivo na saúde, moradia, educação e qualidade de vida de populações vulneráveis.

Já o Pós-Doutorado em Desenvolvimento Local da UNISUAM é direcionado a Doutores formados em qualquer área de conhecimento que desejam desenvolver projetos de pesquisa de forma autônoma e que tenham aderência a uma das linhas de pesquisa do programa e a pelo menos um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

Vem para a UNISUAM e impacte vidas!