fbpx

O que está procurando?

BLOG

BLOG

Voltar

Onde trabalha o Médico Veterinário?

Caso você se pergunte onde atua o médico veterinário, saiba que o mercado é bem vasto e oferece diversas possibilidades.

  • Nota 10

19/04/2023 por Fernando Moura

Tempo de Leitura: 2 minutos

O profissional formado em Medicina Veterinária tem como função cuidar da saúde de animais, realizando exames, diagnósticos, procedimentos e cirurgias, das mais variadas espécies possíveis, de acordo com especializações.

Graças à crescente preocupação com a saúde de pets e criação de animais para alimentação, a área tem absorvido uma grande quantidade de profissionais, além de pagar bons salários, de acordo com a especialidade.

Vamos conhecer as oportunidades?

Clínicas e hospitais veterinários

O médico veterinário realiza diversos tipos de procedimentos em clínicas e hospitais veterinários, como realização de exames, diferentes tipos de procedimentos, em atendimentos marcados e de urgência.

Esse tipo de profissional tem a capacidade de trabalhar com diferentes animais, como cachorros, gatos e aves, por exemplo, geralmente domésticos ou dependendo da clínica, até mesmo animais exóticos.

Saiba mais: Por que fazer Medicina Veterinária?

Laboratórios

Diversos profissionais, de diferentes áreas, atuam em laboratórios. Todos eles com o mesmo objetivo: chegar a um diagnóstico. 

Nas fases pré-analíticas, analíticas e pós-analíticas, o profissional vai desenvolver medicamentos, atestar qualidade de produtos e diagnósticos de doenças, síndromes ou condições.

Zoológicos

O zoológico é um dos ambientes mais conhecidos para atuação de um profissional que trabalha com medicina veterinária. O cuidado com a saúde e alimentação do animal é o foco do trabalho do profissional ou equipes de profissionais.

Nesse tipo de ambiente, o médico veterinário precisa estar atento ao bem estar do ser vivo. É preciso observar o comportamento, realizando exames de rotina, prescrevendo medicamentos, além de desenvolver planos de nutrição, uma vez que os animais de zoológicos vivem em cativeiro.

Conheça: Por que fazer Medicina Veterinária na UNISUAM?

Indústria de alimentos

A atuação do médico veterinário é fundamental em qualquer indústria de alimentos de origem animal, como ovos, leite e carnes. O trabalho do profissional consiste em laudos e estudos técnico-periciais, observando boas práticas de fabricação e identificando processos patológicos que podem trazer grandes danos à população.

O profissional que busca atuar nesse setor vai encontrar um mercado rico de possibilidades, que tem como foco atuar no controle de zoonoses.

Agronegócio

O médico veterinário que trabalha em empresas de agropecuária, será responsável pela criação dos rebanhos, como o bovino e suíno, que são os mais utilizados na indústria. Assim, é responsabilidade do profissional desenvolver programas de rastreabilidade, monitoramento de saúde e bem-estar, bem como aplicar programas de controle de doenças.

Oportunidade: Faça sua Graduação sem reajustes

Órgãos Públicos

O médico veterinário tem função importantíssima na saúde pública. Eles podem atuar em órgãos governamentais, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e Ministério da Agricultura.

Então, o profissional que atua nesse setor tem como responsabilidade atuar na fiscalização e inspeção sanitária de produtos animais, monitorando resíduos agrotóxicos, histórico veterinário dos animais, controlando, dessa maneira, a propagação de doenças infecciosas.

Conheça a UNISUAM e realize seus sonhos!

Por Fernando Moura

Assistente de Comunicação das redes e Blog UNISUAM. Jornalista e Pós-Graduado em Comunicação e Marketing em Mídia Digitais.

comentários

Camila | 04/05/2023 à45 07:44

Amo esta área

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi, está com dúvidas?
Fale conosco!

X
X
X
X
X
X
X
X