fbpx

O que está procurando?

BLOG

BLOG

Voltar

Onde trabalha o engenheiro elétrico?

O engenheiro elétrico é muito requisitado - e bem remunerado - além de encontrar diversas oportunidades de trabalho

  • Nota 10

04/05/2023 por Fernando Moura

Tempo de Leitura: 3 minutos

Onde trabalha o engenheiro elétrico? Onde tem estrutura elétrica. A resposta parece simples, mas serve para entendermos a importância do profissional. Ele é o responsável por montar e gerenciar redes de distribuição de energia em imóveis, indústrias e até mesmo grandes centros urbanos.

O profissional formado em Engenharia Elétrica pela UNISUAM possui conhecimento de toda estrutura de eletricidade, desde pequenos circuitos, até os mais complexos e de diferentes tensões. 

O Ensino prático que a UNISUAm oferece permite que nossos alunos atuem em diversos setores da engenharia elétrica, e tem um salário médio de R$ 9.880,78, para uma carga horária de 42h semanais, segundo dados do CAGED.

Saiba tudo: Por que fazer Engenharia Elétrica?

Vamos conhecer algumas possibilidades de atuação?

Indústria de eletrônicos

O profissional com Graduação em Engenharia Elétrica é extremamente requisitado na indústria de eletrônicos. Neste setor, o engenheiro está apto para projetar e desenvolver circuitos eletrônicos e diversos outros equipamentos em geral, sendo sistemas embarcados ou embutidos, bem como dispositivos de altíssima tecnologia.

Nesse contexto, o engenheiro elétrico também está apto para atuar na produção e supervisão de fabricação desses equipamentos, estando atento a possíveis melhorias, em busca de melhor eficiência.

Empresas de energia

As empresas de energia elétrica são grandes contratantes desse tipo de profissional. Elas buscam os engenheiros elétricos para projetar, planejar e construir usinas, estações e subestações elétricas, além de supervisionar e realizar manutenções dos locais.

Ainda nesses locais, o engenheiro eletricista trabalha com análise e gerenciamento de demanda, buscando maximizar a eficiência dos sistemas. 

?Conheça as possibilidade: Engenharias: Profissões quentes para 2023

Empresas de telecomunicação

O profissional de Engenharia Elétrica é bastante requisitado pelas empresas de telecomunicação. Nesses locais, o engenheiro tem como missão projetar e implementar sistemas de comunicação por voz e dados como telefonia móvel e fixa, banda larga, entre outros.

Também é função dele atuar na manutenção e melhoria desses sistemas implementados, com objetivo de garantir a segurança e o melhor desempenho dos serviços.

Empresas de automação e controle

O engenheiro elétrico tem como função projetar e implementar sistemas de controle de automação industrial, nesse tipo de empresa. O objetivo principal do profissional é a otimização de processos produtivos e a garantia da eficácia de equipamentos e sistemas. 

Realizar a manutenção desses equipamentos e sistemas, bem como supervisionar obras, também são tarefas desenvolvidas pelo profissional, nessas empresas.

Uma especialização em Engenharia de Controle e Automação pode ser a diferença para o profissional se destacar nesse setor, se capacitando para trabalhar com o que há de mais moderno no mercado.

Empresas de construção civil

O engenheiro elétrico é fundamental para a construção civil. Ele é responsável pelos projetos elétricos de residências, comércios e indústrias, buscando a dimensão mais eficiente e segura para as atividades que serão desenvolvidas nos locais.

O profissional tem ainda como tarefas, instalar redes elétricas, iluminação, definir e instalar quantidade de tomadas e tensões elétricas de cada uma delas, além de realizar manutenção e supervisionar obras.

Para o engenheiro chegar mais pronto ao mercado de trabalho, a Pós-Graduação em Engenharia Estrutural vai tornar o profissional um verdadeiro expert. Com os aspectos técnicos, científicos e ambientais afiados, o risco de erros em projetos é reduzido a zero.

Aproveite: Faça sua graduação sem reajustes

Pesquisa e ensino

O profissional formado em Engenharia Elétrica também pode atuar realizando pesquisa, buscando desenvolver novas tecnologias para a área. Ele vai ter como objetivo obter sistemas e soluções mais modernos, seguros e inovadores, para problemas complexos.

O engenheiro elétrico também encontra oportunidades em instituições de ensino que formam novos profissionais para o setor, elaborando projetos, ministrando aulas, além de orientar projetos de pesquisa.


Venha para a UNISUAM e desenvolva o seu futuro!

Por Fernando Moura

Assistente de Comunicação das redes e Blog UNISUAM. Jornalista e Pós-Graduado em Comunicação e Marketing em Mídia Digitais.

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi, está com dúvidas?
Fale conosco!

X
X
Saída Home, Graduação, Formas de Ingresso, Vest Solidário 1
X
X
X
X
X
X