Onde trabalha o Engenheiro Civil?

Um engenheiro civil pode trabalhar em diversos locais, desempenhando tarefas das mais variadas, com diferentes tipos de elementos e estruturas

28/04/2023 por Fernando Moura

Os profissionais de Engenharia Civil sempre foram muito bem valorizados no mercado de trabalho e, no momento de retomada após o isolamento devido a pandemia, isso não seria diferente. A demanda por engenheiros civis segue em pleno crescimento, tornando a profissão muito procurada.

É comum pensarem que o trabalho do engenheiro civil é apenas acompanhar construções, mas na realidade, são diversas atividades desempenhadas por esse tipo de profissional, que tem papel fundamental no crescimento da economia.

Saiba tudo: Por que fazer Engenharia Civil?

Vamos ver algumas das possibilidades:

Escritórios de engenharia

O mais conhecido e que mais emprega os profissionais é a construção civil. Nesta área, o engenheiro tem como responsabilidade o desenvolvimento de projetos de reforma ou construção de diversos tipos de imóveis, como casas residenciais, edifícios e ambientes comerciais, além de estradas e pontes.

O profissional é capaz de desenvolver diversos tipos de tarefas, como estudos de viabilidade, planejar, projetar, construir e gerenciar diversas etapas de uma obra, sempre levando em consideração aspectos técnicos e financeiros. Nesse tipo de área, o vencimento médio do profissional gira em torno de R$ 6.800,00.

Empresas de consultoria

Nas empresas de consultoria, o engenheiro consultor tem um papel importantíssimo de liderança e conhecimento para projetos, planejamento e modificações em diferentes tipos de construções privadas ou públicas, além de gerenciar equipes com diversos profissionais, de diferentes setores.

Esse tipo de empresa oferece serviços de estudos de investimentos e viabilidade, impacto social e ambiental de construções, além de desenvolver e organizar projetos e planejamentos. O profissional que atuar nesse tipo de empresa tem um salário inicial médio de R$ 5.200,00 e pode chegar a valores que ultrapassam R$ 14.000,00.

Você sabia? UNISUAM é uma das Universidades que mais forma engenheiros civis no Brasil

Órgãos públicos

O profissional de Engenharia Civil encontra trabalho em órgãos públicos, como prefeituras, governos federais e estaduais, realizando serviços relacionados a estradas, rodovias, portos, aeroportos, ferrovias, sistemas de água e esgoto, além de prédios públicos.

A atuação do engenheiro nesse tipo de ambiente contempla a elaboração, execução, direção e fiscalização dos projetos de construção, manutenção e reparos, seguindo padrões e exigências técnicas. Os órgãos públicos pagam em média R$ 6.357,00 para engenheiros concursados.

Universidades e instituições de pesquisa

Um bom profissional tem a oportunidade de desenvolver outros bons profissionais, em instituições de ensino superior. Nas faculdades, o engenheiro vai se tornar docente e lecionar, criar projetos, acompanhar o desenvolvimento de estudantes em aulas e estágios.

Além de lecionar, o profissional ainda tem a oportunidade de desenvolver pesquisas científicas, seja em instituições de ensino superior ou instituições de pesquisas. Nesses locais, o profissional recebe um salário médio de R$ 9.900,00.

Você pode ser o próximo: Aluno formado em Engenharia Civil na UNISUAM faz Mestrado e constrói carreira em Portugal

Uma maneira de se destacar em um mercado tão concorrido, é através da especialização. Na Pós-Graduação de Engenharia Estrutural da UNISUAM, você encontra professores renomados e uma metodologia de ensino multidisciplinar, além de infraestrutura de ponta, para aprimorar o seu conhecimento e se tornar um profissional de excelência.

Na Pós de Engenharia Estrutural, o profissional é capacitado para dominar técnicas, softwares e ferramentas de análise de estruturas, sempre levando em consideração aspectos sustentáveis.

? Reconhecimento: CREA-RJ visita UNISUAM e entrega IX Prêmio de Trabalhos Científicos e Tecnológicos

Venha para UNISUAM e projete sua carreira!