Onde trabalha o Designer Gráfico?

O Designer Gráfico vai encontrar oportunidades em escritórios, agências de publicidade e marketing, além de gráficas e editoras

28/03/2023 por Fernando Moura

A carreira do Designer Gráfico é bastante ampla e cheia de oportunidades. Se você é uma pessoa criativa, que gosta de trabalhar com desenhos e artes, a Graduação em Design Gráfico com certeza é para você.

O setor oferece diversas áreas de atuação que vão muito além de escolher fonte e cores. Partes visuais e estéticas de animações, bem como peças gráficas e definição de identidade visual são algumas das tarefas a serem desenvolvidas em escritórios, agências de publicidade e marketing, gráficas e editoras.

? Descubra: Por que fazer designer gráfico?

Design Digital

O Designer Digital atua com desenvolvimento de sites a plataformas online, como blogs, redes sociais e e-commerce. Além disso, o profissional ainda é responsável por elaborar funcionalidades, padrão visual e manutenção do site.

O designer digital vai atuar em conjunto com profissionais de desenvolvimento de sistemas e por isso é importante que dominem técnicas de Flash, Java Script, CSS e HTML, para levar as plataformas ao ar.

Identidade Visual

A identidade visual é como a assinatura institucional. São os componentes que representam a empresa e gestão da marca, importantíssima para o branding. Além de ser responsável pela criação de imagens e peças publicitárias.

O profissional vai desenvolver logotipos, definir fontes e paletas de cores, então, é importante muita pesquisa, para que consiga alinhar os ideais da corporação com a identidade visual a ser utilizada.

Desenho de Embalagem e Produtos

O profissional que atua nessa área é o responsável por desenvolver layouts criativos, cores harmoniosas e formatos capazes de se diferenciar da concorrência, mas sempre levando em conta a experiência do usuário/cliente. O objetivo é convencer o consumidor a adquirir o seu produto.

? Se liga na dica: Por que estudar Comunicação?

Design de Interface

Fundamental para qualquer sistema ou plataforma, o Designer Gráfico que deseja atuar nessa área precisa levar em conta a experiência do usuário, ou seja, a UX. Então, o profissional precisa levar em consideração padrões de comportamento para projetar layout, botões e telas.

O principal desafio é levar a melhor experiência possível para o usuário em diferentes formatos: o desktop e o mobile, permitindo a plena visualização e interação do consumidor com a plataforma.

? Olha que incrível: Alunos de Design Gráfico desenvolvem aplicativo para Plano de Saúde

Design Editorial

A área atua diretamente com peças impressas de publicidade e livros. Parece que esse modelo está em desuso, mas tem passado por mudanças e evoluções nos últimos anos. Com projetos editoriais, o objetivo é trabalhar com peças mais customizadas, trabalhadas e de valor agregado.

? Como é o curso de Design Gráfico na UNISUAM?

Dica para carreira

Crie um portfólio! Ter um portfólio online, com seus melhores trabalhos já no começo de sua carreira é fundamental para alcançar voos mais altos. Um portfólio online vai permitir que potenciais contratantes conheçam o seu trabalho. Algumas plataformas bem conhecidas como Behance, Dribble, Ello e até mesmo um perfil de Instagram exclusivo com seus trabalhos, podem ser ótimas opções.

Venha para UNISUAM e coloque sua criatividade em ação!