Odontologia Estética: conheça a área em crescimento

A odontologia estética é um ramo em constante crescimento e oferece diversas oportunidades de atuação e boa remuneração

07/08/2023 por Fernando Moura

Você sabia que a odontologia estética tem recebido cada vez mais destaque e é reconhecida como referência mundial? De acordo com a Sociedade Brasileira de Odontologia e Estética (SBOE), o Brasil é o segundo país com mais procedimentos estéticos odontológicos, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

Além disso, segundo a SBOE, houve um aumento de 300% na especialização desde 2017, graças à evolução de equipamentos e procedimentos.

Ademais, o Instituto Research and Markets projeta um futuro brilhante para o setor, que pode gerar um faturamento estimado de 89 bilhões de dólares até 2020. A mesma pesquisa ainda indica um crescimento médio anual de 13% em consultórios especializados.

O que é a Odontologia Estética?

Essa área busca aprimorar a beleza dos dentes e, consequentemente, do sorriso. O avanço de técnicas e tecnologias permitiu o desenvolvimento de diversos procedimentos estéticos bucais, promovendo a autoestima e confiança de pacientes.

Mas não pense que a odontologia estética se resume apenas à melhoria de aparências. Ela trata da saúde bucal como um todo. Afinal, a beleza vai além de dentes brancos e alinhados, envolvendo gengivas saudáveis, mordida correta e muito mais.

Preço Fixo UNISUAM

5 procedimentos realizados na Odontologia Estética

O profissional que atua nesse ramo da Odontologia oferece uma ampla gama de tratamentos e procedimentos para aperfeiçoar a beleza do sorriso. Veja alguns exemplos:

Clareamento dental

O clareamento dental consiste em remover manchas e descolorações nos dentes. Assim, utilizando produtos à base de peróxido de hidrogênio, o dentista consegue quebrar moléculas pigmentadas e trazer de volta a cor original dos dentes.

Mas vale destacar que a superfície dos dentes não é a única área afetada no procedimento. A gengiva também recebe atenção, uma vez que o gel aplicado é muito forte. Portanto, para evitar qualquer tipo de queimadura, a região próxima aos dentes recebe atenção especial.

Facetas de porcelana

As facetas de porcelana são revestimentos feitos de um material semelhante ao vidro, usado para recobrir o esmalte do dente, devolvendo cor e formato. A porcelana é o material ideal para reproduzir cor, brilho e reflexo.

Além de não mudar de cor, a porcelana permite modificar formato, tamanho, espessura e até mesmo textura.

Implantes dentários

Outra técnica bastante conhecida da Odontologia estética são os implantes dentários. Eles servem para restabelecer mastigação, melhorar pronúncia, recompor estética e restabelecer a autoestima.

Dessa maneira, o dentista planeja e realiza a colocação de parafusos metálicos nos ossos da mandíbula ou maxilar, substituindo as raízes. Então, sobre os implantes, vão coroas dentárias, proporcionando aparência e funcionalidade semelhantes aos dentes naturais.

Aparelhos ortodônticos estéticos

O aparelho ortodôntico estético é um modelo de aparelho muito mais discreto. Assim como o tradicional, ele busca corrigir alinhamento, espaçamento ou mordida, tratando casos como alinhamento, diastema, sobremordida etc.

No entanto, a discrição é o seu maior diferencial, no qual o paciente passa pela correção ortodôntica sem o “sorriso metálico”.

Contorno gengival

Esse procedimento busca corrigir o sorriso gengival, aquele no qual os lábios superiores ficam bem altos, expondo grande zona da gengiva. Então, essa técnica permite ajustar a altura da gengiva e garante uma proporção harmoniosa com os dentes.

Primeiro, é importante destacar que cada caso é um caso e, após avaliação do profissional, será definido qual tratamento será utilizado. Além disso, o dentista pode combinar diferentes técnicas, visando não só a estética, como também a saúde bucal.

Onde estudar Odontologia?

O Curso de Odontologia possui 9 semestres de duração, ou seja, são 4 anos e meio de Graduação. Aqui na UNISUAM, além de resgatar o sorriso e a autoestima dos pacientes, você será capacitado para atuar em diversas áreas da Odontologia, como estética bucal, realização de diagnósticos, limpezas, instalação de próteses e até mesmo realizar cirurgias.

Aqui, você encontra parcerias com a Secretaria Municipal e Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, tendo a oportunidade de vivenciar a profissão, por meio de projetos de extensão e estágios supervisionados.

E tem mais! Além do Preço Fixo, a UNISUAM entrega os materiais para o exercício das práticas laboratoriais, uma iniciativa inédita entre as faculdades do Rio de Janeiro.

Venha para a UNISUAM e realize os seus sonhos!