fbpx

O que está procurando?

BLOG

BLOG

Voltar

O que faz um Engenheiro Civil?

Descubra o que faz o Engenheiro Civil e veja qual área da Engenharia tem mais a sua cara

  • Nota 10

22/08/2023 por Fernando Moura

Tempo de Leitura: 4 minutos

O engenheiro civil sempre foi um profissional valorizado no mercado de trabalho e, no momento de retomada pós pandemia do Coronavírus, isso se intensificou. Assim, a demanda por graduados em Engenharia Civil segue em alta, de acordo com dados da Revista Exame, a projeção é que o setor apresenta um crescimento de 4,5% até o final de 2023.

O que faz um Engenheiro Civil?

O profissional de Engenharia Civil possui diversas atribuições, que vão desde o planejamento até acompanhamento da obra. Portanto, é um trabalho de extrema importância, uma vez que ele fiscaliza e garante a segurança dos projetos.

Veja algumas atividades desenvolvidas:

  • Elaborar projetos;
  • Estudos de viabilidade financeira;
  • Analisar características dos solos, ventilação e insolação;
  • Gerenciar e supervisionar equipes;
  • Especificar redes de instalações elétricas, hidráulicas e de saneamento.

Mercado de trabalho para a Engenharia Civil?

Primeiramente, a área vai além de questões econômicas e técnicas, assumindo um papel social fundamental. O profissional de Engenharia Civil atua em um setor vital para o desenvolvimento do país e, por isso, encontra um mercado de trabalho promissor e com salários atraentes.

Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), a Engenharia Civil apresenta uma taxa de empregabilidade de 95,7%. Isso mostra, que o profissional formado encontra oportunidades em diversas áreas de atuação, além da construção civil.

👉 Por que fazer Engenharia Civil



Quais são as áreas da Engenharia Civil?

Construção Civil

A princípio, é a área mais conhecida e procurada por quem pensa no setor. Por meio dos escritórios de engenharia civil, o profissional trabalha com gestão, planejamento e execução de construções, reformas e recuperações. 

Dessa maneira, o trabalho busca garantir a segurança, bom funcionamento e durabilidade do projeto, além da qualidade de vida das pessoas que ocupam o espaço. Portanto, o engenheiro precisa observar materiais utilizados desde a fundação até o acabamento. É preciso levar em conta a sustentabilidade e impacto do material sobre o meio ambiente.

Geotecnia

Esse campo da Engenharia Civil estuda as condições e propriedades do solo. Assim, essa análise é fundamental para fases do projeto, como fundação, bem como obras hídricas ou barragens.

Além disso, os projetos ambientais têm recebido cada vez mais destaques, atuando com foco em aterros sanitários, recuperação de terrenos e estudos de solos contaminados.

Saneamento básico

Nessa área, os projetos de Engenharia Civil atuam na exploração e uso da água e saneamento em geral, como drenagem, canalização, escoamento, tratamento de esgoto e controle de resíduos. Ou seja, mais uma vez, o setor mostra uma relação muito grande com o meio ambiente, além da saúde pública.

Com a grande pressão para implementação de políticas e procedimentos de descartes e tratamento de resíduos, a área possui grande demanda por profissionais.



Perícia

A perícia é responsável por avaliar obras prontas ou em andamento, observando condições estruturais e emitindo pareceres técnicos. Assim, o principal objetivo é garantir a segurança da edificação e detectar falhas ou irregularidades, prevenindo problemas maiores, como desmoronamentos.

👉 Onde trabalha o engenheiro civil?



Segurança do trabalho

O profissional que atua nessa importante área da engenharia, tem como responsabilidade proteger a integridade física das equipes. A prevenção de acidentes é fundamental para qualquer projeto de construção, e com a fiscalização de atividades e treinamentos de conscientização, é possível tornar o local mais seguro possível.

Estradas e transportes

Outra ótima opção e que oferece diversas possibilidades é o campo de estradas e transportes. Nessa área, é possível atuar na construção, manutenção, reabilitação, compactação e pavimentação de rodovias e ferrovias. Além disso, é possível trabalhar na edificação de portos e aeroportos, bem como no planejamento de sistemas de transporte.

Indústria de concretos e pré-moldados

Indústria de concretos e pré-moldados, o profissional atua na otimização de estruturas produzidas fora do local de obra. É preciso seguir diversas regulamentações que buscam reduzir resíduos, além de garantir a uniformidade dos produtos. 

Dessa maneira, o engenheiro civil desempenha um papel importantíssimo no aperfeiçoamento de processos, garantia de qualidade e supervisão do resultado.

Ensino acadêmico

A carreira acadêmica permite que o profissional lecione em cursos do ensino superior, orientando trabalhos e conduzindo pesquisas. Para atuar na área, é necessário possuir um curso de mestrado.

Onde estudar Engenharia Civil?

A UNISUAM é uma das universidades que mais formam engenheiros no Brasil, logo, é o lugar certo para você estar. Com a tradição do ensino de qualidade, a Engenharia Civil da UNISUAM possibilita uma carreira sólida e grande sucesso. Assim, você aprende as bases teóricas e práticas, colocando a mão na massa desde o início.

Dessa forma, o estudante aprende a analisar, planejar, executar e gerenciar projetos de todos os portes, combinando a técnica, com habilidades mais complexas. E o melhor: tudo isso com Preço Fixo até a sua formatura!

Na UNISUAM ainda é possível se especializar em duas áreas bem interessantes para o mercado de Engenharia Civil. Uma delas é em Gestão de Projetos e Edificações em BIM, para os profissionais que queiram ter conhecimento e prática na metodologia Building Information Modelling. Essa metodologia prepara o profissional para que esteja cada vez mais inserido nas demandas atuais do mercado em projetos colaborativos e integrados durante todo o ciclo de vida da construção, desde o pré-obra até o pós-obra.

Ou Engenharia Estrutural, que vai transformar o profissional da Engenharia Civil em  especialista da área de projetos estruturais, capaz de reduzir a zero os erros em projetos. Tudo isso com professores renomados, uma dinâmica metodologia multidisciplinar e infraestrutura de ponta para atividades práticas, desenvolvendo habilidades muito importantes, como a visão crítica e criativa na identificação e solução de problemas, considerando aspectos técnicos, científicos e ambientais alinhados à utilização correta dos melhores materiais.





Venha para a UNISUAM e construa o seu futuro!

Por Fernando Moura

Assistente de Comunicação das redes e Blog UNISUAM. Jornalista e Pós-Graduado em Comunicação e Marketing em Mídia Digitais.

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi, está com dúvidas?
Fale conosco!

X
X
Saída Home, Graduação, Formas de Ingresso, Vest Solidário 1
X
X
X
X
X
X