fbpx

O que está procurando?

BLOG

BLOG

Voltar

Graduação em Energias Renováveis prepara profissionais para desafios ambientais

Procurar soluções e caminhos para os avanços dos países e instituições, preservando fontes naturais, se tornaram desafios mundiais.

  • Nota 10

29/03/2022 por Carolina Grimiao

Tempo de Leitura: 2 minutos

Você já parou para pensar de onde vem a energia que nós utilizamos?

 

As fontes de energia se classificam em não renováveis, que são aquelas que se esgotam, como petróleo, carvão mineral, gás natural e a energia nuclear. E as renováveis, que são aquelas que são consideradas inesgotáveis, uma vez que se renovam constantemente ao serem utilizadas. Exemplos disso são as energias hídrica (da água dos rios), solar (energia do sol), eólica (energia do vento), biomassa (energia de matéria orgânica), geotérmica (energia do interior da Terra) e oceânica (energia das marés e das ondas). 

 

Cada vez mais, pensar no uso dessas energias se faz necessário. Foi justamente por entender que são inesgotáveis, que o consumo e a poluição humanas preocupam cientistas e profissionais ambientais do mundo inteiro. Procurar soluções e caminhos para os avanços dos países e instituições, preservando essas fontes naturais, se tornaram desafios mundiais. Hoje, já existem nas maiores organizações públicas e privadas, especialistas que pensam e projetam ações para essa questão. 

 

Pensando nessa necessidade, a UNISUAM lançou a Graduação em Energias Renováveis. Um Curso direcionado para capacitar profissionais quanto à sustentabilidade, planejamento e análise de ações para a redução dos impactos ambientais não só no meio ambiente, mas também na sociedade e na economia. Para a Coordenadora do Curso, Professora Jussara Oliveira do Nascimento, ser um profissional dessa área é estar atualizado com os estudos e decisões mundiais sobre a área:

 

“O nível de preocupação aumenta pelas consequências cada vez mais claras relacionadas ao aquecimento global, como escassez de recursos e mudança climáticas, o que demanda a adaptação das matrizes energéticas e adaptação da cadeia produtiva, encarecendo os processos. O profissional de Energias Renováveis atuará diretamente em projetos estratégicos de instituições e empresas, aplicando seus conhecimentos tecnológicos e de natureza analítica.”

 

Um desafio e tanto! Mas com características bem específicas de um profissional que se dedica a mergulhar nessa área e se atualizar constantemente. A professora, que também é Coordenadora de Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica, explica: “Profissionais da área ambiental voltados para a tecnologia precisam ter capacidade para resolução de problemas de forma ágil e assertiva, atualizando-se sempre a respeito das novas tecnologias para energias renováveis que têm surgido. Além disso, o conhecimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – ação global da ONU para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima – são fundamentais para adequar as novas tecnologias às demandas mundiais, aliando eficiência energética a demandas sociais e ambientais”.

 

Mas não precisa se assustar. A Graduação em Energias Renováveis tem tudo o que você precisa para te deixar preparado: “O grande diferencial do curso é formar um profissional capacitado, a partir de um programa teórico e técnico, criado para desenvolver profissionais para atuar com projetos de sistemas fotovoltaicos, parques eólicos, biocombustíveis e demais fontes renováveis de energia. A base na Engenharia deste curso trará ao profissional a capacidade de solucionar problemas complexos, bem como buscar a inovação em projetos”, contextualiza.

 

Saiba mais sobre a Graduação em Energias Renováveis e fique pronto para o mercado de trabalho!

Por Carolina Grimiao

Analista de Comunicação do Blog UNISUAM. Jornalista, Historiadora e Psicopedagoga. Mestranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da UFF. Apaixonada por Educação e Cultura Popular.

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi, está com dúvidas?
Fale conosco!

X
X
X
X
X
X
X
X