VOCÊ TEM 00h00m00s PARA GARANTIR PREÇO FIXO + 70% OFF

O que está procurando?

X

BLOG

BLOG

Voltar

Fotojornalismo: entre a força noticiosa e o documento do imaginário social

No fazer fotojornalístico, é possível mostrar um fenômeno social e traduzi-lo para o senso comum, tornando fácil a compreensão

  • Nota 10

19/05/2023 por Fernando Moura

Tempo de Leitura: 2 minutos

Segundo João Paulo Sousa, “Para que uma fotografia seja utilizada e tenha bom impacto junto ao público, precisa reunir força noticiosa e força visual”. Essa é a máxima do fotojornalismo, que consiste em não apenas registrar o acontecimento, mas também o que está à sua volta.

Autores entendem que uma boa imagem não consiste apenas em carregar conceitos técnicos, como luz, foco e enquadramento, também fazendo-se necessária uma boa composição de imagens, cores e contrastes, visando o resgate da força visual para ser compreendida como registro único e particular.

A imagem precisa conter o registro visto por um ângulo diferente, sem distrações que afastem o leitor do fato. E a desafiadora tarefa de escolher esse instante é o trabalho do fotojornalista, que precisa ter um olhar aguçado, seletivo, reflexo rápido e senso de oportunidade apurado.

? Saiba tudo: Por que estudar comunicação?

Escritores defendem que a fotografia possui cunho social, pois é uma construção cultural e, portanto, passível de análises sociológicas partindo de três pontos de vista: “o uso social adquirido pelos atores ao registrar o seu cotidiano ou momentos marcantes; a análise das representações imagéticas veiculadas pelas instâncias de poder, como as publicidades políticas; e a fotografia como instrumento de registro e evidência de dados em campo”.

Portanto, entende-se que o fotojornalismo é responsável por informar e documentar fatos, tornando-se o principal instrumento para revelar problemas da sociedade por meio da publicações de imagens que informam e impressionam. É possível afirmar que o fotojornalismo registra as relações sociais e auxilia nos estudos sobre estas relações e suas derivações.

? Por que estudar jornalismo?

Pensando na importância do fotojornalismo, a professora Maria João Palma e o professor Paulo César Ramos, convidaram a professora Fábia Marucci e organizaram o projeto de extensão “Pega Visão”, focado no Encontro de Pesquisas.

Os alunos de Comunicação Social inscritos neste projeto tiveram a missão de retratar o trabalho humano na rua, com o objetivo de produzir uma apresentação fotográfica. A Exposição Fotojornalismo: entre a força noticiosa e o documento do imaginário social, foi exibida durante o I Encontro de Pesquisas e Iniciação Científica da UNISUAM (EPIC), nos dias 17 e 18 de maio, que foi pautado no tema “Inovação e Desenvolvimento Sustentável do Trabalho Humano”. 

A tarefa foi muito além de informar e documentar fatos e acontecimentos da sociedade, mas também reforçou as representações sociais e documentou características individuais e coletivas, capturando aspectos culturais e identitários.

? Veja tudo: Onde trabalha o jornalista?

Venha para a UNISUAM e esteja preparado para o sucesso!

Outras sugestões de postagens pra você...

saiba mais sobre a especialização em design de interioressaiba mais sobre a especialização em design de interiores
Pós-Graduação em Design de Interiores: vale a...
Boa parte das graduações em Arquitetura contam com disciplinas focadas...
Veja mais
Logo oficial do XXII Mostra de Terapia Cognitivo ComportamentalLogo oficial do XXII Mostra de Terapia Cognitivo Comportamental
Aluna de Psicologia apresenta TCC na XXII...
A Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) foi o...
Veja mais
Odontologia: como está o mercado de trabalho?Odontologia: como está o mercado de trabalho?
Odontologia: como está o mercado de trabalho?
Tem interesse em cursar Odontologia, mas não sabe a situação...
Veja mais

Por Fernando Moura

Analista de Marketing das redes e Blog UNISUAM. Jornalista e Pós-Graduado em Comunicação e Marketing em Mídia Digitais.

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X
Entrada Formas de Ingresso
X
Home, Graduação, Formas de Ingresso, Vest Solidário
X
Entrada Graduação
X
X
X
X
Entrada Formas de Ingresso
X