fbpx

O que está procurando?

BLOG

Voltar

5 Curiosidades sobre a profissão de Farmacêutico

No dia 20 de janeiro é comemorado o Dia do Farmacêutico. Confira as principais curiosidades da profissão.

  • Nota 10

20/01/2022 por Carolina Grimiao

Tempo de Leitura: 2 minutos

Farmácia é uma área que não para de crescer. As estimativas colocam o Brasil como 5º maior mercado farmacêutico mundial em 2023, por isso a procura tem sido tão intensa. Mas você sabia que essa é uma das áreas de conhecimento mais antigas do mundo? Separamos algumas curiosidades acerca da profissão que vale a pena conhecer!

 

1. Mais de 4 mil anos de História

 

A área farmacêutica é bem antiga. Desde a era paleolítica que o homem manipula substâncias de origem vegetal, mineral e animal para utilização terapêutica e de cura. Na antiga Suméria, em aproximadamente 2100 a.C., foi encontrada uma tábua contendo 15 receitas medicinais. Ao longo dos séculos, a atividade foi se desenvolvendo com alquimistas e, mais tarde, os boticários começaram, a partir do século X, a difundir a prática de manipular medicamentos. 

 

2. Ser ou não ser? 

 

Claudio Galeno, que viveu 70 anos depois de Cristo, reconhecido como célebre médico da Antiguidade, tão famoso quanto Hipócrates, é considerado o Pai da Farmácia e criou o primeiro sistema terapêutico racional. Ele acreditava que o farmacêutico tinha que pensar e agir como um filósofo. 

 

3. O poder da cura

 

O tradicional símbolo da Farmácia, a Cobra enrolada na Taça, ilustra o Poder representado pela Cobra e sugere a Cura, materializada pela Taça.

 

4. Farmácia é diferente de Drogaria

 

Parece a mesma coisa, mas não é. Farmácia é o estabelecimento que possui um laboratório para preparação de fórmulas prescritas por médicos, dentistas e veterinários, mas também comercializa produtos industrializados. Já a Drogaria é o estabelecimento que apenas comercializa esses produtos, sem ter a preparação deles. 

 

5. Personalidades que fizeram Faculdade de Farmácia

 

Alguns nomes bem curiosos se graduaram em Farmácia. Alguns nem chegaram a exercer a profissão, ficando conhecidos em outras áreas. 

 

  • Carlos Drummond de Andrade, poeta;
  • Alexander Flemming, cientista descobridor da penicilina;
  • John Pemberton, criador da fórmula da Coca-Cola;
  • Alberto de Oliveira, fundador da Academia Brasileira de Letras;
  • Maria da Penha Fernandes, biofarmacêutica que dá nome à Lei que protege as mulheres da violência.

 

O curso de Farmácia da UNISUAM prepara o aluno para ao mercado em situações onde ele vai desenvolver habilidades e conhecimentos necessários para a atuação profissional. Com o MUDE – Modelo Único de Ensino – a cada módulo, ele estará apto para ir em busca das oportunidades na área, acelerando a sua inserção na área. 

 

Vem ser UNISUAM e esteja pronto para o mercado!

MATRICULAS ABERTAS

Conheça o curso de Farmácia UNISUAM!

 

Texto com colaboração de Marcello Silva

Por Carolina Grimiao

Analista de Comunicação do Blog UNISUAM. Jornalista, Historiadora e Psicopedagoga. Mestranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da UFF. Apaixonada por Educação e Cultura Popular.

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×
English French Portuguese Spanish
X

Nosso site está enfrentando instabilidades.
Algumas informações podem não estar disponíveis no momento.

Oi, está com dúvidas?
Fale conosco!