Escola Gente: a escola de Ensino Médio da UNISUAM

Uma escola no coração da Taquara que desenvolve uma nova proposta em Educação.

07/07/2022 por Carolina Grimiao

Era início de fevereiro de 2019, começavam as aulas em uma escola com um novo perfil tecnológico e metodológico. Um espaço onde o conhecimento possui um processo diferenciado, bem mais prazeroso e com foco em desenvolver as habilidades e competências dos alunos para a vida. Era a Escola Gente, que nasce a partir de um projeto da UNISUAM, que percebeu junto aos alunos de Graduação da UNISUAM, que havia um desejo de ver nas escolas de Ensino Médio uma preparação maior para as atitudes da vida acadêmica, pessoal e profissional.

Desse levantamento, diversos setores da sociedade também foram ouvidos e, a partir daí, iniciou-se uma busca por professores e gestores que pudessem agregar, com as suas experiências e filosofias metodológicas, a esse pensamento de uma escola de vida, onde os alunos são os verdadeiros protagonistas. Unindo-se a isso, a infraestrutura universitária da UNISUAM e a experiência de mais de 50 anos de Educação.

Atualmente a escola conta com 17 professores e 10 funcionários que, juntos, atuam nesse propósito. Para a Diretora Administrativa, Professora Rose Sobral, o diferencial da Escola Gente é justamente construir junto com o aluno esse lugar de destaque: “O comprometimento da escola é apresentar aos alunos conhecimentos e oportunidades de desenvolvimento de habilidades e atitudes para que vivam de forma virtuosa, buscando o auto desenvolvimento, o entendimento do mundo e do seu papel nele, incentivando-os a se tornarem, constantemente, uma melhor versão de si mesmos”.

Além da qualidade do ensino regular, a Escola oferece o aprendizado do inglês e atividades com música, artes, esportes e dança. Essas atividades são oferecidas nos contraturnos, para que não interfiram nos horários das aulas, e estão inclusas na mensalidade. Além disso, possui foco total no ENEM, em um modelo de ensino que fortalece as habilidades dos vestibulandos para Redação, Português e Matemática, além de ensiná-los a administrar o próprio tempo.

Outro ponto fundamental é que os alunos possuem contato com mentores universitários no Projeto Gente Grande, uma vez que a Escola é vinculada à UNISUAM. E garantem descontos exclusivos para o Ensino Superior na Instituição. Além disso, podem contribuir com as redes sociais da Instituição com ideias criativas de pautas, imagens e textos variados. Para Victor Hugo, aluno do 3º ano, a Escola Gente é um ambiente de crescimento: “A gente se desenvolve externamente e internamente com as atividades”. Matheus Vinícius, do 2º ano, destaca: “Os professores são muito entrosados com os alunos”.

A aluna Fernanda Cavalcante, do 3º ano, também destaca o que mais gosta: “A Escola Gente é a minha segunda casa, com ambiente acolhedor, profissionais especiais e qualificados. Evoluí muito aqui, fiz amizades que pretendo levar para o resto da vida”.

Localizada na Rua Apiacás, 320, a Escola Gente fica na Taquara, em um ponto movimentado e com vasta condução e comércio. Os contatos podem ser feitos através do Fale com a Gente – no site da Escola -, ou através do telefone (21) 99530-5900.

Faça uma visita!