Nota 10
12/05/2023 por Fernando Moura
Tempo de Leitura: 4 minutos
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi criado em 1998 com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes do Ensino Médio. Ao longo desses 25 anos de história, diversas mudanças ocorreram até que se tornasse a maior prova do Brasil e principal porta de entrada para faculdades públicas e privadas.
A partir de 2005, com a criação do Programa Universidade para Todos (ProUni), o ENEM iniciou de fato sua transformação, tornando-se uma forma de ingresso em universidades particulares através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).
Vamos entender como vai funcionar a prova deste ano:
O edital do ENEM já foi divulgado. As inscrições começam no dia 27 de maio e terminam no dia 06 de junho. Elas devem ser realizadas no site do Instituto de Pesquisas e Estudos INEP Educacionais (INEP).
Ao todo, o estudante tem que responder 180 questões de múltipla escolha:
Além das questões objetivas, o participante ainda deve escrever uma redação dissertativo-argumentativa, a partir de uma frase-tema, relacionado a problemas da sociedade, além de materiais motivadores, normalmente textos de apoio.
A inscrição deve ser feita pela Página do Participante, clicando em “Página do Participante – Entrar com gov.br”. Caso não possua cadastro, será necessário criar um, para que seja realizado o acesso.
A partir de agora vai começar o papo com a Nanda, um robô que vai pedir os seguintes dados: CPF, data de nascimento, nome do pai, da mãe, sexo, raça, estado civil, nacionalidade e endereço.
Ainda durante o cadastro, o participante pode solicitar atendimento diferenciado em casos de necessidades especiais, gestantes, lactantes, idosos e estudantes em classe hospitalar.
O estudante vai sinalizar a cidade em que deseja realizar a prova e a língua estrangeira que será avaliada, havendo duas opções: espanhol e inglês. Fique atento, após o término das inscrições, essas informações não podem ser alteradas.
No campo de escolaridade, o estudante deve indicar se está cursando o terceiro ano do Ensino Médio ou se já terminou. Há opções para alunos do primeiro e segundo ano, que desejem participar como “treineiros”. É necessário indicar se estuda ou estudou em escola pública, se é bolsista de rede privada e a quantidade de tempo.
Todos os participantes devem preencher o questionário socioeconômico, nele é solicitado informações como escolaridade, renda, bens e gastos de familiares. O participante que prestar informações falsas pode ser eliminado da prova.
É necessário ainda completar o campo de cadastro com telefone fixo e/ou celular, além de um e-mail válido e incluir uma foto de identificação.
A taxa de inscrição do ENEM 2024 é de R$ 85,00. O valor pode ser pago via boleto bancário, cartão de crédito ou pix. No caso do boleto, a plataforma realiza a orientação para a emissão do GRU, que pode ser pago em qualquer agência bancária, lotéricas ou agências dos Correios.
O participante ainda tem o direito de levar lanche e garrafa de água transparente sem rótulo.
Veja: Como escolher minha faculdade?
O ENEM é a maior porta de entrada para as principais faculdades do Brasil e é lógico que com a nota do ENEM você também consegue estudar com descontos na UNISUAM. Além de bolsas, é só na UNISUAM que o aluno sabe quanto vai pagar da primeira até a última parcela, já que somos a única Universidade do país com Preço Fixo!
É bem simples se matricular na UNISUAM com a nota do ENEM. Não é necessário realizar uma prova, basta somar as quatro notas objetivas e da redação, dividir o total por 5 e pronto. Fácil assim! São descontos de até 85%. Confira:
Demais, né! E olha que incrível: o candidato pode se matricular na UNISUAM com a nota de QUALQUER edição do ENEM e o processo inteiro pode ser feito de maneira online por aqui.
Venha para UNISUAM e inicie sua caminhada de sucesso!
Analista de Marketing das redes e Blog UNISUAM. Jornalista e Pós-Graduado em Comunicação e Marketing em Mídia Digitais.
Deixe um comentário