Dicas para Redação do Enem

Veja dicas para arrasar na Redação do Enem

30/10/2023 por Fernando Moura

A Redação do Enem pode ser o diferencial que vai garantir uma boa nota no maior vestibular do país. Assim, é fundamental se preparar bem para essa etapa da prova. Confira agora algumas dicas para arrasar na Redação do Enem.

Estratégia

O vestibular acaba sendo um momento que sobrecarrega o estudante que costuma estar no Ensino Médio e ainda precisa estudar diversas matérias para o Enem. A falta de concentração e até mesmo a negligência pode acabar por deixar o estudo de Redação de lado.

Dessa forma, a melhor maneira de evitar esse problema é desenvolver um planejamento de estudos. Assim, você pode criar estratégias que vão garantir um tempo reservado para o estudo de redações.

Dica bônus: conheça os métodos de estudo Pomodoro e Don’t Break The Chain!

Leitura = repertório

Quanto mais você lê, mais conhecimento do universo das palavras conhece. Assim, é possível desenvolver um vasto repertório de palavras. O segredo de grandes escritores são as referências. Quanto mais leram, mais assimilaram, dessa forma, deram origem a novos escritos.

Além disso, a leitura também garante repertório de assuntos. No Enem, é fundamental obter conhecimentos multidisciplinares, principalmente na etapa de Redação. Conhecendo diferentes universos e, principalmente, sabendo combiná-los, você tem tudo para fazer uma Redação nota 1000!

Atenção à tendências

Confira o noticiário. O que aconteceu no Brasil? E no resto do mundo? Temas como política, economia, podem ser o diferencial não apenas para a Redação, como para toda a prova. O que chamamos de atualidade, representa um apoio para que o aluno desenvolva textos e compreenda temas presentes no vestibular.

Se você estiver bem informado, vai conseguir desenvolver uma boa Redação do Enem. Os textos de apoio garantem contextualização do tema e, a partir dele, basta colocar seu conhecimento para fora.

Estilo da Redação do Enem

A Redação do Enem fornece uma frase-tema, juntamente com textos de apoio que geralmente apresentam problemas da sociedade que precisam de intervenção. Assim, é exigido um texto dissertativo-argumentativo, constituído por introdução, desenvolvimento e conclusão. São disponibilizadas 30 linhas para você discorrer sobre o tema.

Estude edições passadas

Observe temas de outras edições para entender o que costuma ser abordado. Faça simulados, pratique provas dos anos anteriores. O Enem costuma seguir um perfil, ou seja, quando se sair bem em uma edição, é provável que o desempenho se repita.

Busque redações que alcançaram nota máxima nas últimas edições e se atente a maneira de estruturação do texto e exposição das ideias. Aqui neste link, você pode encontrar algumas redações de destaque.

Faça um check list

Existem elementos que não podem faltar de maneira alguma em sua Redação do Enem, como esses:

• Divisão em introdução, desenvolvimento e conclusão;
  • Introdução com uma tese e contextualização do tema;
  • Desenvolvimento com argumentos que apresentem fatos e dados;
  • O desenvolvimento precisa ser exposto em no mínimo 2 parágrafos;
  • A conclusão deve conter a solução do problema exposto.

Use sua nota do Enem para entrar na UNISUAM!

O Enem é a maior porta de entrada para as principais faculdades do Brasil e é lógico que isso também se aplica à UNISUAM! E tem mais: a sua nota pode garantir percentuais de desconto de acordo com a pontuação alcançada. Demais, né?

Além de bolsas, só na UNISUAM o aluno sabe quanto vai pagar da primeira até a última mensalidade, já que somos a única faculdade do país com Preço Fixo de verdade!

#BoraFazer a vida acontecer!