Nota 10
07/04/2022 por Carolina Grimiao
Tempo de Leitura: 2 minutos
Turismo é uma área que sempre teve um mercado aquecido no Brasil. Não é pra menos. Em um país cheio de diversidade, cultura e belezas naturais, os profissionais que atuam nessa área acabam encontrando oportunidades em vários setores.
Além do fator econômico, que mantém bares, restaurantes, hotéis e diversos tipos de comércio em atividade, é necessário pensar o turismo como manutenção de culturais locais, alerta de sustentabilidade e preservação ambiental, entretenimento e lazer. Ou seja, são muitos elementos que compõem e movimentam uma indústria que se reinventa a cada dia para oferecer o melhor.
De acordo com dados do Ministério do Turismo, em 2019 o turismo interno brasileiro representou 7,7% do PIB nacional. Os números tiveram uma queda devido à Pandemia da Covid-19 em 2020, mas a partir do segundo semestre de 2021, com a vacina e as liberações sanitárias pelos órgãos de saúde por todo o mundo, os números começaram a ganhar força novamente.
Dessa forma, cada vez mais profissionais que consigam atender e acompanhar as tendências e normas de cada localidade ou estrutura, se destacam e conseguem atuar em segmentos variados, inclusive de maneira empreendedora. Para o professor da Graduação em Gestão de Turismo EAD da UNISUAM, Professor Valmir Farias, tão importante quanto conhecer técnicas, é tem um bom relacionamento com o público:
“Inovar, acompanhar as tendências e oportunidades que o mercado oferece, manter-se atualizado. Focar nas ferramentas digitais, olhar para o seu cliente e criar uma relação de confiança e segurança, proporcionando a ele a realização do seu lazer, do seu prazer em viajar, em conhecer. A humanização faz toda diferença para um gestor em turismo”, explica.
Seja a lazer ou a trabalho, uma viagem é sempre uma experiência. E o papel do Gestor de Turismo é garantir toda a organização e planejamento para que todas as etapas e atividades envolvidas aconteçam com tranquilidade, minimizando todas as possibilidades que possam trazer transtornos ao cliente.
Para o Professor Valmir, o atendimento é um grande diferencial para fazer da experiência a melhor possível: “No Curso de Gestão em Turismo da UNISUAM, o aluno aprende a enfatizar e valorizar os seus clientes, deixando-o ciente dos aspectos apresentados na atividade escolhida, e claro, sempre despertando o gostinho de querer voltar, explorando da melhor forma as riquezas turísticas do Brasil”.
Oferecida na modalidade EAD, a Graduação em Gestão de Turismo da UNISUAM tem a duração de quatro semestres e a flexibilidade de poder estudar com mais liberdade e autonomia: “Nosso conteúdo é dinâmico e apresenta todas as habilidades e competências para formar o nosso aluno com este diferencial. O Gestor de Turismo formado pela UNISUAM pode atuar nos diversos setores de cultura, lazer, gastronomia, eventos, políticas públicas e ainda pode empreender com a sua agência de turismo”.
Texto com colaboração de Marcello Silva
Analista de Comunicação do Blog UNISUAM. Jornalista, Historiadora e Psicopedagoga. Mestranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da UFF. Apaixonada por Educação e Cultura Popular.
Deixe um comentário