O que faz o profissional de Sistemas para Internet?

Saiba mais sobre o que faz o profissional de Sistemas para Internet e fique por dentro dos cursos de Graduação da UNISUAM!

12/08/2021 por Julia Abreu

Indústria 4.0, big data, inteligência artificial. Esses são termos que estão dominando o mercado e colocando cada vez mais em evidência a necessidade de profissionais de tecnologia dentro das empresas, que sejam capazes de implementar sistemas e acompanhar as mudanças tecnológicas que acontecem a cada ano.

Dentro desse cenário, uma área em destaque é a de Sistemas para Internet e para explicar o que faz esse profissional e como está o mercado de trabalho, convidamos o Prof. André Guedes, Coordenador do curso da UNISUAM, para um bate-papo na maratona de lives do projeto Muito Mais Futuro, que ajuda você a escolher qual a melhor carreira a seguir.

? Confira alguns dos principais temas discutidos na live! ?

Como é o curso e o que muda com o MUDE?

O curso de Sistemas para Internet da UNISUAM foi todo reformulado para a implementação do novo modelo de ensino, o MUDE, que consiste na aprendizagem através de módulos que irão desenvolver as competências necessárias para que o aluno saia do curso devidamente capacitado.

Uma das vantagens desse modelo é que os alunos podem entrar no mercado de trabalho de forma mais veloz e com maior qualidade. Isso porque, ao longo de cada módulo, eles terão que desenvolver um projeto baseado em situações reais e, ao concluir, recebem um certificado que garante que já podem atuar naquela área. Por exemplo, digamos que você aprenda front-end no primeiro módulo, já sairá com o certificado e poderá trabalhar como desenvolvedor de front-end.

Outro benefício de ter o foco no mercado é que o curso nesse novo sistema se torna muito mais flexível e fácil de adequar as demandas do momento, já que quando falamos de tecnologia, a linguagem desatualiza muito rápido, comentou o Prof. André.

“As tecnologias vão evoluir a cada semestre. Ou seja, pode ser que uma tecnologia que usamos no primeiro módulo, já mude no segundo, que pode ser porque surgiu uma nova ou porque tem outra tecnologia que melhor se adapta a esse momento, o momento do mercado”, disse ele, reforçando que, no início, o mais importante é dominar as ferramentas básicas ao invés de se preocupar na quantidade de linguagens que você aprenderá.

? O Globo Aponta: UNISUAM é TOP 10 Universidades Particulares do Rio

Quais soft skills são necessárias para atuar na área

Muitas pessoas pensam que os profissionais de sistemas e tecnologia da informação são extremamente técnicos, mas o Prof. André esclarece que isso não é verdade.

“Você tem que trabalhar a questão da liderança 4.0, a gestão de projetos, comunicação eficaz. Precisa saber como se posicionar frente às pessoas, porque muitas vezes elas estão estressadas porque querem soluções rápidas, mas não sabem o trabalho que dá pra ser feito e você, como profissional que vai estar na linha de frente, tem que saber explicar o que pode ser feito para o cliente”, comentou o Prof.

Por isso, professores das mais variadas matizes estiveram envolvidos na formulação do curso dentro do modelo MUDE, garantindo que sua estrutura contemplasse tudo o que é necessário para formar um profissional completo e alinhado com as necessidades do mercado, desde os aspectos mais técnicos até questões comportamentais.

Um curso cheio de desafios e oportunidades

Uma das grandes preocupações do curso é propiciar o máximo de prática e vivência profissional aos alunos. Por isso, é constante a participação em eventos como, por exemplo, o Hackathon.

No último ano, os alunos do curso participaram de duas edições do Hackathon internacional, que contou com a participação de 40 universidades, e saíram vitoriosos nas duas. “Fomos a única universidade particular que venceu as competições e isso trouxe uma felicidade muito grande”, disse o Prof. André, que credita a vitória ao sistema modular, que agrega muito mais valor no processo de aprendizagem e desenvolvimento da carreira por balancear a teoria com a aplicação prática a todo momento.

O curso de Sistemas para Internet da UNISUAM também conta com várias parcerias de peso, como a Google, Amazon e Huawei, realizadas com o intuito de aumentar o leque de oportunidades para os nossos alunos. A mais recente, destaca o Professor, foi a participação na feira de estágios da Huawei, onde dois alunos foram selecionados para participar de uma maratona internacional da empresa.

A preparação envolveu até um curso de imersão para aprender o que há de mais novo em termos de tecnologia, realizado online por causa da pandemia. “Se não fosse a pandemia, nosso alunos teriam voado para a China para aprender tudo lá, presencialmente”, disse o Prof. André ressaltando a grande oportunidade.

E aí, bateu a curiosidade? Confira o vídeo completo da live e fique por dentro de tudo que rolou no bate-papo

Você pode conferir mais vídeos da Maratona Muito Mais Futuro na nossa playlist do Youtube clicando aqui. (Link para playlist)

E não esqueça! A UNISUAM já está com matrículas abertas para o curso de Sistemas para Internet com preço fixo e 50% de desconto durante todo o curso.

Vem ser UNISUAM e esteja pronto para o mercado!

MATRICULAS ABERTAS

Conheça o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas UNISUAM!

Por Julia Abreu

Estudante de Publicidade e Propaganda, Estagiária em Marketing. Viciada em filmes, séries e conteúdos da área da comunicação social.