Áreas e tendências do Direito

Conheça as tendências do Direito e destaque-se no mercado de trabalho

• Graduação

15/04/2024 por Fernando Moura

Assim como todas as áreas, o Direito também passa por processos de mudanças e evoluções. Se há uma revolução impulsionada pelos avanços tecnológicos no mundo inteiro, por que o Direito ficaria de fora?

Dessa forma, a adoção de novas práticas e abordagens é essencial para para evolução do mundo jurídico, mantendo-se atualizado e conectado com as tendências globais. Portanto, vamos juntos conhecer as tendências do Direito para advogados, juízes, estudantes e todos os demais envolvidos nesse universo.

Quais são as principais tendências do Direito para 2024?

Há uma variedade de movimentos acontecendo no Direito e a grande maioria envolvem conjuntos de produtos e ferramentas tecnológicas para a área jurídica. Conheça alguns exemplos:

Lawtechs

As lawtechs são uma das principais tendências para o futuro. O termo refere-se às empresas que implementam produtos e ferramentas tecnológicas ao setor jurídico. Dessa forma, visa otimizar processos, aumentar eficiência e reduzir custos.

Hoje, as lawtechs já estão revolucionando a maneira que advogados e escritórios de advocacia atuam com tarefas rotineiras, oferecendo soluções inovadoras.

Jurimetria

A jurimetria é responsável pela aplicação da estatística ao segmento do Direito. Dessa forma, por meio dos métodos quantitativos e estatísticos, é possível analisar dados e extrair insights sobre padrões de comportamento judicial, tendências em decisões, impacto de leis e muito mais.

Portanto, além de permitir que escritórios e departamentos jurídicos tomem decisões mais assertivas, a jurimetria é fundamental para aprimorar a eficiência do sistema jurídico, promover transparência e equidade, além de apoiar a formulação de políticas públicas.

Direito digital

Com a expansão de ferramentas tecnológicas e popularização da internet, logicamente o Direito estaria presente, através do Direito Digital. Dessa forma, uma amplo conjunto de regulamentações como Marco Civil da Internet e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), trouxeram destaque à área.

O segmento busca evitar práticas lesivas no ambiente virtual, além de responsabilizar os infratores. Profissionais da área que desejem seguir o caminho, encontram destaque no mercado e grande quantidade de clientes.

Mas, por ser um meio com bastante inovações, é importante estar em constante atualização sobre as demandas do segmento.

Direito Ambiental

O Direito Ambiental tem o objetivo de impedir crimes ambientais e promover o desenvolvimento sustentável. Por ser um tema de alta relevância, o segmento jurídico apresenta demanda maior a cada dia.

Dessa forma, pode-se apontar o Direito Ambiental como área crescente tanto no setor público quanto privado.

Direito de Startups e Empreendedorismo

Nos últimos 10 anos, mais de 7 mil startups foram criadas no país. Dessa forma, um novo mercado foi aberto para o segmento jurídico, que precisa atender as necessidades de empresas em estágio inicial.

Portanto, o profissional atua em captação de investimentos, propriedade intelectual, proteção de dados e até produção de contratos, promovendo o crescimento e inovação no ambiente empreendedor.

Ética Tecnológica e Direito da IA

O avanço de IAs produziu novas questões éticas e legais. Assim, o Direito das Inteligências Artificiais aborda esse tipo de questão, como a responsabilidade de decisões, uso de dados e privacidade de sistemas de IA e muito mais.

#BoraFazer UNISUAM